ESTUDOS DE ÓCIO E LEISURE STUDIES – O ATUAL DEBATE FILOSÓFICO, POLÍTICO E CULTURAL
Palavras-chave:
Lazer, Ócio, Trabalho, Política, Pós-modernidade.Resumo
O presente estudo procura analisar, e contrapor, os diferentes modos de desenvolvimento dos Estudos de Ócio (de origem ibero-americana) e dos Leisure Studies (de criação e inserção essencialmente anglosaxónica). Seguindo o trabalho seminal de Doistua (2006), debateremos as principais diferenças e semelhanças, quer conceptuais quer epistemológicas e metodológicas, entre ambos os paradigmas científicos, tal como se constituíram desde os finais do século XIX até hoje. No final deste estudo, problematizaremos, na linha de Inchaurraga (2012), o conceito de ócio/lazer, em articulação com o conceito de trabalho, à luz de uma razão débil em contraponto com uma razão forte, tal como Vattimo a conceptualizou. Como resultado deste percurso, é nosso objetivo introduzir no debate sobre os estudos de ócio/lazer uma dimensão política, que nos parece ser absolutamente essencial para o aprofundamento desta temática tal como ela se apresenta na pós-modernidade, mas que tem vindo a estar ausente nas investigações e reflexões sobre esta área do conhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-01-02
Como Citar
Baptista, M. M. (2017). ESTUDOS DE ÓCIO E LEISURE STUDIES – O ATUAL DEBATE FILOSÓFICO, POLÍTICO E CULTURAL. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 3(1), p.20–30. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/517
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Copyrights for articles published in this journal belong to the author, and the journal has first publication rights. Since they appear in this public access journal, they are free articles with their own attributions in educational and non-commercial applications.