A formação não pode abrir mão das histórias que nos fazem
praxiologias críticas de uma professora para a transformação social
Palavras-chave:
educação linguística crítica, formação docente crítica, educação antirracista, histórias docentesResumo
Margareth Oliveira foi professora da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal no período de 1998 a 2024. Com uma longa trajetória em áreas como alfabetização e coordenação pedagógica, atuação em salas de leitura e formação de professoras/es, sua experiência com linguagens na educação básica se torna inspiradora. Mulher negra, professora de escola pública e militante política, Margareth, nesta entrevista realizada por videoconferência, partilha suas histórias e a maneira como elas vão constituindo o seu tornar-se. Assuntos como políticas públicas para educação, sociedade capitalista, individualismo, raça, racismo e adoecimento docente alinhavam os sentidos que ela narra ao enfocar seu passado, presente e futuro. Trata-se de valiosa discussão, em profundo diálogo universidadescola, sobre educação linguística crítica e formação crítica de professores/as de línguas.
Downloads
Referências
ELAS falam. Direção: Renata Parreira e Fernanda Lopes. Produção: Renata Parreira. Brasília: Nômade Videoarte, 2015. 1 vídeo (19 min). YouTube: Fabrício Schuch Lima, 21 abr. 2022. Disponível em: https://youtu.be/WA6fY9eF8-M. Acesso em: 15 jan. 2024.
MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R.; PESSOA, R. R.; BORELLI, J. D. V. P.; SILVESTRE, V. P. V. Universidadescola e educação linguística crítica: compartilhando vivências dos GEPLIs GO, MT e DF. Goiânia, GO: Cegraf UFG, 2024. v. 2.
OLIVEIRA, M. de F. Educação linguística crítica na escola: histórias que fazemos, histórias que nos fazem. In: BORELLI, J. D. V.; PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. V.; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. Universidadescola e educação linguística crítica: compartilhando vivências dos GEPLIs GO, MT e DF. Goiânia: Editora Cegraf, da UFG, 2024. v. 3, p. 86-113.
OLIVEIRA, M. de F. Práxis críticas na escola e minha relação com o GEPLIDF. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; BORELLI, J. D. V. P.; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. (org.). Universidadescola e educação linguística crítica: compartilhando vivências dos GEPLIS GO, MT e DF. Goiânia: Cegraf UFG, 2022. p. 147-163.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Margareth Fátima de Oliveira, Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade, Luís Frederico Dornelas Conti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


