Análise de provas elaboradas por professores de inglês da escola pública
Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de descrever provas elaboradas por professores de inglês de escola pública. Constituíram a base dos dados da pesquisa 40 provas elaboradas por professoras de inglês do ensino fundamental. As provas foram analisadas tomando como base os trabalhos de Genesee e Upshur (1998), Bachman e Palmer (1996). As conclusões indicam que: a) quanto aos conteúdos avaliados, o foco das provas concentra-se predominantemente em itens gramaticais, no vocabulário e na estrutura da oração simples e b) quanto às técnicas, há o predomínio de questões de resposta limitada, mais fáceis de elaborar e corrigir, e que exigem pouco conhecimento lingüístico do professor.
Downloads
Referências
ALDERSON, Charles; CLAPHAN, Caroline; WALL, Diane. Exámenes de Idiomas. Elaboración y evaluación. Cambridge: University Press, 1998.
BACHMAN, Lyle F. Fundamental considerations in language testing. Oxford: Oxford University Press, 1990.
BAILEY, Kathleen. Learning About Language Assessment: Dilemmas, Decisions, and Directions. New York: Newbury House, 1998.
BAXTER, A. Evaluating your Students. London: Richmond, 1997.
GENESEE, Fred; UPSHUR, John. Classroom-Based Evaluation in Second Language Education. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
HOFFMAN, Jussara. Avaliação Mediadora. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.
HUGHES, G. Testing for Language Teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Indicadores sociais municipais. Disponível em <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/indicadores_sociais_municipais/ >. Acesso em: 19 Abr. 2004.
LADO, Robert. Language Testing. New York: McGraw-Hill, 1961.
LINDEMAN, Richard. Medidas educacionais. Porto Alegre: Globo, 1975.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1996.
MEDEIROS, Ethel Bauzer. As provas objetivas: técnicas de construção. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, Ser. De publicações, 1971.
QUIRK, R.; GREENBAUM, S.; LEECH, G; SVARTVIK, J. A. A grammar of contemporary English. London: Longman, 1972.
READ, John. Assessing Vocabulary. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
RIVERS, Wilga. A metodologia do ensino de línguas estrangeiras. São Paulo: Pioneira, 1975.
ROLIM, A. Ana Cláudia O. A cultura de avaliar de professoras de língua estrangeira (inglês) no contexto da escola pública. 1998. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Unicamp, Campinas, SP.
SANTOS, Laura L.F. Análise de Provas Elaboradas por Professores em Formação: Um estudo de Caso. 2002. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte.
VASCONCELOS, Celso. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança por uma práxis transformadora. 5. ed. São Paulo: Libertad, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


