Distance Learning Courses in Initial English Language Teacher Education

A Census Analysis

Authors

Keywords:

initial teacher education, English language, distance education, Census of Higher Education, Language/Literature undergraduate courses, higher education

Abstract

The current Brazilian educational legal-doc establishes the mandatory teaching of the English language in basic education. This requires special attention to teacher education, one of the great challenges of Brazilian education. The present original study analyzes the data from the 2019 Census of Higher Education in relation to distance learning undergraduate courses in English Language/Literature, which have expanded considerably in recent years. The investigation focuses on institutional aspects, the geographic distribution of such courses, student body, and social inclusion. Among other findings, the study reveals (i) the offer of distance learning undergraduate courses in English Language/Literature almost exclusively by private higher education institutions, (ii) the large number of withdrawals in these distance learning courses, and (iii) the need to promote social inclusion in the same courses. It is suggested that the analysis of the annual data from the Census of Higher Education in Brazil should be established as a research focus. This way, it will be possible to contribute to the proposal of public educational policies on an ongoing basis, guaranteeing access to quality education in undergraduate courses in English Language/Literature for all in the country.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA, R. S. Globalização do inglês: impactos mercadológicos e reflexos na formação de professores no Brasil. Campinas: Pontes, 2021.

ARAÚJO, N. V. C. G.; SANTOS JÚNIOR, H. F.; FRANÇA, P. M. F.; OLIVEIRA, M. A. G. O crescimento da formação docente no Brasil via educação a distância. In: CONFERÊNCIA FORGES, 9, 2019, Brasília. Anais […]. Brasília: Editora IFB, 2020. p. 36–45. Disponível em: <https://publicacoes.riqual.org/wp-content/uploads/2021/06/Forges_19_36_45-1.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2021.

BARRETO, E. S. S. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 62, p. 679–701, jul./set. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206207 Disponível em:<https://www.scielo.br/j/rbedu/a/6dBCYcmPwf9BM447tNpYpgR/?format=pdf&lang=pt> Acesso em: 18 abr. 2023.

BARROS, A. S. X. Expansão da educação superior no Brasil: limites e possibilidades. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 131, p. 361–390, jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-7330201596208. Disponível em: <https://www.cedes.unicamp.br/publicacoes/edicao/423> Acesso em: 18 abr. 2023.

BRANCO, N. A. C.; BORGES, L. C. A relação público e privado nos cursos de graduação em educação a distância no Brasil. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3, 2020, evento online. Anais […] Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14648. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/seadco/article/view/14648/14493>. Acesso em: 25 ago. 2021.

BRASIL. Decreto n. 6.425, de 4 de abril de 2008. Dispõe sobre o censo anual da educação. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 66, p. 3, 7 abr. 2008. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2008/decreto-6425-4-abril-2008-573639-publicacaooriginal-96943-pe.html>. Acesso em: 30 ago. 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portaria n. 911, de 6 de novembro de 2019. Cronograma do Censo da Educação Superior 2019. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 911, p.87, 8 nov. 2019a. Disponível em: <https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=08/11/2019&-jornal=515&pagina=87>. Acesso em: 30 ago. 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portaria n. 319, de 23 de abril de 2020. Altera o Cronograma do Censo da Educação Superior 2019. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 78, p. 182, 24 abr. 2020. Disponível em: <https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?-data=24/04/2020&jornal=515&pagina=182>. Acesso em: 30 ago. 2021.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o plano nacional de educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: edição extra, Brasília, DF, n. 120, p. 1–8, 26 jun. 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 30 ago. 2021.

BRASIL. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei n. 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei n. 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei n. 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 35, p. 1, 17 fev. 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm>. Acesso em: 30 ago. 2021.

BRASIL. Lei n. 9.349, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 248, p. 1–9, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 30 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 1.715, de 2 de outubro de 2019. Dispõe sobre os procedimentos para classificação de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica e constitui a Comissão Técnica de Classificação de Cursos – CTCC. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 192, p. 77–78, 3 out. 2019b. Disponível em: <https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=03/10/2019&jornal=515&pagina=77>. Acesso em: 30 ago. 2021.

BRASIL. Portaria n. 794, de 23 de agosto de 2013. Dispõe sobre o censo da educação superior. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 164, p. 11, 26 ago. 2013. Disponível em: <https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&data=26/08/2013&pagina=11>. Acesso em: 30 ago. 2021.

BRITISH COUNCIL. Políticas públicas para o ensino de inglês: um panorama das experiências na rede pública brasileira. São Paulo: British Council, 2019. Disponível em: <https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/bncc_portuguesbx.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2021.

