Investigating the Inter-Relationships Between Beliefs, Autonomy, and Motivation in the Context of Foreign Language Learning/Teaching

Auteurs

  • Maria Letícia Galizzi da Luz Moreira UFMG ##default.groups.name.author##
  • Fábio Alves UFMG ##default.groups.name.author##

Résumé

A pesquisa tratada no artigo tem como objetivo identificar as crenças de professores e alunos de inglês da rede escolar municipal de Belo Horizonte sobre cinco temas principais, a saber: a aptidão para a aprendizagem de línguas estrangeiras, o grau de dificuldade do idioma, a natureza da aprendizagem de línguas, as estratégias de aprendizagem e o grau de autonomia e motivação dos alunos. Os resultados obtidos nos permitiram verificar que as crenças de alunos e professores são relativamente semelhantes no que diz respeito à natureza e ao grau de dificuldade que a língua apresenta, à noção de aptidão para a aprendizagem de línguas e até mesmo em relação às estratégias de aprendizagem utilizadas em sala. No entanto, diferem consideravelmente no que se refere à visão que ambos têm do aluno.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BARCELOS, A. M. F. A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos formados em Letras. 1995. Dissertação (Mestrado) – UNICAMP, Campinas. (Inédita)

CARVALHO, V.C.P.S. A aprendizagem de língua estrangeira sob a ótica de alunos de Letras: crenças e mitos. 2000. Dissertação (Mestrado) UFMG, Belo Horizonte. (Inédita)

COTERALL, S. Readiness for autonomy: investigating learner beliefs. System v. 23, n. 2, p. 195-205, 1995.

DALACORTE, M.C.F. A participação dos aprendizes na interação em sala de aula de inglês: um estudo de caso. 1999. Tese (Doutorado) UFMG, Belo Horizonte. (Inédita).

GREMMO, M.-J.; RILEY, P. Autonomy, self-direction and access in language teaching and learning: the history of an idea. System, v. 23, n. 2, p. 151-164, 1995.

HORWITZ, E.K. Using student beliefs about language learning and teaching in the foreign school method's course. Foreign language annals, v. 18, n.4, p.333-340, 1985.

HORWITZ, E.K. Surveying student beliefs about language learning. In: WENDEN, A. et al. Learner strategies in language learning. New York: Prentice Hall. 1987. p. 119-129.

LIU, J. Non-native English speaking professionals in TESOL. TESOL Quarterly, v. 33, n. 1, p. 85-101, 1999.

MEDGYES, P. The non-native teacher. London: MEP Monographs, 1994.

MOITA LOPES, L.P. Oficina de lingüística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

PAIVA, V.L.M.O.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H.; LEFFA, V. J. Repensando o curso de letras: habilitação em língua estrangeira. Anais da 49ª Reunião Anual da SBPC. 1997, p. 266-272.

PAIVA, V.L.M.O. A identidade do professor de inglês. Revista da APLIEMGE, v. 1. p. 9-17, 1997.

Téléchargements

Publiée

2012-02-11

Numéro

Rubrique

Número temático – Formação de professores (lançamento em 2004)