Análise de provas elaboradas por professores de inglês da escola pública
Résumé
Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de descrever provas elaboradas por professores de inglês de escola pública. Constituíram a base dos dados da pesquisa 40 provas elaboradas por professoras de inglês do ensino fundamental. As provas foram analisadas tomando como base os trabalhos de Genesee e Upshur (1998), Bachman e Palmer (1996). As conclusões indicam que: a) quanto aos conteúdos avaliados, o foco das provas concentra-se predominantemente em itens gramaticais, no vocabulário e na estrutura da oração simples e b) quanto às técnicas, há o predomínio de questões de resposta limitada, mais fáceis de elaborar e corrigir, e que exigem pouco conhecimento lingüístico do professor.
Téléchargements
Références
ALDERSON, Charles; CLAPHAN, Caroline; WALL, Diane. Exámenes de Idiomas. Elaboración y evaluación. Cambridge: University Press, 1998.
BACHMAN, Lyle F. Fundamental considerations in language testing. Oxford: Oxford University Press, 1990.
BAILEY, Kathleen. Learning About Language Assessment: Dilemmas, Decisions, and Directions. New York: Newbury House, 1998.
BAXTER, A. Evaluating your Students. London: Richmond, 1997.
GENESEE, Fred; UPSHUR, John. Classroom-Based Evaluation in Second Language Education. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
HOFFMAN, Jussara. Avaliação Mediadora. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.
HUGHES, G. Testing for Language Teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Indicadores sociais municipais. Disponível em <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/indicadores_sociais_municipais/ >. Acesso em: 19 Abr. 2004.
LADO, Robert. Language Testing. New York: McGraw-Hill, 1961.
LINDEMAN, Richard. Medidas educacionais. Porto Alegre: Globo, 1975.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1996.
MEDEIROS, Ethel Bauzer. As provas objetivas: técnicas de construção. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, Ser. De publicações, 1971.
QUIRK, R.; GREENBAUM, S.; LEECH, G; SVARTVIK, J. A. A grammar of contemporary English. London: Longman, 1972.
READ, John. Assessing Vocabulary. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
RIVERS, Wilga. A metodologia do ensino de línguas estrangeiras. São Paulo: Pioneira, 1975.
ROLIM, A. Ana Cláudia O. A cultura de avaliar de professoras de língua estrangeira (inglês) no contexto da escola pública. 1998. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Unicamp, Campinas, SP.
SANTOS, Laura L.F. Análise de Provas Elaboradas por Professores em Formação: Um estudo de Caso. 2002. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte.
VASCONCELOS, Celso. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança por uma práxis transformadora. 5. ed. São Paulo: Libertad, 2003.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Revista Brasileira de Linguística Aplicada 2012

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


