Educação linguística e formação de professores de inglês
Parole chiave:
linguística educacional, educação linguística, formação de professores de línguasAbstract
Este artigo parte da necessidade de compreender mais aprofundadamente os aspectos relacionados à educação linguística, suas origens e suas aplicações na formação de professores de inglês. Ao partir da premissa de que o tema é pouco explorado nos programas de ensino que visam à preparação para a carreira docente, propôs-se o presente estudo, que contou com a colaboração de 28 professores licenciados em Letras, com experiência ou com formação no ensino de língua inglesa, ou que atuam como docentes de línguas ou que tenham pós-graduação na área do ensino de línguas (mestres ou doutores). Os objetivos específicos do estudo - (i) detectar se o conceito de Linguística Educacional fez parte da formação dos professores para, então, (ii) propor uma reflexão acerca das práticas formativas relacionadas à educação linguística dos futuros docentes de línguas, particularmente de professores de inglês - foram alcançados a partir da análise dos resultados dos dados e da revisão bibliográfica que refere à Linguística Educacional, subárea da Linguística Aplicada que dá conta das questões relacionadas à educação linguística.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AMARAL, Luís Centeno do; DUARTE, Nóris Eunice W. P. O professor de língua portuguesa moderno e o discurso escolar anacrônico. Calidoscópio v. 5, n. 1, p. 15-18, São Leopoldo, jan./abr., 2007.
ASSIS-PETERSON, Ana Antônia; COX, Maria Inês Pagliarini. Inglês em tempos de globalização: para além do bem e do mal. Calidoscópio v. 5, n. 1. p. 5-14. São Leopoldo, jan./abr. 2007.
BAGNO, Marcos; RANGEL, Egon. Tarefas da educação linguística no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 5, p. 63-82. 2005.
BARTELS, Nat. Applied Linguistics and Language Teacher Education Boston: Springer. 2005.
BLOCK, David. Globalization and language teaching. ELT Journal v. 58, n. 1. Oxford University Press, jan., 2004.
BOLITHO, Rod. Language Awareness in the English classroom. English Teaching Professional. Pavillion, (6). p. 3-6, 1998.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, v. 1, p. 239, 2006.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais, códigos e suas tecnologias. Língua estrangeira moderna. Brasília: MEC, p 49-63, 1999.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ - Ensino Médio, Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC-SEMTEC, 2002.
CAVALCANTI, Marilda C. A propósito de Linguística Aplicada. Trabalhos de Linguística Aplicada n. 7. p. 5-12, 1986.
COX, Maria Inês Pagliarini; ASSIS-PETERSON, Ana Antônia. O drama do ensino de inglês na escola pública brasileira. In: ASSIS-PETERSON, Ana Antônia (Org.). Línguas estrangeiras: para além do método São Carlos: Pedro & Joao Editores. Cuiabá: EdUFMT, 2008
FARACO, Carlos Alberto. Guerras em torno da língua: questões de política linguística. In: FARACO, Carlos Alberto (Org.). Estrangeirismos: guerras em torno da língua. São Paulo: Parábola, 2007.
GARCEZ, Pedro M. Educação Linguística como conceito para a formação de profissionais de língua estrangeira. In: Laura Masello (Org.). Portugués Lengua Segunda y Extranjera en el Uruguay. Montevideo: Universidad de la República/Departamento de Publicaciones, 2008. p. 51-57.
HUDSON, Richard. Linguistic Theory. In: SPOLSKY, Bernard; HULT, Francis M. (Org.). The Handbook of Educational Linguistics Wiley-Blackwell, 2008. p.53-65.
JUDD, Elliot L.; TAN, Lihua; WALBERG, Herbert J. Teaching additional languages. UNESCO. International Academy of Education. International Bureau of Education, 2003.
KACHRU, Braj B.; KACHRU, Yamuna; NELSON, Cecil L. The handbook of world Englishes. Blackwell Publishing, 2006.
LO BIANCO, Joseph. Educational Linguistics and Education Systems. In: SPOLSKY, Bernard; HULT, Francis M. (Org.). The Handbook of Educational Linguistics Wiley-Blackwell, 2008. p. 113-126.
LONGARAY, Elisabete Andrade. Globalização, anti-imperialismo e o ensino de inglês na era pós-moderna Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras. Porto Alegre-RS, 2009.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida Garcia. Tendências Atuais da Pesquisa em Linguística Aplicada. Anais do 5º Seminário de Pesquisas em Linguística Aplicada. SePLA. Taubaté: Unitau, 2009.
