Reflexões de professores de inglês em formação inicial sobre o uso de novas tecnologias
Palavras-chave:
novas tecnologias, ensino e aprendizagem de línguas, letramento digitalResumo
Este artigo objetiva investigar as reflexões de professores de inglês em formação inicial sobre o uso de novas tecnologias para o ensino e aprendizagem de línguas, após a realização de uma disciplina a distância de um curso de Licenciatura em Letras, que enfoca a discussão desse tema. O corpus utilizado para o seu desenvolvimento é composto por produções textuais escritas realizadas pelos alunos no âmbito dessa disciplina. Os resultados obtidos possibilitam observar que a maior parte dos alunos envolvidos na pesquisa avalia a experiência na disciplina como positiva, uma vez que percebem a importância da reflexão sobre o uso de novas tecnologias no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, na realidade tecnológica em que vivemos.
Downloads
Referências
BAX, S. Call- Past, present and future. System, v.31, p.13-28, 2003.
BAX, S. Normalisation revisited: the effective use of technology in language education. International Journal of Computer-Assisted Language Learning and Teaching, v.1, n.2, p.1-15, 2011.
BOHN, V. C. R. Comunidades de prática na formação docente: aprendendo a usar ferramentas da Web 2.0. 2010. 158 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
BRAGA, D. B; COSTA, L. A. O computador como instrumento e meio para o ensino/aprendizagem de línguas. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v.36, p.61-79, 2000.
BURNS, A. Analysing action research data. In: BURNS, A. Collaborative Research for English Language Teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. p.152-180.
BUZATO, M. O letramento eletrônico e o uso de computadores no ensino de língua estrangeira: contribuições para a formação de professores. 2001. 188 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - IEL, Unicamp, Campinas, 2001.
EGBERT, J. Learning in context: Situating language teacher learning in CALL. In: HUBBARD, P; LEVY, M. (Ed.). Teacher education in CALL. John Benjamins: Amsterdam, 2006.
HUBBARD, P; LEVY, M. The scope of CALL education. In: HUBBARD, P; LEVY, M. (Ed.). Teacher education in CALL. John Benjamins: Amsterdam, 2006.
IMBERNOM-PEREIRA, G. Letramento digital e professores de LE: formação para o uso das novas tecnologias em sala de aula. 2009. 234 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
KESSLER, G. Assessing CALL teacher training: What are we doing and what could we do better? In: HUBBARD, P; LEVY, M. (Ed.). Teacher education in CALL. John Benjamins: Amsterdam, 2006.
MATTOS, A. M. A. Novos letramentos, ensino de língua estrangeira e o papel da escola pública no século XXI. Revista X, v.1, p.33-47, 2011.
MOTTERAM, G.; STANLEY, G. Preface: Special Issue on Web 2.0 and the Normalization of Call. International Journal of Computer-Assisted Language Learning and Teaching, v.1, n.2, p.1-15, 2011.
PAIVA, V. L. M. O. de. A tecnologia na docência em línguas estrangeiras: convergências e tensões. In: DALBEN, A.; DINIZ, J.; LEAL, L.; SANTOS, L. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
PAIVA, V. L. M. O. de. A formação do professor para uso da tecnologia. In: SILVA, K. A.; DANIEL, F. G. de.; KANEKO-MARQUES, S. M.; SALOMÃO, A. C. B. (Org.). A formação de professores de línguas: novos olhares - Volume II. Campinas: Pontes, 2012.
PETERS, M. Developing computer competencies for pre-service language teachers: Is one course enough? In: HUBBARD, P; LEVY, M. (Ed.). Teacher education in CALL. John Benjamins: Amsterdam, 2006.
PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 5, 2001. Disponível em: <http://www.marcprensky.com/writing/prensky%20%20digital%20natives,%20digital%20immigrants%20-%20part1.pdf>. Acesso em 17 nov. 2011.
REINDERS, H. Technology and second language teacher education. In: BURNS, A.; RICHARDS, J. The Cambridge Guide to Language Teacher Education. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.
SANTOS, R. M. As tecnologias e o ensino de inglês no século XXI: reflexos na formação e atuação do professor. 2009. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - CEFET, Belo Horizonte, 2009.
SILVA, P. R. B. S. Repensando o papel do professor de inglês a partir da inserção das tecnologias na educação. In: III Congresso Internacional da ABRAPUI, 2012, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2012.
SMAGORINSKY, P.; COOK, L. S.; JOHNSON, T. S. The Twisting Path of Concept Development in Learning to Teach. Teachers College Record, v.105, n.8, p.1399-1436, 2003.
SOUZA, P. N.; SILVA, E. L. A.; SAITO, F. S. Letramento digital na formação inicial dos graduandos de Letras da UFJF para o uso do computador no ensino-aprendizagem de língua estrangeira. In: III Encontro Nacional sobre Hipertexto, 2009, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: CEFET, 2009.
VIEIRA, A. A. S. Integração de webtecnologia em atividade de ensino: do Proinfo integrado à aula de língua inglesa. Contexturas, v. 17, p. 95-112, 2010.
VIEIRA, A. A. S. Integração de tecnologias e webtecnologias no ensino de língua inglesa: concepções teóricas, crenças e interação na prática docente. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (UNESP), São José do Rio Preto, 2012.
WARSCHAUER, M. A developmental Perspective on Technology in Language Education. Tesol Quarterly, v.36, n.3, 2002.
WARSCHAUER, M. Technological change and the future of CALL. In: FOTOS, S.; BROWN, C. New Perspectives on CALL for Second and Foreign Language Classrooms. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


