Análise de jogos digitais em dispositivos móveis para aprendizagem de línguas estrangeiras

Autores

  • Josiane Brunetti Cani Ferrari Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Autor
  • Maria Elizabete Vilella Santiago Universidade Federal de Minas Gerais Autor
  • Ivana Queiroz Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais Autor
  • Gilvan Mateus Soares Universidade Federal de Minas Gerais Autor

Palavras-chave:

Aprendizagem de Línguas por Computador (CALL), Jogos Digitais, Mediação Pedagógica.

Resumo

A pesquisa objetiva analisar três aplicativos de dispositivos móveis orientados à aprendizagem de língua estrangeira, identificando suas potencialidades e limitações: Lingualeo, English Grammar All Levels e Learning 2 Talk. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa teve como fundamentação teórica os estudos sobre gamificação e aprendizagem de línguas pelo computador (CALL) a fim de analisar os dados obtidos nos três jogos de acordo com os seguintes critérios: i) teoria de aprendizagem; ii) nível de contextualização; iii) nível de personalização; iv) tipo de interação; v) conteúdo abordado; e vi) interface. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, abrangendo aspectos tanto da linguagem verbal quanto gráfica, além dos elementos interativos das interfaces. A análise permitiu concluir que, embora predomine uma estrutura behaviorista, há uma tentativa de expandir o ensino de língua estrangeira por meio de jogos digitais.

 

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Biografia do Autor

  • Josiane Brunetti Cani Ferrari, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
    Doutoranda em Educação, Mestre em Educação, possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina (1987), com pós-graduação em Planejamento Educacional e em Gestão Integradora: Supervisão escolar, Orientação Escolar e Inspeção Escolar. Atualmente exerce a função de Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, atuando na Comunicação e Eventos.
  • Maria Elizabete Vilella Santiago, Universidade Federal de Minas Gerais
    Possui graduação em Letras Português/Inglês - Licenciatura Plena pelo Centro Universitário de Itajubá (1991), especialização em Ensino de Língua Inglesa pelo Centro Universitário de Itajubá (2005) e mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é doutoranda em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa, com ênfase em Linguagem e Tecnologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência na área de Ensino de Língua Inglesa, com ênfase em Estratégias de Aprendizagem, Inglês Instrumental e Exames de Proficiência. Atualmente é professora adjunta I da Universidade Federal de Itajubá, campus Itabira, lecionando Língua Inglesa e Metodologia de Pesquisa. Como pesquisadora, atua nos seguintes temas: letramento digital, multimodalidade e multiletramento, inclusão social, ensino de língua estrangeira. 
  • Ivana Queiroz Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais
    Mestranda em Linguística Aplicada na Universidade Federal de Minas Gerais, possui graduação em Letras Licenciatura Habilitação Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará (2011) e especialização em andamento em Ensino de Língua Inglesa e Novas Tecnologias pela Universidade Estácio de Sá (2014). Atuou como professora de inglês na Cultura Inglesa PA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas 
  • Gilvan Mateus Soares, Universidade Federal de Minas Gerais
    raduação em Letras - Português pela Universidade Federal de Minas Gerais, Graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba, Especialização em Letras - Português e Literatura pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá, Especialização em Práticas Pedagógicas pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestrado Profissional em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros, Doutorado em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (em curso).

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Publicado

01-11-2017