A avaliação de proficiência em português língua estrangeira
o exame CELPE-Bras
Resumen
Neste artigo apresentamos o perfil do exame de proficiência em Língua Portuguesa, instituído pela Secretaria de Educação Superior (SESu) do MEC, denominado CELPE-Bras. Trata-se da proposta oficial brasileira que permite efetuar exames de Português Língua Estrangeira (PLE) em qualquer parte do mundo, desde que exista um Centro reconhecido e credenciado pelo MEC. O exame, de natureza comunicativa, é uma proposta inovadora. Em nossa exposição, apresentaremos o objetivo, a natureza e o formato do exame; abordaremos os textos selecionados e os níveis de certificação instituídos; trataremos da crescente demanda ao exame e da nossa preocupação com o efeito retroativo do CELPE-Bras no ensino de PLE no Brasil e no exterior.
Descargas
Referencias
DELL' ISOLA, Regina. Português para estrangeiros: do texto ao texto. In: III Seminário da Sociedade Internacional de Português LE. Anais... Niterói: Ed.UFF, 1997, v. 1, n. 3, p. 33-39.
DELL' ISOLA, Regina. Aprendendo português no Brasil - o comunicativo e o estrutural nas aulas de língua portuguesa para estrangeiros. Boletim do Centro de Estudos Portugueses. Belo Horizonte: Faculdade de Letras/ UFMG, 1997, v. 17, n. 21, p.99-113.
DELL' ISOLA, Regina. A construção do sentido durante a leitura em PLE. In: JÚDICE, N. (Org.) Português Língua Estrangeira: leitura produção e avaliação de textos. Niterói: Intertexto, 2000. p. 37-45.
DELL' ISOLA, R. Léxico, contexto e o processamento da leitura em língua estrangeira. In: MENDES, E. A. M; OLIVEIRA, P. M. C.; BEN IBLER, V. (Org.), O novo milênio: interfaces lingüísticas e literárias. Belo Horizonte: UFMG/ FALE, 2001. p. 179-189.
JÚDICE,N. Imagens do Brasil: uma experiência com leitura/produção de textos no ensino de português língua-estrangeira. Cadernos do Centro de Línguas da Universidade de São Paulo, n. 1, p. 11-31, 1997.
JÚDICE, N. (Org.), Português Língua Estrangeira: leitura produção e avaliação de textos. Niterói: Intertexto, 2000.
JÚDICE, N.; DELL' ISOLA , R. L. R de Português – passaporte para novos mundos. Boletim do Centro de Estudos Portugueses. FALE/UFMG jan. jun., v. 20, n. 26, p. 255-272, 2000.
JÚDICE, N.; AMORIM, R; FIGUEIREDO, S.H. O cartum como mediador em atividades de produção textual em português língua- estrangeira. II CONGRESSO DA SIPLE. Anais... Rio de Janeiro: PUC, 2000.
JÚDICE,N. Avaliação: um instrumento de diálogo. Palavras, n.19. Primavera de 2001a. Lisboa, p.41-51.
JÚDICE, N. Do texto do aprendiz aos testes de proficiência em PLE: avaliação e interlocução. In: MENDES,E.A.M; OLIVEIRA, P.M.C.; BENIBLER, V. (Org.), O novo milênio: interfaces lingüísticas e literárias. Belo Horizonte: UFMG/ FALE, 2001b. p. 169-178.
JÚDICE, N. O texto como espaço de interlocução em exames de proficiência. In: CDRom do VI Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada. ALAB/FALE/UFMG, 2002.
SCARAMUCCI, M.V.R. O projeto CELPE-Bras no âmbito do Mercosul: contribuições para uma definição de proficiência comunicativa. In: ALMEIDA FILHO, J.C. (Org.), Português para Estrangeiros: Interface com o Espanhol. Campinas: Pontes, 1995. p. 77-90.
SCARAMUCCI, M. V. R. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS). Agenda Internacional 34 (Boletim Informativo da Coordenadoria de Relações Internacionais da Unicamp), 1998.
SCARAMUCCI, M. V. R. CELPE-BRAS: um exame comunicativo. In: CUNHA, M. J. E. P. SANTOS (Orgs.) Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros. Editora da Universidade de Brasília, Brasília, DF, 1999 a: p.75-81.
SCARAMUCCI, M. V. R. Vestibular e ensino de língua estrangeira (Inglês) em uma escola pública. Trabalhos em Lingüística Aplicada 34. Campinas: Unicamp, 1999 b, p.7-29.
SCARAMUCCI, M. V. R Proficiência em língua estrangeira: considerações terminológicas e conceituais. Trabalhos em Lingüística Aplicada 36. Campinas: Unicamp, 2000. p. 11-22.
SCHLATTER, M. CELPE-Bras: Certificado de língua portuguesa para estrangeiros – Breve histórico. In: CUNHA, M. J. E P. SANTOS (Orgs.) Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros. Brasilia: Editora da Universidade de Brasília, 1999. p. 97 - 104.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


