Estratégias mediadoras no ambiente virtual

Autores

  • Simone Correia Tostes CEP/FDC Autor

Palavras-chave:

interação, ambiente virtual, discurso, professor

Resumo

Neste trabalho, tentamos identificar estratégias positivas de interação professor-aluno num curso a distância. Lançamos mão da microanálise etnográfica para investigar o discurso do professor, como ele acredita que a linguagem ajuda os alunos e como os alunos pensam que o discurso do professor contribui para obter sucesso num curso online. A apuração dos dados coletados e do questionário evidenciaram um alinhamento entre as declarações dos alunos e as do professor. Discentes e docente apontam como atributos principais do professor para a aprendizagem em ambientes virtuais a presença ativa, o relacionamento afetivo, a atenção e a dedicação. Os resultados desta pesquisa oferecem subsídios para a formação inicial e continuada de professores com a finalidade de obterem-se melhores resultados nos esforços empreendidos para mediar o desenvolvimento da aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem São Paulo: Hucitec, 1978.

BARBOSA, M. F. S. O. (Im)polidez em EAD 2010. 172 f. Tese (Doutorado em Linguística). - Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

BROWN, P.; LEVINSON, S. Politeness: some universals in language usage. Cambridge: CUP, 1987.

CONSTANTINO, G. D. Presenza vitale contro presenza virtuale: studio contrastivo dei modi strategico-discorsivi della interazione didattica. In: BANZATO, M. (Org.). Apprendere in rete Torino: UTET, 2002. p. 218-262.

DAVIS, B. H.; BREWER, J. P. Electronic discourse: linguistic individuals in virtual space. New York: SUNY, 1997.

DOTTA, S; GIORDAN, M. Formação a distância de educadores para o diálogo virtual em serviços de tutoria on-line. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 17. 2006, Anais.. Brasília: Sociedade Brasileira de Computação, 2006.

DOTTA, S; GIORDAN, M. Formação de professores para interação em processos de tutoria pela internet. SIMPÓSIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, SIIE, 9, Porto, Portugal, 14 a 16 nov. 2007.

DOTTA, S; GIORDAN, M. Estudo das interações mediadas por um serviço de tutoria pela Internet. Linguagem & Ensino Pelotas, v. 11, n. 1, p. 127-143, jan/ jun. 2008.

ERICKSON, F. Ethnographic Description. In: AMMON, U; DITTMAR, N.; MATTHEIER, K.J.; TRUDGILL, P. (Ed.). Sociolinguistics 2. Berlin/New York: Walter de Gruyter, 1988. p. 1081 -1095.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GAGNÉ, R. M. Las condiciones del aprendizaje México: Trillas, 1985.

GARCIA ARETIO, L. La educación a distancia: de la teoría a la práctica. Barcelona: Ariel Educación, 2001. 328 p.

GIORDAN, M. Uma perspectiva sociocultural para os estudos sobre elaboração de significados em situações de uso do computador na Educação em Ciências 2006. 315f. Tese (Livre Docência) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

GRAHAM, S. L. Disagreeing to agree: conflict, (im)politeness and identity in a computer-mediated community. Journal of Pragmatics, v. 39, Issue 4, p. 742-759, April 2007. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com>. Acesso em: 19 maio 2010.

HYMES, D. Competence and performance in linguistic theory. In: HUXLEY, R.; INGRAM, E. (Ed.). New York: Academic Press, 1971. p. 3-23.

MATTHEIER, K. (Org.). Sociolinguistics: an international Handbook of Science of Language and Society. Berlin/Nova York: Walter de Gruyter, 2006. p. 1081-1095.

MERINO, A. P.; TAPIA, J. A. Motivar en el aula Madri: Servicio de Publicaciones de la Universidad Autônoma, 1990.

MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 283-306, 2002. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm>. Acesso em: 18 maio 2010.

SPENCER-OATEY, H.; RUHI, A. Identity, face and impoliteness. Journal of Pragmatics, v. 39, n. 4, p. 635-638, 2007.

TAPIA, J. A.; FITA, E. C. A motivação em sala de aula O que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

VYGOTSKY, L. S. Paidologia del adolescente. In: Obras Escogidas Tomo IV, Madrid: Visor Distribuiciones, 1996. 427 p.

WELLS, G. Dialogic inquiry: toward a sociocultural practice and theory of education. Cambridge: CUP, 1999. 372 p.

Downloads

Publicado

15-02-2012