CARNEIRO, K. Z. S.; SOUSA, K. F. Aprendendo inglês a distância: uma análise de práticas de speaking na Licenciatura em Letras pela UFC Virtual. Paidei@, Santos, v. 11, n. 20, 2019. DOI: https://doi.org/10.29327/3860.11.20-3. Disponível em: <https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/957/863>. Acesso em: 24 ago. 2021.

CELANI, M. A. A. (org.). Tendências e desafios na formação de professores de línguas no século XXI. Campinas: Pontes Editores, 2016.

COPLAND, F.; VIANA, V.; BOWKER, D.; MORAN, E.; PAPAGEORGIOU, I.; SHAPIRA, M. ELT Master’s courses in the UK: students’ expectations and experiences. London: British Council, 2017. Disponível em: <https://www.teachingenglish.org.uk/sites/teacheng/files/Pub_ELTRA_H093_ELT_UK_Masters_courses_student_expectationsED.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2021.

ESTIVALET, G. L.; HACK, J. R. Ensino de língua estrangeira a distância: reflexões sobre o ensino-aprendizagem da habilidade oral. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 7, 2011, Curitiba. Anais […] Curitiba: ABRALIN, 2011. p. 1761–1775.

FERNANDES, A. C.; GATTOLIN, S. R. B. Aprendendo a desaprender, e então a reaprender: uma reflexão sobre a formação de professores no contexto da pandemia da COVID-19. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 21, n. 2, p. 521–546, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398202117277. Acesso em: 30 ago. 2021.

GIL, G. Mapeando os estudos de formação de professores de línguas no Brasil. In: FREIRE, M. M.; ABRAHÃO, M. H. V.; BARCELOS, A. M. F. (org.). Linguística aplicada e contemporaneidade. São Paulo: ALAB; Campinas: Pontes, 2005. p. 173–182.

GIMENEZ, T.; MONTEIRO, M. C. G. (org.). Formação de professores de línguas na América Latina e transformação social. Campinas: Pontes Editores, 2010.

GIMENEZ, T.; RAMOS, S. M. Planejamento e implementação de curso online como atividade de estágio curricular na área de inglês. Ilha do Desterro, Florianópolis, n. 66, p. 101–131, jan./jun. 2014.

GIMENEZ, T.; VIANA, V. Professoras/es de inglês no Brasil: retratos de uma profissão atuante na educação básica. São Paulo: British Council. Disponível em: <https://www.inglesnasescolas.org/wp-content/uploads/2021/09/ResumoExecutivo-InglesNoBrasil-ObservatorioELT2021.pdf>. Acesso em 31 ago. 2021.

IBGE. Coordenação de Trabalho e Rendimento. Pesquisa de orçamentos familiares 2017–2018: perfil das despesas no Brasil. Indicadores selecionados. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101761.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2021.

INEP. Censo da Educação Superior 2019: divulgação dos resultados. Brasília: INEP, 2020. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/Apresentacao_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2021.

INEP. Manual para classificação dos cursos de graduação e sequenciais: Cine Brasil. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_superior/manual_para_classificacao_dos_cursos_de_graducacao_e_sequenciais_cine_brasil.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2021.

INEP. Relatório síntese de área: Letras-Inglês (Licenciatura). Brasília: INEP, 201-a. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/relatorio_sintese/2017/Letras-Ingles_Licenciatura.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2021.

INEP. Relatório síntese de área: Letras-Português e Inglês (Licenciatura). Brasília: INEP, 201-b. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/relatorio_sintese/2017/Letras_Portugues%20e%20Ingles.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2021.

INEP. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2019. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2021. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2019.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2021.

MATEUS, E.; TONELLI, J. R. A. (org.). Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Blucher, 2017.

OECD. Education in Brazil: an international perspective. Paris: OECD Publishing, 2021. DOI: <https://doi.org/10.1787/60a667f7-en> Acesso em: 25 ago. 2021.

RIBAS, F. C. Formar professores de língua inglesa à distância: novas práticas, antigos desafios? In: ROCHA, N.; RODRIGUES, A.; CAVALARI, S. (org.). Novas práticas em pesquisa sobre a linguagem: rompendo fronteiras. Araraquara: Cultura Acadêmica Editora, 2017. p. 107–126. (Série Trilhas Linguísticas).

SILVA, D. J. A. Letras em números: o que nos aguarda na terceira década do século XXI? Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 23, p. 1–16, e-2020. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15159.209209224172.0415 Disponível em: <https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15159/209209213637>. Acesso em: 30 ago. 2021.

Published

Dec-Fri-2023