Feedback to Grammar Mistakes in EFL Classes
A Case Study
Resumen
Este artigo reporta a análise da correção de erros gramaticais de duas turmas de inglês como língua estrangeira (LE) e como os alunos avaliam esse tipo de correção. Os dados são provenientes de transcrições de dez aulas de dois grupos de alunos de nível pré-intermediário, totalizando 7,5 horas de observação em cada grupo. A mesma professora lecionava para os dois grupos analisados e através de um questionário respondido pelos alunos foi possível observar as suas crenças com relação aos procedimentos de correção. A análise foi feita sob uma perspectiva sócio-cultural e revela que (1) correção explícita de erros é o tipo de estratégia de correção mais freqüentemente utilizada, e (2) os alunos gostam de ser corrigidos e consideram a correção importantíssima para o desenvolvimento de suas habilidades lingüísticas.
Descargas
Referencias
ADAIR-HAUCK, B.; DONATO, R.. Foreign language explanations within the zone of proximal development. Canadian Modern Language Review, v. 3, n. 50, p. 532-557, 1994.
ANTÓN, M. The discourse of the learner-centered classroom: sociocultural perspectives on teacher-learner interaction in the second language classroom. The Modern Language Journal, n. 83, p. 303-318, 1999.
CHAUDRON, C. A descriptive model of discourse in the corrective treatment of learners' errors. Language Learning, v. 1, n. 27, p. 29-46, 1976.
DONATO, R.; ADAIR-HAUCK, B. Discourse perspectives on formal instruction. Language Awareness, v. 2, n. 1, p. 73-89, 1992.
DONATO, R. Collective scaffolding in second language learning. In: LANTOLF, J.; APPEL, G. (Ed.). Vygostkian approaches to second language research. Norwood, NJ: Ablex, 1994, p. 33-53.
ELLIS, R. Formal instruction and SLA. The Study of Second Language Acquisition, n. 14, p. 611-663, 1994.
HAMMOND, R. M. Foreign accent and phonetic interference: the application of linguistic research to the teaching of second language pronunciation. In: ECKMAN, R.; HIGHLAND, D.; LEE, P. W.; MILEHAM, J.; WEBER, R. R. (Ed.). Second language acquisition theory and pedagogy. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 1995, p. 293-303.
LYSTER, R. Negotiation of form, recasts, and explicit correction in relation to error types and learner repair in immersion classrooms. Language Learning, v. 2, n. 48, 183-218, 1998.
ROBERTS, M. A. Awareness and efficacy of error correction. In SCHMIDT, R (Ed.). Attention and awareness in foreign language learning. Honolulu, Hawai'i: University of Hawai'i, 1995, p. 163-182.
SWAIN, M. Three functions of output in second language learning. In: COOK, G.; SEIDLHOFER, B. (Ed.). Principle & practice in applied linguistics: Studies in honor of H. G. Widdowson. Oxford: Oxford University Press, 1995, p. 125-144.
TSUI, A .B. M. Classroom interaction. Penguin English Applied Linguistics, 1995, 123p.
WOOD, D.; BRUNER, J. S.; ROSS, G. The role of tutoring in problem solving. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 17, 89-100, 1976.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


