Uma experiência gamificada em uma sala de aula da universidade on-line e presencial

esse recurso de aprendizado é viável nos dois ambientes?

Autores

Palavras-chave:

breakout, ensino presencial, ensino virtual, gramificação, tradução

Resumo

Neste artigo descreveremos o desempenho de uma atividade de breakout com o objetivo de demonstrar as diferenças observadas ao executá-la em duas disciplinas com o mesmo conteúdo, mas ensinadas uma de forma presencial e a outra de forma virtual. Através do capítulo dedicado à estrutura teórica, estabeleceremos as bases de nosso estudo e isto nos ajudará a descrever a evolução do ensino da forma presencial para a forma virtual. Da mesma forma, descreveremos as possibilidades que a gamificação oferece aos professores universitários em ambas as modalidades. Este artigo serve, por um lado, para demonstrar que existem ferramentas digitais à nossa disposição que nos permitem passar da sala de aula presencial para a virtual e, por outro lado, para conhecer a opinião dos estudantes, as dificuldades e facilidades que eles encontraram e a motivação que este tipo de práticas inovadoras trazem para eles.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALCALDE PEÑALVER, E.; SANTAMARÍA URBIETA, A. Enhancing medical translation skills through a gamified experience. Failure or success? PANACEA, Nova Delhi, v. XXI, n. 51, p. 4-12.

ARCHER, W.; GARRISON, R.; ANDERSON, T. Adopting disruptive technologies in traditional universities: Continuing education as an incubator for innovation. Canadian Journal of University Continuing Education, North Saskatoon, v. 25, n. 1, p. 13-30, 1999. DOI: https://doi.org/10.21225/D5Z015.

AREA, M. Los medios y las tecnologías en la educación. Madrid: Ediciones Pirámide, 2004.

AZCORRA SALOÑA, A.; BERNARDOS CANO, C. J.; GALLEGO GÓMEZ, O.; SOTO CAMPOS, I. Informe sobre el estado de la teleeducación en España. Departamento de Tecnologías de las Comunicaciones, Madrid: Universidad Carlos III de Madrid, 2001. Disponible en: http://www.it.uc3m.es/azcorra/papers/2001_Informe_de_la_AUI_sobre_el_estado_de_la_teleeducacion_en_Espana.pdf. Acceso en: 5 nov. 2019.

BAELO ÁLVAREZ, R. El e-learning, una propuesta educativa a las demandas de las sociedades del siglo XXI. Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, Sevilla, n. 35, p. 87-96, 2009.

BARBERÁ, E. La incógnita de la educación a distancia. Barcelona: ICE-Horsori, 2001.

BARBOSA, J. Leyes, normas y reglamentos que regulan la educación superior a distancia en línea en América Latina y el Caribe. Loja: Universidad Técnica Particular de Loja, 2011.

CABERO ALEMENARA, J.; BARROSO OSUNA, J. La educación a distancia: cada vez educación menos a distancia. In: RODRÍGUEZ FEBRES, Marlís; CABERO ALEMENARA, J. (ed.). Mitos, prejuicios y realidades de la educación a distancia. Sevilla: Edition: Universidad Metropolitana, 2015. p. 6-25.

CAVALARI, S. M. S. The Teacher’s Role in Telecollaborative Language Learning: The Case of Institutional Integrated Teletandem. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 19, n. 3, p. 555-578, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398201913576.

CRESWELL, J. W.; PLANO CLARK, V. L. Designing and conducting mixed methods research. Thousand Oaks, CA: Sage, 2007.

DETERDING, S.; DIXON, D.; KHALED, R.; NACKE, L. From Game Design Elements to Gamefulness: Defining Gamification. In: INTERNATIONAL ACADEMIC MINDTREK CONFERENCE: ENVISIONING FUTURE MEDIA ENVIRONMENTS, 15th, 2011, Tampere, Finlândia. Proceedings […]. New York, NY: Association for Computing Machinery, 2011. p. 9-15. DOI: https://doi.org/10.1145/2181037.2181040.

DE SOUSA BORGES, S.; DURELLI, V.H.S.; MACEDO REIS, H.; ISOTANI, S. A Systematic Mapping on Gamification Applied to Education. In: ANNUAL ACM SYMPOSIUM ON APPLIED COMPUTING, 29th, 2014, New York. Proceedings […]. New York, NY: Association for Computing Machinery, 2014. p. 216-222. DOI: https://doi.org/10.1145/2554850.2554956.

DÍAZ MARTÍNEZ, C.; LIZÁRRAGA CELAYA, S. L. A Gamification Plan Design Experience for Promoting Engagement and Active Learning in an Undergraduate Level Computational Science Course. In: EUROPEAN DISTANCE AND E-LEARNING NETWORK ANNUAL CONFERENCE. THE JOY OF LEARNING. ENHANCING LEARNING EXPERIENCE - IMPROVING LEARNING QUALITY, 2013, Oslo. Proceedings […]. Oslo: University of Oslo, 2013. Disponible: https://cutt.ly/uffHYER. Acceso en: 6 nov. 2019.

