Dos gêneros cotidianos aos gêneros universitários
uma experiência de elaboração de material didático em francês para o ensino de produção textual na universidade
Palabras clave:
gênero textual, material didático, capacidades de linguagem, sequência didática, modelo didático de gêneroResumen
Este artigo tem por objetivo relatar o processo de elaboração e analisar algumas atividades de um material didático concebido sob o viés da noção de gêneros textuais e voltado ao ensino de produção textual para alunos universitários de cursos de licenciatura e de bacharelado em língua francesa. Para tanto, a pesquisa baseia-se no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), de acordo com a proposta de Bronckart (1999, 2021) e principalmente no que diz respeito ao uso de gêneros textuais no ensino-aprendizagem de línguas (Schneuwly; Dolz, 2004). O material, organizado em sequências didáticas, propõe atividades que visam a sensibilizar à problemática da produção textual em francês por meio dos gêneros textuais e contribuir ao desenvolvimento de capacidades de linguagem dos alunos, possivelmente transferíveis a outros gêneros.
Descargas
Referencias
ADAM, J.-M. Les textes: types et prototypes. Paris: Nathan, 1992.
AÑEZ-OLIVEIRA, R. O fait divers no ensino: influências da sequência didática nas produções escritas de alunos de FLE. 2014. Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura Francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/D.8.2014.tde-28112014-105912.
BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. A. R. MACHADO. São Paulo: EDUC, 1999.
BRONCKART, J.-P. Gêneros de textos, tipos de discurso e sequências. Por uma renovação do ensino da produção escrita. Letras, Santa Maria, v. 20, n. 40, p. 163-176, jan./jun. 2010.
BRONCKART, J.-P. Teorias da linguagem: nova introdução crítica. Campinas: Mercado de Letras, 2021.
BRONCKART, J.-P.; DOLZ-MESTRE, J. La notion de compétence: quelle pertinence pour l’étude de l’apprentissage des actions langagières? In: DOLZ, J.; OLLAGNIER, E. (éd.). L’énigme de la compétence en éducation. Louvain-la-Neuve: De Boeck, 1999. p. 27-44.
BRONCKART, J.-P. et al. Le fonctionnement des discours: Un modèle psychologique et une méthode d’analyse. Neuchâtel: Delachaux & Niestlé, 1985.
CHEVALLARD, Y. La transposition didactique. Du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: La pensée sauvage, 1981.
DAMASCENO, M. O desenvolvimento da escrita argumentativa em francês por meio do gênero carta de protesto e solicitação. 2020. Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura Francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-10072020-213034.
DE PIETRO, J.-F.; ERARD, S.; KANEMAN-POUGATCH, M. Un modèle didactique du “débat”: de l’objet social à la pratique scolaire. Enjeux, v. 39-40, p. 100-129, 1996-1997.
DE PIETRO, J.-F.; SCHNEUWLY, B. Le modèle didactique du genre: un concept de l’ingénierie didactique. Les cahiers THÉODILE, n. 3, p. 27-52, jan. 2003.
DIONÍSIO, A.; MACHADO, A.; BEZERRA, M. A. Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola editorial, 2010.
DOLZ-MESTRE, J.; GAGNON, R. Former à enseigner la production écrite. Villeneuve d’Ascq: Presses Universitaires du Septentrion, 2018.
DOLZ-MESTRE, J.; GAGNON, R.; DECANDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
DOLZ-MESTRE, J.; SCHNEUWLY, B. Pour un enseignement de l’oral: Initiation aux genres formels à l’école. Paris: ESF éditeur, 2009.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
DOLZ, J.; PASQUIER, G.; BRONCKART, J.-P. L’acquisition des discours: émergence d’une compétence ou apprentissage des capacités langagières diverses? Études de Linguistique Appliquée, v. 89, p. 25-35, 1993.
GRAÇA, L. A.; GONÇALVES, M.; BUENO, L.; LOUSADA, E. G. (org.). Da didática de língua(s) ao seu ensino: Estudos de homenagem ao professor doutor Joaquim Dolz. Campinas: Pontes Editores, 2023.
GUIMARÃES, A. M.; CARNIN, A.; LOUSADA, E. G. O (org.). O Interacionismo Sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento. Araraquara: Letraria, 2020.
HABERMAS, J. Théorie de l’agir communicationnel. Paris: Fayard, 1987. v. 1-2.
LABELLA-SÁNCHEZ, N.; VIANA DA ROSA, F. A preparação para o ENEM em pré-universitários populares: conhecimentos exigidos pelas provas de espanhol. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 38, n. 2, p. 1-24, 2023.
LOUSADA, E. G. Gêneros textuais e perspectiva acional no ensino do francês como língua estrangeira: prescrições e instrumentos para o agir de alunos e professores. In: DIAS, R.; DELL’ISOLA, R. L. P. (org.). Gêneros textuais: teoria e prática de ensino em LE. Campinas: Mercado de Letras, 2012. v. 1, p. 99-123.
LOUSADA, E. G.; DEZUTTER, O.; ZAVAGLIA, A. Se former à la rédaction de la note de lecture en contexte universitaire. SCRIPTA, v. 21, p. 65-85, 2017.
LOUSADA, E. G.; MACHADO, A. R.; ABREU-TARDELLI, L. S. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004. v. 1.
LOUSADA, E. G.; SANTOS, T. J. F.; BARIONI, M. C. O Gênero Resenha Acadêmica no Ensino de Francês a Alunos Universitários. Gláuks online, v. 16, p. 131, 2017.
MACHADO, A. R.; CRISTOVÃO, V. L. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 547-573, set./dez. 2006.
MAGALHÃES, T.; BUENO, L.; COSTA-MACIEL, D. (org.). Oralidade e gêneros orais: experiências na formação docente. Campinas: Pontes, 2021.
ROCHA, S. M. Coerções e liberdades textuais em francês como língua estrangeira: por um desenvolvimento do estilo na produção escrita por meio do gênero textual relato de viagem. 2014. Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura Francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
SUMIYA, A. H. O gênero multimodal tutorial em vídeo e suas contribuições no ensino-aprendizagem de francês como língua estrangeira por adolescentes. 2017. Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura Francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
TOCAIA, L. M. Leitura e produção textual na universidade. Teoria e prática. 2 ed. São Paulo: Editora Mackenzie, 2019.
TOCAIA, L. M. Letramento acadêmico: o francês como vetor de conexão entre saberes na universidade. In: PHILIPPOV, R.; HANNA, V. (org.). Saberes em conexão na universidade: língua, literatura e cultura. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2022.
VOLOCHINOV, V. Marxisme et philosophie du langage. Paris: Les Éditions de Minuit, 1979.
VYGOTSKI, L. V. Pensée et Langage. La Dispute: Paris, 1997.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Luciano Magnoni Tocaia, Eliane Gouvêa Lousada

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


