O IMPULSO LÚDICO, A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E A CULTURA MIDIÁTICA ESPORTIVA: ESBOÇANDO APROXIMAÇÕES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Cristiano Mezzaroba Universidade Federal de Sergipe/UFS

Palavras-chave:

Experiência estética, cultura midiática esportiva, impulso lúdico.

Resumo

O ensaio procura refletir e analisar possibilidades de experiência estética via cultura midiática esportiva, com o esporte tomado como entretenimento, enquanto produto mercadológico e em seu formato espetacularizado, pensando-o como algo constituidor de algum impulso lúdico que provoca e afeta os sujeitos espectadores (presencialmente ou mesmo tecnologicamente) pela sua dimensão estética, considerando sua forma, beleza e poder sublime. As reflexões situam-se no campo da Filosofia, da Educação e da Educação Física (EF) e podem permitir identificar potências para uma educação estética em torno do esporte, seja para aqueles que atuam na EF como também àqueles que se preocupam com formação de público e com educação para o lazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe/UFS

Licenciado em Educação Física e Ciências Sociais/UFSC

Mestre em Educação Física/UFSC

Doutorando em Educação/UFSC

Labomidia/UFS/UFSC

Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea

Professor DEF/CCBS/UFS

Downloads

Publicado

2017-01-02

Como Citar

Mezzaroba, C. (2017). O IMPULSO LÚDICO, A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E A CULTURA MIDIÁTICA ESPORTIVA: ESBOÇANDO APROXIMAÇÕES E POSSIBILIDADES. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 3(1), p.53–75. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/507