Atitudes responsivas sobre a Base Nacional Comum Curricular

entextualizações em foco

Autores

Palavras-chave:

atitudes responsivas, entextualização, políticas curriculares, arenas ideológicas

Resumo

O presente artigo foca em processos de entextualização (Bloomaert, 2005; Silverstein; Urban, 1996) sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018) em esferas sociais e gêneros discursivos diversos. O objetivo central é criar inteligibilidade acerca da teia ideológica tecida por interpretações conflitantes sobre o currículo prescrito pelo documento. Alicerçado no arcabouço epistemológico da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2016; Medviédev, 2016; Volóchinov, 2017), este trabalho esboça um desenho das atitudes responsivas que (des)legitimam essa política curricular enunciadas por atores e atrizes sociais da esfera política, acadêmica e privada em trajetórias textuais materializadas em gêneros como vídeo publicado em Canal do YouTube, postagem no Facebook, publicações em sites institucionais e em artigos/capítulos acadêmicos. As interpretações acerca dos processos de entextualização em foco indicam que atitudes responsivas em relação à BNCC são constantemente ressignificadas em uma arena ideológica marcada por processos de regularidades e diferenças.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALVES, R. Estórias para quem gosta de ensinar. Campinas: Papirus Editora, 2000.

AMADO, G. Bolsonaro faz marketing para Paulo Freire, diz viúva de educador. O Globo, 31 ago. 2019. Disponível em: https://oglobo.globo.com/epoca/guilherme-amado/bolsonaro-faz-marketing-para-paulo-freire-diz-viuva-de-educador-23918387. Acesso em: 29 ago. 2024.

AMORIM, M. A.; SOUTO, V. A. G. A ressignificação da leitura literária e do leitor-fruidor na BNCC: uma abordagem dialógica. Bakhtininana, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 98-121, 2020.

BAKHTIN, M. Teoria do Romance I: a estilística. São Paulo: Editora 34, 2015.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

BRASIL, SEB/MEC. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: SEB/MEC, 2018.

BRASIL INEP. Censo escolar de 2023. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/mec-e-inep-divulgam-resultados-do-censo-escolar-2023. Acesso em: 26 fev. 2024.

BLOMMAERT, J. Discourse: A Critical Introduction. Cambridge University Press, 2005.

CAETANO, M. R. Agora o Brasil tem uma Base! A BNCC e as influências do setor empresarial: que Base?. Educação em Revista, Marília, v. 21, n. 2, p. 65-82, 2020.

CASSIO, F. L. Base Nacional Comum Curricular: ponto de saturação e retrocesso na educação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 12, n. 23, p. 239-253, 2018.

DUBOC, A. P. M. Falando Francamente: Uma Leitura Bakhtiniana do Conceito de Inglês como Língua Franca no Componente Curricular Língua Inglesa da BNCC. Revista da Anpoll, São Paulo, v. 1, n. 48, p. 10-22, 2019.

EAGLETON, T. Ideologia: uma introdução. Boitempo, 1997. Kindle Edition.

FARACO, C. A. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

FERNANDES, V. Lemman volta a ser a pessoa mais rica do Brasil. Forbes Brasil, 2023. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-money/2023/03/jorge-paulo-lemann-volta-a-ser-a-pessoa-mais-rica-do-brasil/. Accesso em: 2 set. 2024.

FLUBACHER, M. C.; PERCIO, A. Language, Education and Neoliberalism: Critical Studies in Sociolinguistics. Bristol: Multilingual Matters, 2017.

Foucault, M. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2013.

FUNDAÇÃO LEMANN. Políticas educacionais. São Paulo: Fundação Lemann, c2022. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/educacao-publica-de-qualidade. Acesso em: 02 mar. 2022.

GABRIEL, R. S. Paulo Freire, 100 anos: aumento na venda de seus livros prova que educador, inimigo do bolsonarismo, está mais popular do que nunca. O Globo, 18 set. 2021. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/livros/paulo-freire-100-anos-aumento-na-venda-de-seus-livros-prova-que-educador-inimigo-do-bolsonarismo-esta-mais-popular-do-que-nunca-25202123. Acesso em: 19 jul. 2025.

HOLQUIST, M. Dialogism. 2. ed. London; New York: Routledge, 2002.

INFOMONEY. Jorge Paulo Lemman: o sonhador que criou um império. 2020. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/perfil/jorge-paulo-lemann/. Acesso em: 02 set. 2024.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.

MALERBA, J. Uma análise da Base Nacional Comum Curricular. Café História, 2017. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/uma-analise-da-base-nacional-comum-curricular/. Acesso em: 01 dez. 2018.

MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. São Paulo: Contexto, 2016. Edição Kindle.

PENNYCOOK, A. Language, Ideology and Hindsight: Lessons from Colonial Language Policies. In: RICENTO, T. (ed.). Ideology, Politics and Language Policies: Focus on English. John Benjamins, 2000. p. 49-65.

RICENTO, T. Ideology, Politics and Language Policies: Introduction. In: RICENTO, T. (ed.). Ideology, Politics and Language Policies: Focus on English. John Benjamins, 2000. p. 1-8.

SILVERSTEIN, M.; URBAN, G. The Natural History of Discourse. In: SILVERSTEIN, M.; URBAN, G. (ed.). Natural Histories of Discourse. Chicago; London: The University of Chicago Press, 1996. p.1-17.

SZUNDY, P. T. C. The Commodification of English in Brazilian Public Universities: Language Ideologies Entextualized in the Scope of the Program English Without Borders. Revista da Anpoll, Florianopólis, v. 1, n. 40, p. 101-114, 2016. DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v1i40.1020.

SZUNDY, P. T. C. A Base Nacional Comum Curricular e a lógica neoliberal: que línguas(gens) são (des)legitimadas?. In: GERHARDT, A. F. L. M.; AMORIM, M. (org.). A BNCC e o ensino de línguas e literaturas. Campinas: Pontes Editores, 2019. v. 1, p. 121-151.

SZUNDY, P. T. C.; FABRÍCIO, B. F. Linguística Aplicada e indisciplinaridade no Brasil: promovendo diálogos, dissipando brumas e projetando desafios. In: SZUNDY, P. T. C.; TÍLIO, R.; MELO, G. C. V. (org.). Inovações e desafios epistemológicos em Linguística Aplicada: perspectivas sul-americanas. Campinas: Pontes Editores, 2019. v. 1, p. 63-89.

SZUNDY, P. T. C. Conflicting Language Ideologies About What Counts as “English” in the Brazilian National Common Core Curriculum: Arenas for Permanences and Disruptions. In: Rubdy, R.; TUPAS, R. (ed.). Bloomsbury World Englishes: Ideologies. Londres: Bloomsbury Publishing, 2021. v. II, p. 213-229.

VISÃO LIBERTÁRIA. Como a BNCC estraga a educação brasileira? 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T-L9AQDrnp0. Acesso em: 26 fev. 2024.

VISÃO LIBERTÁRIA. Esse é a visão libertária. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCSyG9ph5BJSmPRyzc_eGC4g. Acesso em: 26 fev. 2024.

VOLÓSHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológica na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

ZANK, D. C. T.; MALANCHEN, J. A Base Nacional Comum Curricular do ensino médio e o retorno da pedagogia das competências: uma análise baseada na pedagogia histórico-crítica. In: MALANCHEN, J.; DUARTE, N. S. M.; ORSO, P. J. (org.). A Pedagogia Histórico-Crítica, as Políticas Educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas: Autores Associados, 2020. v. 1, p. 131-160.

Downloads

Publicado

30-10-2025