Atitudes responsivas sobre a Base Nacional Comum Curricular
entextualizações em foco
Palavras-chave:
atitudes responsivas, entextualização, políticas curriculares, arenas ideológicasResumo
O presente artigo foca em processos de entextualização (Bloomaert, 2005; Silverstein; Urban, 1996) sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018) em esferas sociais e gêneros discursivos diversos. O objetivo central é criar inteligibilidade acerca da teia ideológica tecida por interpretações conflitantes sobre o currículo prescrito pelo documento. Alicerçado no arcabouço epistemológico da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2016; Medviédev, 2016; Volóchinov, 2017), este trabalho esboça um desenho das atitudes responsivas que (des)legitimam essa política curricular enunciadas por atores e atrizes sociais da esfera política, acadêmica e privada em trajetórias textuais materializadas em gêneros como vídeo publicado em Canal do YouTube, postagem no Facebook, publicações em sites institucionais e em artigos/capítulos acadêmicos. As interpretações acerca dos processos de entextualização em foco indicam que atitudes responsivas em relação à BNCC são constantemente ressignificadas em uma arena ideológica marcada por processos de regularidades e diferenças.
Downloads
Referências
ALVES, R. Estórias para quem gosta de ensinar. Campinas: Papirus Editora, 2000.
AMADO, G. Bolsonaro faz marketing para Paulo Freire, diz viúva de educador. O Globo, 31 ago. 2019. Disponível em: https://oglobo.globo.com/epoca/guilherme-amado/bolsonaro-faz-marketing-para-paulo-freire-diz-viuva-de-educador-23918387. Acesso em: 29 ago. 2024.
AMORIM, M. A.; SOUTO, V. A. G. A ressignificação da leitura literária e do leitor-fruidor na BNCC: uma abordagem dialógica. Bakhtininana, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 98-121, 2020.
BAKHTIN, M. Teoria do Romance I: a estilística. São Paulo: Editora 34, 2015.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
BRASIL, SEB/MEC. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: SEB/MEC, 2018.
BRASIL INEP. Censo escolar de 2023. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/mec-e-inep-divulgam-resultados-do-censo-escolar-2023. Acesso em: 26 fev. 2024.
BLOMMAERT, J. Discourse: A Critical Introduction. Cambridge University Press, 2005.
CAETANO, M. R. Agora o Brasil tem uma Base! A BNCC e as influências do setor empresarial: que Base?. Educação em Revista, Marília, v. 21, n. 2, p. 65-82, 2020.
CASSIO, F. L. Base Nacional Comum Curricular: ponto de saturação e retrocesso na educação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 12, n. 23, p. 239-253, 2018.
DUBOC, A. P. M. Falando Francamente: Uma Leitura Bakhtiniana do Conceito de Inglês como Língua Franca no Componente Curricular Língua Inglesa da BNCC. Revista da Anpoll, São Paulo, v. 1, n. 48, p. 10-22, 2019.
EAGLETON, T. Ideologia: uma introdução. Boitempo, 1997. Kindle Edition.
FARACO, C. A. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
FERNANDES, V. Lemman volta a ser a pessoa mais rica do Brasil. Forbes Brasil, 2023. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-money/2023/03/jorge-paulo-lemann-volta-a-ser-a-pessoa-mais-rica-do-brasil/. Accesso em: 2 set. 2024.
FLUBACHER, M. C.; PERCIO, A. Language, Education and Neoliberalism: Critical Studies in Sociolinguistics. Bristol: Multilingual Matters, 2017.
Foucault, M. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2013.
FUNDAÇÃO LEMANN. Políticas educacionais. São Paulo: Fundação Lemann, c2022. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/educacao-publica-de-qualidade. Acesso em: 02 mar. 2022.
GABRIEL, R. S. Paulo Freire, 100 anos: aumento na venda de seus livros prova que educador, inimigo do bolsonarismo, está mais popular do que nunca. O Globo, 18 set. 2021. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/livros/paulo-freire-100-anos-aumento-na-venda-de-seus-livros-prova-que-educador-inimigo-do-bolsonarismo-esta-mais-popular-do-que-nunca-25202123. Acesso em: 19 jul. 2025.
HOLQUIST, M. Dialogism. 2. ed. London; New York: Routledge, 2002.
INFOMONEY. Jorge Paulo Lemman: o sonhador que criou um império. 2020. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/perfil/jorge-paulo-lemann/. Acesso em: 02 set. 2024.
LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.
MALERBA, J. Uma análise da Base Nacional Comum Curricular. Café História, 2017. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/uma-analise-da-base-nacional-comum-curricular/. Acesso em: 01 dez. 2018.
MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. São Paulo: Contexto, 2016. Edição Kindle.
PENNYCOOK, A. Language, Ideology and Hindsight: Lessons from Colonial Language Policies. In: RICENTO, T. (ed.). Ideology, Politics and Language Policies: Focus on English. John Benjamins, 2000. p. 49-65.
RICENTO, T. Ideology, Politics and Language Policies: Introduction. In: RICENTO, T. (ed.). Ideology, Politics and Language Policies: Focus on English. John Benjamins, 2000. p. 1-8.
SILVERSTEIN, M.; URBAN, G. The Natural History of Discourse. In: SILVERSTEIN, M.; URBAN, G. (ed.). Natural Histories of Discourse. Chicago; London: The University of Chicago Press, 1996. p.1-17.
SZUNDY, P. T. C. The Commodification of English in Brazilian Public Universities: Language Ideologies Entextualized in the Scope of the Program English Without Borders. Revista da Anpoll, Florianopólis, v. 1, n. 40, p. 101-114, 2016. DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v1i40.1020.
SZUNDY, P. T. C. A Base Nacional Comum Curricular e a lógica neoliberal: que línguas(gens) são (des)legitimadas?. In: GERHARDT, A. F. L. M.; AMORIM, M. (org.). A BNCC e o ensino de línguas e literaturas. Campinas: Pontes Editores, 2019. v. 1, p. 121-151.
SZUNDY, P. T. C.; FABRÍCIO, B. F. Linguística Aplicada e indisciplinaridade no Brasil: promovendo diálogos, dissipando brumas e projetando desafios. In: SZUNDY, P. T. C.; TÍLIO, R.; MELO, G. C. V. (org.). Inovações e desafios epistemológicos em Linguística Aplicada: perspectivas sul-americanas. Campinas: Pontes Editores, 2019. v. 1, p. 63-89.
SZUNDY, P. T. C. Conflicting Language Ideologies About What Counts as “English” in the Brazilian National Common Core Curriculum: Arenas for Permanences and Disruptions. In: Rubdy, R.; TUPAS, R. (ed.). Bloomsbury World Englishes: Ideologies. Londres: Bloomsbury Publishing, 2021. v. II, p. 213-229.
VISÃO LIBERTÁRIA. Como a BNCC estraga a educação brasileira? 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T-L9AQDrnp0. Acesso em: 26 fev. 2024.
VISÃO LIBERTÁRIA. Esse é a visão libertária. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCSyG9ph5BJSmPRyzc_eGC4g. Acesso em: 26 fev. 2024.
VOLÓSHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológica na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.
ZANK, D. C. T.; MALANCHEN, J. A Base Nacional Comum Curricular do ensino médio e o retorno da pedagogia das competências: uma análise baseada na pedagogia histórico-crítica. In: MALANCHEN, J.; DUARTE, N. S. M.; ORSO, P. J. (org.). A Pedagogia Histórico-Crítica, as Políticas Educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas: Autores Associados, 2020. v. 1, p. 131-160.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paula Tatianne Carréra Szundy

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


