Aprendizagem enquanto produção conjunta de conhecimento

avançando tarefas e alcançando entendimentos satisfatórios na fala-em-interação

Autores

  • Andréia Kanitz UFGRS Autor
  • Ingrid Frank UFGRS Autor

Palavras-chave:

aprendizagem, fala-em-interação, produção conjunta de conhecimento, interação em sala de aula

Resumo

Esta pesquisa parte do entendimento de aprendizagem como produção conjunta de conhecimento que é tornada pública na medida em que participantes dão conta de um objeto de aprendizagem emergente de suas atividades (ABELEDO, 2008). Analisa-se um segmento interacional em que pesquisadores de um laboratório de engenharia produzem conhecimento em conjunto. Argumenta-se que, nesse segmento, os participantes tornam relevante, em suas ações, dois componentes dessa produção que não aparecem na definição de Abeledo (realizada em cenário escolar): (i) a produção de um avanço relevante para o andamento das tarefas concretas em que estão engajados; e (ii) a satisfação com o que construíram em conjunto. A descrição realizada contribui com a discussão acerca de modos de organização e de fomento de instâncias de produção conjunta de conhecimento em cenário de sala de aula por meio de tarefas concretas que orientem e mobilizem os participantes em torno de um empreendimento comum.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andréia Kanitz, UFGRS
    Andréia Kanitz é mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente atua como professora de português na Escola Estadual de Ensino Médio Frederico Kops e no Colégio Marista São Luis.
  • Ingrid Frank, UFGRS

    Ingrid Frank é mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente cursa doutorado na área na mesma universidade.


Referências

ABELEDO, M. de la O. L. Uma compreensão etnometodológica da aprendizagem de língua estrangeira na fala-em-interação de sala de aula. 2008. 217 f. Tese (Doutorado em Letras) Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

ATKINSON, J. M.; HERITAGE, J. (Org.). Structures of Social Action Cambridge (UK): Cambridge University Press, 1984.

BERLIN, B.; KAY, P. Basic Color Terms: Their Universality and Evolution. Berkeley: University of California Press, 1969.

BOLDANI, P. O.; SCHAEFFER, L. Processo de moldagem de pós metálicos por injeção uma revisão. 2008. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/ldtm/ publicacoes/Art_Metalurgia.pdf>. Acesso em: 14 fev. 2012.

BULLA, G. S. A realização de atividades pedagógicas colaborativas em sala de aula de português como língua estrangeira. 2007. 127 f. Dissertação (Mestrado em Letras) Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

BUTTON, G.; SHARROCK, W. Design by Problem Solving. In: LUFF, P.; HINDMARSCH, J.; HEATH, C. (Org.). Workplace Studies: Recovering Work Practice and Informing System Design. Cambridge (UK): Cambridge University Press, 2000. p. 29-45.

GARCEZ, P. M. A organização da fala-em-interação na sala de aula: controle social, reprodução de conhecimento, construção conjunta de conhecimento. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 4, n. 1, p. 66-80, 2006.

GARCEZ, P. M. Fala-em-interação e comunidades de aprendizagem. Projeto de pesquisa submetido ao CNPq para renovação de Bolsa de Produtividade em Pesquisa. Manuscrito inédito. Porto Alegre, UFRGS, 2010. Manuscrito inédito.

GARCEZ, P. M. Organização da fala-em-interação, participação e aprendizagem. Projeto de pesquisa submetido ao CNPq para renovação de Bolsa de Produtividade em Pesquisa. Porto Alegre, UFRGS, 2007. Manuscrito inédito.

GARFINKEL, H. Studies in Ethnomethodology. Cambridge (UK): Polity, 1967.

GUSMÃO, L. Injeção de plásticos e metais. 2009. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAALTcAI/injecao-plasticos-metais>. Acesso em: 14 fev. 2012.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. LAVE, J.; WENGER, E. Situated Learning: Legitimate Peripheral Participation. Cambridge (UK): Cambridge University Press, 1991.

LODER, L. L. O modelo Jefferson de transcrição: convenções e debates. In: LODER, L. L.; JUNG, N. M. (Org.). Fala-em-interação social: introdução à Análise da Conversa Etnometodológica. Porto Alegre: Mercado de Letras, 2008. p. 127-160.

LYNCH, M. Scientific Practice and Ordinary Action: Ethnomethodology and Social Studies of Science. New York: Cambridge University Press, 1993.

MONDADA, L.; DOEHLER, S. P. Second Language Acquisition as Situated Practice: Task Accomplishment in the French Second Language Classroom. Modern Language Journal, v. 88, n. 4, p. 501-518, 2004.

OCHS, E.; SCHEGLOFF, E.; THOMPSON, S. Interaction and Grammar Cambridge (UK): Cambridge University Press, 1996.

PARSONS, T. The Structure of Social Action. New York: McGraw-Hill, 1937.

SALIMEN, P. G. A atividade pedagógica de encenar em grupos na sala de aula de língua estrangeira: pedidos de ajuda, ofertas de ajuda e aprendizagem. 2009. 155 f. Dissertação (Mestrado em Letras) Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

SCHULZ, L. A construção da participação na fala-em-interação de sala de aula: um estudo microetnográfico sobre a participação em uma escola municipal de Porto Alegre. 2007. 164 f. Dissertação (Mestrado em Letras) Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

STIVERS, T.; MONDADA, L.; STEENSING, J. Knowledge, Morality and Affiliation in Social Interaction. In: ______ (Org.). The Morality of Knowledge in Conversation (Studies in Interactional Sociolinguistics) Cambridge (UK): Cambridge University Press, 2011. p. 3-26.

WHALEN, J.; VINKHUYZEN, E. Expert Systems in (Inter)Action: Diagnosing Document Machine Problems over the Telephone. In: LUFF, P.; HINDMARSH, J.; HEATH, C. (Org.). Workplace Studies: Recovering Work Practice and Informing System Design. Cambridge (UK): Cambridge University Press, 2000. p. 92-140.

Downloads

Publicado

23-05-2014