A formação não pode abrir mão das histórias que nos fazem

praxiologias críticas de uma professora para a transformação social

Autores/as

  • Margareth Fátima de Oliveira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade Universidade de Brasília (UnB)
  • Luís Frederico Dornelas Conti Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF) / Universidade de São Paulo (USP)

Palabras clave:

educação linguística crítica, formação docente crítica, educação antirracista, histórias docentes

Resumen

Margareth Oliveira foi professora da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal no período de 1998 a 2024. Com uma longa trajetória em áreas como alfabetização e coordenação pedagógica, atuação em salas de leitura e formação de professoras/es, sua experiência com linguagens na educação básica se torna inspiradora. Mulher negra, professora de escola pública e militante política, Margareth, nesta entrevista realizada por videoconferência, partilha suas histórias e a maneira como elas vão constituindo o seu tornar-se. Assuntos como políticas públicas para educação, sociedade capitalista, individualismo, raça, racismo e adoecimento docente alinhavam os sentidos que ela narra ao enfocar seu passado, presente e futuro. Trata-se de valiosa discussão, em profundo diálogo universidadescola, sobre educação linguística crítica e formação crítica de professores/as de línguas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ELAS falam. Direção: Renata Parreira e Fernanda Lopes. Produção: Renata Parreira. Brasília: Nômade Videoarte, 2015. 1 vídeo (19 min). YouTube: Fabrício Schuch Lima, 21 abr. 2022. Disponível em: https://youtu.be/WA6fY9eF8-M. Acesso em: 15 jan. 2024.

MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R.; PESSOA, R. R.; BORELLI, J. D. V. P.; SILVESTRE, V. P. V. Universidadescola e educação linguística crítica: compartilhando vivências dos GEPLIs GO, MT e DF. Goiânia, GO: Cegraf UFG, 2024. v. 2.

OLIVEIRA, M. de F. Educação linguística crítica na escola: histórias que fazemos, histórias que nos fazem. In: BORELLI, J. D. V.; PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. V.; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. Universidadescola e educação linguística crítica: compartilhando vivências dos GEPLIs GO, MT e DF. Goiânia: Editora Cegraf, da UFG, 2024. v. 3, p. 86-113.

OLIVEIRA, M. de F. Práxis críticas na escola e minha relação com o GEPLIDF. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; BORELLI, J. D. V. P.; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. (org.). Universidadescola e educação linguística crítica: compartilhando vivências dos GEPLIS GO, MT e DF. Goiânia: Cegraf UFG, 2022. p. 147-163.

Publicado

26-08-2025