FAIELLA, F.; RICCIARDI, M. Gamification and Learning: A Review of Issues and Research. Journal of E-Learning and Language Society, Modema, v. 11, n. 3, p. 13-21, 2015.

GALLEGO RODRÍGUEZ, A.; MARTÍNEZ CARO, E. Estilos de aprendizaje y e-learning. Hacia un mayor rendimiento académico. RED. Revista de Educación a Distancia, Murcia, v. 7, p. 1-10, 2003.

GARCÍA-ARETIO, L. Blended learning y la convergencia entre la educación presencial y a distancia. RIED Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 21(1), p. 9-22, 2018.

GURI-ROSENBLIT, S.; GROS, B. E-learning: Confusing Terminology, Research Gaps and Inherent Challenges. International Journal of E-Learning & Distance Education, Kamloops, Canadá, v. 25, n. 1, p. 1-17, 2011.

KANUKA, H. Understanding e-Learning Technologies in Practice Through Philosphies in Practice. In: ANDERSON, T. (ed.) The Theory and Practice of Online Learning. Athabasca: Au Press, 2011. p. 91-120.

KAPP, K. M. The Gamification of Learning and Instruction: Game-Based Methods and Strategies for Training and Education. San Francisco: Pfiffer, 2012. DOI: https://doi.org/10.1145/2207270.2211316.

MARCZEWSKI, A. Gamification: A Simple Introduction. Raleigh: Lulu, 2012.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN Y FORMACIÓN PROFESIONAL DE ESPAÑA. Las cifras de la educación en España: estadísticas e indicadores Gobierno de España, 2020. Disponible en: https://sede.educacion.gob.es/publiventa/descarga.action?f_codigo_agc=21171. Acceso en: 10 oct. 2020.

NEGRE I WALCZAK, Christian. 'BreakoutEdu', microgamificación y aprendizaje significativo. Educaweb, 2017. Disponible en: https://cutt.ly/wffHPWE. Acceso en: 5 dic. 2019.

PERROTA, C.; FEATHERSTONE, G.; ASTON, H.; HOUGHTON, E. Game-Based Learning: Latest Evidence and Future Directions. Slough: NFER, 2013.

RIVERA VARGAS, P.; ALONSO CANO, C.; SANCHO GIL, J. Desde la Educación a Distancia al e-learning: emergencia, evolución y consolidación. Revista Educación y Tecnología, Santiago de Chile, Año 6, n. 10, v. 1, p. 1-13, 2017.

RUBIO, M. J.; ROMERO, L. M. Apostar por la calidad de la educación superior a distancia desde la pertinencia social. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, Madrid, v. 8, n. 1/2, p. 159-192, 2005.

SÁNCHEZ, A.; TILLI, P.; KRAUS, G.; CABERO, J. La educación a distancia en las universidades argentinas. In: JORNADA DE ENSEÑANZA DE LA INGENIERÍA, I, 2011, Buenos Aires. Libro de Articlos […]. Buenos Aires: Faculdad Regional de Buenos Aires, 2011. v. 2, p. 32-40. Disponible en: http://www.frsn.utn.edu.ar/GrupoInvestigacion/files/I%20JEIN%20Volumen%202.pdf. Acceso en: 5 nov. 2019.

SANTAMARÍA URBIETA, A.; ALCALDE PEÑALVER, E. Escaping from the English classroom. Who will get out first? ALOMA. Revista de Psicologia, Ciències de l’Eduació i de l’Esport, Barcelona, v. 37, n. 2, p. 83-92, 2019.

SIMOES, J.; DÍAZ REDONDO, R.; VILAS, A. F. A Social Gamification Framework for a K-6 Learning Platform. Computers in Human Behavior, [S.l], v. 29, p. 345-35, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2012.06.007.

UNESCO. Cátedra de Gestión de la Educación Superior de la UPC: “Calidad en la docencia y formación del profesorado”. Boletín de Educación Superior, [S.l], n. 1, 1/0, 2001.

WERBACH, K.; HUNTER, D. For the Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business. Philadelphia: Wharton Digital Press, 2012.

YORK, J.; DEHAAN; J. W. A Constructivist Approach to Game-Based Language Learning: Student Perceptions in a Beginner Level EFL Context. International Journal of Game-Based Learning, [S.l], v. 8, n. 1, p. 19-40, 2018. DOI: https://doi.org/10.4018/IJGBL.2018010102.

Publicado

03-12-2020

Edição

Seção

Número temático - Jogos e Gamificação como recursos de aprendizagem (lançamento em 2020)