Educados no sexo neutro

a construção discursiva de sexualidade e de gênero em um texto da revista Veja

Autori

  • Danie Marcelo de Jesus UFMT Autor

Parole chiave:

discurso, sexualidade , gênero

Abstract

Neste artigo, analisamos o texto "Educados no sexo neutro", publicado na revista Veja, a fim de compreender como ele constrói, discursivamente, o sentido de masculinidade e de feminilidade. A análise se insere numa perspectiva crítica do discurso (FAIRCLOUGH,1992/2001), apoiada nos estudos sobre gênero e sexualidade (SEDWICK, 1990/2008, LOURO, 2000; MOITA LOPES, 2002; 2006; 2009; BUTLER, 1990/2006). Os resultados demonstram a predominância de um discurso essencialista de identidade sexual apoiado em uma visão hegemônica heteronormativa que procura descrever os indivíduos dentro de um espaço social binário.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Riferimenti bibliografici

ALLEGRETTI, F. Educados no sexo neutro: uma corrente pedagógica defende a tese de que meninos e meninas devem ser criados de forma igual. O perigo é confundi-los acerca de sua sexualidade. Revista Veja, Editora Abril, ed. 2.300, n.51, p.93-94, 19 dez. 2012.

BUTLER, J. Gender trouble: feminism and the subversion of identity. New York and London: Routledge Classics, 1990/2006.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social Trad. Izabel Magalhães, Editora da UNB, 1992/ 2001.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete, 28. Ed. Petrópolis, 1975/2004.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque, 10. ed. São Paulo: Graal, 1984/2009.

HALL, S. Quem precisa de identidade? In: SILVA, T.T; HALL, S.; WOODWARD, K. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Tradução: Tomáz Tadeu da Silva. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1997/2000, p.103-133.

HIGHTOWER, M. W. Masculinidade e educação. In: APPLE, M. W.; AU, W.; GANDIN, L. A. Educação crítica: análise internacional. Trad. Vinicius Figueira, Porto Alegre: Artmed, 2009/2011, p.188-202.

JESUS, D. M. Homofobia na sala de aula digital: representações de professores em fórum de discussão on-line. In: SOUZA, L. L. de; ROCHA, S. A. (Org.). Formação de educadores, gênero e diversidade. Cuiabá: EdUFMT, 2012a, v.1, p.165-180.

JESUS, D. M. Gender and language teacher education in a Brazilian context. Polifonia, Cuiabá: EdUFMT, v.19, p.153-163, 2012b.

LIVIA, A.; HALL, K. "É uma menina!": a volta da performatividade à linguística. In: OSTERMANN, A. C.; FONTANA, B. (Org.). Linguagem, gênero, sexualidade: clássicos traduzidos. São Paulo: Parábola, 2010. p.109-127.

LOURO, G. L. Currículo, gênero e sexualidade. Porto, Portugal: Porto Editora, 2000.

LOUTZENHEISER, L. W.; MOORE, S. D. M. Escolas seguras, sexualidades e educação crítica. In: APPLE, M. W.; AU, W.; GANDIN, L. A. Educação crítica: análise internacional. Trad. Vinícius Figueira, Porto Alegre: Artmed, 2009/ 2011. p.173-202.

MOITA LOPES, L. P. (Org.). Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade na sala de aula. Campinas, S.P: Mercado de Letras, 2002.

MOITA LOPES, L. P. Falta homem até pra homem: a construção da masculinidade hegemônica no discurso midiático. In: HEBERLE, V. M.; OSTERMANN, A. C.; FIGUEIREDO, D. C. (Org.). Linguagem e gênero no trabalho, na mídia e em outros contextos. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006. p. 131-157.

MOITA LOPES, L. P. A performance narrativa do jogador Ronaldo como fenômeno sexual em um jornal carioca. Revista da ANPOLL, v. 2, n. 27, p.128-157, 2009.

SEDWICK, E. K. Epistemology of the closet. Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press, 1990/2008.

THOMPSON, J. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Trad. Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 1995/2002.

WARNER, M. Introduction: fear of a queer planet. Social Text 9, n.29, p.3-12, 1991.

WEEKS, J. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, G. L. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Pubblicato

2014-08-01