As "pedras" no caminho do conhecimento em um curso on-line
um estudo de caso
Resumen
O uso de ferramentas tecnológicas no ensino-aprendizagem de línguas é uma realidade. No entanto, há que se convir que se trata de uma realidade um tanto nova e que necessita de esforços no que tange à pesquisa e desenvolvimento. Este trabalho buscou fazer uma breve reflexão sobre a mídia ligada ao uso da tecnologia e a realidade encontrada por professores/pesquisadores ao utilizarem-se desse componente nos processos de ensino-aprendizagem. Utilizando como corpus os logs2 do Programa de Língua Inglesa para Professores de Inglês de Escolas Públicas, executado pela PUCSP, a pesquisa mapeou 561 ocorrências de palavras estratégicas (como problems, difficult, afraid e algumas negativas universais como never e didn't) que permitissem identificar as dificuldades encontradas, tanto por professores quanto por alunos que decidem embarcar numa experiência que se utiliza de Computer Assisted Language Learning – CALL.3
Descargas
Referencias
BARRETO, R. G. Ensino a Distância: uma tentativa de aproximação. In: LEFFA, V. J. (Compilador). TELA – Textos em Lingüística Aplicada, publicação eletrônica da Revista Linguagem & Ensino, Pelotas (RS): EDUCAT, 2000.
BRADY, L. Fault lines in the terrain of distance education. Computers and Composition, v. 18, p. 347-358, 2001.
BRAGA, D. B.; COSTA, L. A. O computador como instrumento e meio para o ensino/aprendizagem de línguas. Trabalhos em Lingüística Aplicada, n. 37, p. 61-81, jan/jun 2000.
FAUSTINI, C. H. Educação a Distância: o trabalho interativo e a aprendizagem colaborativa na busca pela autonomia. In: LEFFA, V. J. (Compilador). TELA – Textos em Lingüística Aplicada, publicação eletrônica da Revista Linguagem & Ensino, Pelotas: EDUCAT, 2000.
FONSECA, L. Alocação de turnos em salas de chat e em salas de aula. In: MENEZES, V. (Org.). Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, UFMG, 2001.
GRESHAM, M. The new frontier: conquering de World Wild Web by mule. Computers and Composition, v. 16, p. 395-407, 1999.
HORTON, W. Designing web-based training. US: John Wiley & Sons. 2000.
LACOMB, I. A. Navegando e aprendendo: reflexões sobre um curso de inglês via rede mundial de computadores. Dissertação de mestrado. PUC – SP. 2000. Disponível em http://lael.pucsp.br/lael/teses/. Acesso em 20 de janeiro de 2003.
LEVY, M. CALL in context: moving the CALL research agenda forward. In: CARMAGNANI, A. M.; GRIGOLETTO, M. Inglês como língua estrangeira: identidades, práticas e textualidade. English as a foreign language: identity, practices and textuality. São Paulo: Humanitas/ FFLCH/USP, 2001, p. 179-194.
MOTTA-ROTH, D. De receptador de informação a construtor de conhecimento: o uso de chat no ensino de inglês para formandos de Letras. In: LEFFA, V. J. (Compilador). TELA – Textos em Lingüística Aplicada, publicação eletrônica da Revista Linguagem & Ensino, Pelotas (RS): EDUCAT – Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2000.
PAIVA, V. L. M. de O. Aprendendo inglês no ciberespaço. In: MENEZES, V. (Org.). Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Belo Horizonte (MG): FALE/POSLIN/UFMG, 2001a, p. 270-305.
PAIVA, V. L. M. de O. A WWW e o Ensino de Inglês. In: Revista de Lingüística Aplicada, v. 01, n. 1/2001, Faculdade de Letras da UFMG, p. 93-116, 2001b.
SABBAG, M. do C. O chat e a percepção lingüística em um curso de inglês on-line. Dissertação de mestrado. PUC – SP. 2002. Disponível em http://lael.pucsp.br/lael/teses. Acesso em 20 de janeiro de 2003.
WARSCHAUER, M. Comparing face-to-face and eletronic discussion in the second language classroom. CALICO Journal, v. 13, n. 2, p. 7-26, 1996. Disponível em http://www.gse.uci.edu/markw/comparing.html. Acesso em 03/11/2002.
WARSCHAUER, M.; HEALEY, D. Computers and language learning: an overview. Language Teaching. v. 31, p. 57-71, 1998. Disponível em http://www.gse.uci.edu/markw/overview.html. Acesso em 03/03/2002.
WEYERSBACH, S. R. Curso de inglês negociado no contexto digital da Internet: relato de uma experiência. Dissertação de mestrado inédita. PUC – SP, 2002.
WHITE, C. Expectations and emergent beliefs of self-instructed language learners. SYSTEM, v. 27, p. 443-457, 1999.
WIELEWICKI, H. G. Reading and the internet: teachers' and students' beliefs. Trabalho apresentado no XVII ENPULI – A interculturalidade no ensino de Inglês. Florianópolis (SC), 06 a 10 de abril de 2003.
WISSMANN, L. D. M.; WIELEWICKI, H. de G. Ensino à distância como apoio para a formação de professores de língua estrangeira – inglês. Formas e Linguagens. Ijuí (RS): Editora UNIJUÍ, v. 1, n. 2, p. 125-149, abr./jun. 2002.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


