Educação linguística e formação de professores de inglês
Palabras clave:
linguística educacional, educação linguística, formação de professores de línguasResumen
Este artigo parte da necessidade de compreender mais aprofundadamente os aspectos relacionados à educação linguística, suas origens e suas aplicações na formação de professores de inglês. Ao partir da premissa de que o tema é pouco explorado nos programas de ensino que visam à preparação para a carreira docente, propôs-se o presente estudo, que contou com a colaboração de 28 professores licenciados em Letras, com experiência ou com formação no ensino de língua inglesa, ou que atuam como docentes de línguas ou que tenham pós-graduação na área do ensino de línguas (mestres ou doutores). Os objetivos específicos do estudo - (i) detectar se o conceito de Linguística Educacional fez parte da formação dos professores para, então, (ii) propor uma reflexão acerca das práticas formativas relacionadas à educação linguística dos futuros docentes de línguas, particularmente de professores de inglês - foram alcançados a partir da análise dos resultados dos dados e da revisão bibliográfica que refere à Linguística Educacional, subárea da Linguística Aplicada que dá conta das questões relacionadas à educação linguística.
Descargas
Referencias
AMARAL, Luís Centeno do; DUARTE, Nóris Eunice W. P. O professor de língua portuguesa moderno e o discurso escolar anacrônico. Calidoscópio v. 5, n. 1, p. 15-18, São Leopoldo, jan./abr., 2007.
ASSIS-PETERSON, Ana Antônia; COX, Maria Inês Pagliarini. Inglês em tempos de globalização: para além do bem e do mal. Calidoscópio v. 5, n. 1. p. 5-14. São Leopoldo, jan./abr. 2007.
BAGNO, Marcos; RANGEL, Egon. Tarefas da educação linguística no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 5, p. 63-82. 2005.
BARTELS, Nat. Applied Linguistics and Language Teacher Education Boston: Springer. 2005.
BLOCK, David. Globalization and language teaching. ELT Journal v. 58, n. 1. Oxford University Press, jan., 2004.
BOLITHO, Rod. Language Awareness in the English classroom. English Teaching Professional. Pavillion, (6). p. 3-6, 1998.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, v. 1, p. 239, 2006.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais, códigos e suas tecnologias. Língua estrangeira moderna. Brasília: MEC, p 49-63, 1999.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ - Ensino Médio, Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC-SEMTEC, 2002.
CAVALCANTI, Marilda C. A propósito de Linguística Aplicada. Trabalhos de Linguística Aplicada n. 7. p. 5-12, 1986.
COX, Maria Inês Pagliarini; ASSIS-PETERSON, Ana Antônia. O drama do ensino de inglês na escola pública brasileira. In: ASSIS-PETERSON, Ana Antônia (Org.). Línguas estrangeiras: para além do método São Carlos: Pedro & Joao Editores. Cuiabá: EdUFMT, 2008
FARACO, Carlos Alberto. Guerras em torno da língua: questões de política linguística. In: FARACO, Carlos Alberto (Org.). Estrangeirismos: guerras em torno da língua. São Paulo: Parábola, 2007.
GARCEZ, Pedro M. Educação Linguística como conceito para a formação de profissionais de língua estrangeira. In: Laura Masello (Org.). Portugués Lengua Segunda y Extranjera en el Uruguay. Montevideo: Universidad de la República/Departamento de Publicaciones, 2008. p. 51-57.
HUDSON, Richard. Linguistic Theory. In: SPOLSKY, Bernard; HULT, Francis M. (Org.). The Handbook of Educational Linguistics Wiley-Blackwell, 2008. p.53-65.
JUDD, Elliot L.; TAN, Lihua; WALBERG, Herbert J. Teaching additional languages. UNESCO. International Academy of Education. International Bureau of Education, 2003.
KACHRU, Braj B.; KACHRU, Yamuna; NELSON, Cecil L. The handbook of world Englishes. Blackwell Publishing, 2006.
LO BIANCO, Joseph. Educational Linguistics and Education Systems. In: SPOLSKY, Bernard; HULT, Francis M. (Org.). The Handbook of Educational Linguistics Wiley-Blackwell, 2008. p. 113-126.
LONGARAY, Elisabete Andrade. Globalização, anti-imperialismo e o ensino de inglês na era pós-moderna Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras. Porto Alegre-RS, 2009.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida Garcia. Tendências Atuais da Pesquisa em Linguística Aplicada. Anais do 5º Seminário de Pesquisas em Linguística Aplicada. SePLA. Taubaté: Unitau, 2009.