LUFT, Celso Pedro. Minidicionário Luft. Editora Ática. 12 ed., 1996.
MASSINI-CAGLIARI, Gladis. Language Policy in Brazil: monolingualism and linguistic prejudice. Language Policy, v. 3, n. 23, Kluwer Academic Publishers, 2004.
MCGROARTY, Mary. The political matrix of linguistic ideologies. In: SPOLSKY, Bernard; HULT, Francis M. (Org.). The Handbook of Educational Linguistics Wiley-Blackwell, 2008. p. 98-112.
MESTHRIE, Rajend. Sociolinguistics and Sociology of Language. In: SPOLSKY, Bernard; HULT, Francis M. (Org.). The Handbook of Educational Linguistics Wiley-Blackwell, 2008. p. 66-82.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Por uma linguística aplicada INdisciplinar São Paulo: Parábola Editorial. Lingua[gem],
RAJAGOPALAN, Kanavillil. South American Englishes. In: KACHRU, Braj B.; KACHRU, Yamuna; NELSON, Cecil L. The handbook of world Englishes Blackwell Publishing, 2006.
RYAN, Patricia. Don't insist on English! TED ideas worth spreading. 2010. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=tFX68SJs2-0>. Acesso em: 15 jun. 2013.
SCHLATTER, Margarete; GARCEZ, Pedro M. Treinamento ou Educação no Ensino de Língua: escolha metodológica ou política? In: MENEZES, V., DUTRA, D. P., MELLO, H. (Org.). Anais do VI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada: A Linguagem como Prática Social. Belo Horizonte, ALAB, 2001. p. 345-378.
SCHLATTER, Margarete; GARCEZ, Pedro M. Línguas adicionais na escola: aprendizagens colaborativas em inglês. Erechim: Edelbra, 2012.
SCHLATTER, Margarete. O ensino de leitura em língua estrangeira na escola: uma proposta de letramento. Calidoscópio, v. 7, n. 1, p.11-23. 2009.
SHIN, Hyunjung; KUBOTA, Ryuko. Post-colonialism and Globalization in Language Education. In: SPOLSKY, Bernard; HULT, Francis M. (Org.). The Handbook of Educational Linguistics Wiley-Blackwell, 2008. p. 206-218
SPOLSKY, Bernard; HULT, Francis M. The Handbook of Educational Linguistics. Wiley-Blackwell, 2008. p. 53-65
SPOLSKY, Bernard. Introduction: What is Educational Linguistics? In: SPOLSKY, Bernard; HULT, Francis M. (Org.) The Handbook of Educational Linguistics Wiley-Blackwell. 2008. p. 1-9.
SPOLSKY, Bernard. Language Policy. Procedings of the 4th International Symposium on bilingualism. Ed. James Cohen, Kara T. McAlister, Kellie Rolstad, and Jeff MacSwan. Somerville, MA: Cascadilla Press, 2005. p. 2152-2164.
SPOLSKY, Bernard. The Navajo Reading Study: an illustration of the scope and nature of educational linguistics. In: QUISTGAARD, J.; SCHWARZ, H.; SPONG-HANSSEN, H. (Ed.). Applied Linguistics: Problems and Solutions: Proceedings of the Third Congress on Applied Linguistics, Copenhagen, 1972. v. 3, p. 553-565. Heidelberg: Julius Gros Verlag. 1974b.
VAN LIER, Leo. Ecological-Semiotic Perspectives on Educational Linguistics. In: Spolsky, Bernard e Hult, Francis M. (Org.). The Handbook of Educational Linguistics Wiley-Blackwell, 2008. p. 1-9.
VANDRESEN, Paulino. Tarefas da Sociolinguística no Brasil. Revista de Cultura Vozes, v. LXVIII, n. 8, 1973, p. 5-11. 1973.
WIDDOWSON, Henry G. Defining Issues in English Language Teaching. Oxford: OUP, 2003.
ZILLES, Ana M. S. e FARACO, Carlos A. As tarefas da sociolinguística no Brasil: balanço e perspectivas. In: Gorski, Edair M. e Coelho, Izete L. (Org.). Sociolinguística e ensino - Contribuições para a formação do professor de língua. Florianópolis: Ed. UFSC, 2006. p. 23-52.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2013 Débora Balsemão Oss

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


