Comunicação transnacional mediada por computador

uma análise discursiva das identidades de futuros professores de inglês no Facebook

Autori

  • Barbara Cristina Gallardo Unemat Autor

Parole chiave:

identidade, ideologia, globalização, comunicação transnacional digital

Abstract

Tomando potencialmente inovadoras as oportunidades de Comunicação Mediada por Computador no âmbito da formação de professores de inglês, o objetivo deste artigo é analisar as representações da identidade nacional constituídas em um contexto virtual. Duas estudantes de Letras estabeleceram contato com estrangeiros no Facebook e com eles interagiram em língua inglesa. Utilizou-se a Análise Crítica do Discurso para desvendar a organização linguística e ideológica dos discursos nacionais acionados na transição para o contexto transnacional online. Os resultados sugerem a hibridação de estratégias do discurso de contextos offline com os recursos multimodais dos contextos online. Os sujeitos adotaram estereótipos oriundos de centros geradores das dinâmicas de globalização, tanto em escala regional (sudeste do Brasil) como mundial (os EUA).

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Riferimenti bibliografici

BAKHTIN, M. M. Speech genres and other later essays. Austin: The University of Texas Press, 1986. 177p.

BAUER, M. Classical content analysis: a review. In: BAUER, M.; GASKELL, G. (Ed.) Qualitative researching with text, image and sound. Thousand Oaks, CA: Sage, 2000. p. 131-151.

BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2005. 112p.

BAYM, N.K. Interpersonal life online. In: LIEVROUW, L; LIVINGSTONE, S. (Ed.). Handbook of new media: social shaping and social consequences of ICTs. London: Sage, 1996. p.35-54.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias: Conhecimento de Línguas Estrangeiras, Brasília, DF, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf>. Acesso em: 18 Jul. 2010.

BUZATO, M. E. K. Letramento e inclusão: do estado-nação à era das TIC. Revista D.E.L.T.A., v. 25, nº 1, p. 01-38, 2009. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502009000100001>. Acesso em: 07 jul. 2010.

CILLIA, R.; REISIGL, M.; WODAK, R. The discursive construction of national identities. Discourse & Society, London, v.10, nº.2, p.149-173, 1999.

COIRO, J.; KNOBEL, M.; LANKSHEAR, C.; LEU, D. J. Central issues in new literacies and new literacies research. In: COIRO, J.; KNOBEL, M.; LANKSHEAR, C.; LEU, D. J. (Ed.). Handbook of research in new literacies Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, Inc., 2008. p. 01-22.

COUTINHO, C. P.; CHAVES, J. H. O estudo de caso na investigação em tecnologia educativa em Portugal. Revista Portuguesa de Educação, v.1, nº.15, p.221-43, 2002. Disponível em: . Acesso em: 03 dez. 2012.

COX, M. I. P.; ASSIS PETERSON, A. A. Critical pedagogy in ELT: images of Brazilian teachers of English. TESOL Quarterly, v.33, nº.3, p.433-452, 1999.

CUCHE, D. A noção de cultura nas ciências sociais. 2ª. ed. Tradução Viviane Ribeiro. Bauru: Edusc, 2002. 220p.

DERVIN, F. Cultural identity, representation and othering. In: JACKSON, J. (Ed.). The Routledge handbook of language and intercultural communication. London & NY: Routledge, 2011. p. 181-194.

FAIRCLOUGH, N. Discourse and social change. Cambridge: Polity Press, 1992. 272p.

FAIRCLOUGH, N. Critical discourse analysis and the marketisation of public discourse: the universities. Discourse & Society, London, v. 4, nº 2, p. 133-168, 1993.

FAIRCLOUGH, N. Critical discourse analysis: the critical study of language. Boston: Addison Wesley, 1995. 343p.

FAIRCLOUGH, N. Language and power. 2nd ed. London: Longman. 2001. 226p.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003. 288p.

FAIRCLOUGH, N. Language and globalization. New York: Routledge, 2006. 200p.

FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Editora Ática, 2006. 144p.

FOUCAULT, M. The archeology of knowledge. London: Tavistock Publications, 1972. 218p.

FOWLER, R.; HODGE, R.; KRESS, G.; TREW, T. Language and control. London: Routledge & Kegan Paul, 1979. 229p.

GARCÍA CANCLINI, N. Diferentes, desiguais e desconectados: mapas da interculturalidade. Tradução Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2005. 283p.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. Tradução Raul Fiker. São Paulo: Ed. Unesp, 1991. 180p.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomáz Tadeu da Silva; Guacira Lopes Louro. 11a. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. 102p.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Arnold, 1985.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 2nd ed. London: Arnold, 1994.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. Construing experience through meaning: a language-based approach to cognition. New York: Continuum, 1999.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. An introduction to functional grammar. 3rd ed. London: Hodder Arnold, 2004.

HERRING, S. C. International coherence in CMC. Journal of Computer Mediated Communication, v. 4, nº 4, 1999.

HERRING, S. C. Computer-mediated discourse. In: SCHIFFRIN, D.; TANNEN, D.; HAMILTON, H. (Ed.). The handbook of discourse analysis. Oxford: Blackwell Publishers, 2001. p. 612-634.

HERRING, S. C. Computer-mediated discourse analysis: an approach to researching online behavior. In: BARAB, S.A.; KLING R.; GRAY, J.H. (Ed.). Designing virtual communities in the service of learning. New York: Cambridge University Press, 2004a. p. 338-376.

HERRING, S. C. Online communication: through the lens of discourse. In: CONSALVO, M.; BAYM, N., HUNSINGER, J.; JENSEN, K. B.; LOGIE, J.; MURERO, M.; SHADE, L. R. (Ed.). Internet Research Annual, volume 1. New York: Peter Lang, 2004b. p. 65-76.

KUMARADIVELU, B. Dangerous liaison: globalization, empire and TESOL. In: EDGE, J. (Ed.). (Re-)locating TESOL in an age of empire. London: Palgrave/Macmillan, 2006. p. 1-26.

LUKE, C. Cyber-schooling and technological change: multiliteracies for the new times. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2000. p. 69-91.

MARKHAM, A. M. The internet as research context research. In: SEALE, C.; GOBO, G.; GUBRIUM, J.; SILVERMAN, D. (Ed.). Qualitative research practice. London: Sage, 2004. p.358-374.

MEURER, J. L. Gêneros textuais na análise crítica do discurso. In: MEURER, J. L.; BONINI, A. MOTTA-ROTH, D. (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005. p. 81-106.

MOITA LOPES, L. P. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas: Mercado das Letras, 2002.

ROGERS, E.M.; HART, W.B. The histories of intercultural, international and development communication. In: GUDYKUNST, W.B.; MODY, B. (Ed.). Handbook of international and intercultural communication. 2nd ed. Thousand Oaks: Sage, 2002. p.1-18.

ROJO, R. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: MEURER, J. L.; BONINI, A. MOTTA-ROTH, D. (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005. p.184-207.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2010.

WODAK, R. Disorders of discourse. London: Longman, 1996.

Pubblicato

2014-08-01