LUFT, Celso Pedro. Minidicionário Luft. Editora Ática. 12 ed., 1996.
MASSINI-CAGLIARI, Gladis. Language Policy in Brazil: monolingualism and linguistic prejudice. Language Policy, v. 3, n. 23, Kluwer Academic Publishers, 2004.
MCGROARTY, Mary. The political matrix of linguistic ideologies. In: SPOLSKY, Bernard; HULT, Francis M. (Org.). The Handbook of Educational Linguistics Wiley-Blackwell, 2008. p. 98-112.
MESTHRIE, Rajend. Sociolinguistics and Sociology of Language. In: SPOLSKY, Bernard; HULT, Francis M. (Org.). The Handbook of Educational Linguistics Wiley-Blackwell, 2008. p. 66-82.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Por uma linguística aplicada INdisciplinar São Paulo: Parábola Editorial. Lingua[gem],
RAJAGOPALAN, Kanavillil. South American Englishes. In: KACHRU, Braj B.; KACHRU, Yamuna; NELSON, Cecil L. The handbook of world Englishes Blackwell Publishing, 2006.
RYAN, Patricia. Don't insist on English! TED ideas worth spreading. 2010. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=tFX68SJs2-0>. Acesso em: 15 jun. 2013.
SCHLATTER, Margarete; GARCEZ, Pedro M. Treinamento ou Educação no Ensino de Língua: escolha metodológica ou política? In: MENEZES, V., DUTRA, D. P., MELLO, H. (Org.). Anais do VI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada: A Linguagem como Prática Social. Belo Horizonte, ALAB, 2001. p. 345-378.
SCHLATTER, Margarete; GARCEZ, Pedro M. Línguas adicionais na escola: aprendizagens colaborativas em inglês. Erechim: Edelbra, 2012.
SCHLATTER, Margarete. O ensino de leitura em língua estrangeira na escola: uma proposta de letramento. Calidoscópio, v. 7, n. 1, p.11-23. 2009.
SHIN, Hyunjung; KUBOTA, Ryuko. Post-colonialism and Globalization in Language Education. In: SPOLSKY, Bernard; HULT, Francis M. (Org.). The Handbook of Educational Linguistics Wiley-Blackwell, 2008. p. 206-218
SPOLSKY, Bernard; HULT, Francis M. The Handbook of Educational Linguistics. Wiley-Blackwell, 2008. p. 53-65
SPOLSKY, Bernard. Introduction: What is Educational Linguistics? In: SPOLSKY, Bernard; HULT, Francis M. (Org.) The Handbook of Educational Linguistics Wiley-Blackwell. 2008. p. 1-9.
SPOLSKY, Bernard. Language Policy. Procedings of the 4th International Symposium on bilingualism. Ed. James Cohen, Kara T. McAlister, Kellie Rolstad, and Jeff MacSwan. Somerville, MA: Cascadilla Press, 2005. p. 2152-2164.
SPOLSKY, Bernard. The Navajo Reading Study: an illustration of the scope and nature of educational linguistics. In: QUISTGAARD, J.; SCHWARZ, H.; SPONG-HANSSEN, H. (Ed.). Applied Linguistics: Problems and Solutions: Proceedings of the Third Congress on Applied Linguistics, Copenhagen, 1972. v. 3, p. 553-565. Heidelberg: Julius Gros Verlag. 1974b.
VAN LIER, Leo. Ecological-Semiotic Perspectives on Educational Linguistics. In: Spolsky, Bernard e Hult, Francis M. (Org.). The Handbook of Educational Linguistics Wiley-Blackwell, 2008. p. 1-9.
VANDRESEN, Paulino. Tarefas da Sociolinguística no Brasil. Revista de Cultura Vozes, v. LXVIII, n. 8, 1973, p. 5-11. 1973.
WIDDOWSON, Henry G. Defining Issues in English Language Teaching. Oxford: OUP, 2003.
ZILLES, Ana M. S. e FARACO, Carlos A. As tarefas da sociolinguística no Brasil: balanço e perspectivas. In: Gorski, Edair M. e Coelho, Izete L. (Org.). Sociolinguística e ensino - Contribuições para a formação do professor de língua. Florianópolis: Ed. UFSC, 2006. p. 23-52.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Débora Balsemão Oss

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


