Kd o portugues dk gnt??? :-D

O blog, a gramática e o professor

Auteurs

  • Eliana Maria Severino Donaio Ruiz USF ##default.groups.name.author##

Résumé

Com o objetivo de subsidiar a prática de análise lingüística por professores de língua portuguesa, este trabalho busca compreender, sob a ótica sociointeracionista, como se dá a sistematização dos recursos lingüísticos na construção de um gênero textual emergente: o blog. O corpus é formado por textos coletados de diários on-line disponíveis na internet no mês de março de 2004. Por ser própria de um ambiente marcado dentro do universo virtual da internet, e por ser de apropriação de um grupo predominantemente jovem, a linguagem do blog mostra-se na fronteira entre a fala e a escrita, apresentando marcas que refletem o quanto as escolhas gramaticais, lexicais e semânticas do internauta são motivadas pelo contexto situacional em que é produzida. O entendimento desse processo pode auxiliar o professor de língua a tomar posição diante das interferências da escrita virtual na escrita escolar de seus alunos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ARBORETS. Disponível em http://www.arborets.blogger.com.br/. Acesso em 26 de março de 2004.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. 421 p.

BARROS, D. L. P. de. Entre a fala e a escrita: algumas reflexões sobre as posições intermediárias. In: PRETI, D. (Org.). Fala e escrita em questão. São Paulo: Humanitas, FFLCH, USP, 2000.

BERNARDES, A. S.; VIEIRA, P. M. T. No discurso produzido em salas de bate-papo na internet, a descoberta de um espaço de produção de linguagem. [2002? ]. Mimeografado.

BRAGA, D. B. A constituição híbrida da escrita na internet: a linguagem nas salas de bate-papo e na construção dos hipertextos. In: Leitura: teoria e prática. Campinas, SP: Mercado de Letras, n. 18, 1999. p. 23-29.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares nacionais de língua portuguesa - 1º. e 2º. ciclos. Brasília: Secretaria da Educação Fundamental, 1997.

BRASIL. Guia dos livros didáticos: 5ª a 8ª. séries. Brasília: Ministério da Educação, 2003.

BURUNINHO. Disponível em http://www.buruninho.blogger.com.br/. Acesso em 26 de março de 2004.

CRYSTAL, D. Language and the Internet. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

DISTANTE DO MUNDO REAL. Disponível em http://www.pinblogger.weblogger.terra.com.br/. Acesso em 02 de abril de 2004.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. Londres: Edward Arnold, 1985.

HALLIDAY, M. A. K. Literacy and lingguistics: a functional perspective. In: HASAN, R.; WILLIAMS, G. (Org.). Literacy in society. London/New York: Longman, 1996. p. 1339-1376.

KA. Disponível em http://www.ka_blog2.blogger.com.br/. Acesso em 26 de março de 2004.

KOMESU, F. C. A escrita das páginas eletrônicas pessoais da internet: a relação autor-herói/leitor. 2001. 131f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - IEL-Unicamp.

LISBÔA, R. qm entende essa =P?. Folha de S. Paulo, São Paulo, 1 set. 2003. Suplemento Folhateen, p. 1.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais emergentes e atividades lingüísticas no contexto da tecnologia digital. In: Anais... GEL – Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, USP – Universidade de São Paulo, 23-25, mai., 2002.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. dos S. (Org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentidos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. (No prelo).

NAUFRAGAS. Disponível em http://naufragas.blog.uol.com.br/. Acesso em 02 de abril de 2004.

NEVES, M. H. de M. A Gramática Funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997. 160 p.

NOIADAS. Disponível em http://www.noiadas4e.weblogger.terra.com.br/. Acesso em 26 de março de 2004.

PRIMERA CONFERENCIA REGIONAL LATINO-AMERICANA DE LINGÜÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. 2004. Mendoza. La Lingüística Sistêmico-Funcional, la Lengua y la Educación. Evento anual realizado pela Universidad Nacional de Cuyo. 8-10 abril.

RUIZ, E. M. S. D. Como se corrige redação na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2001. 247 p. (Coleção Idéias sobre Linguagem).

RUIZ, E. M. S. D.; PENTEADO, A. E. de A. Os instrumentos de avaliação do professor. In: SIGNORINI, I. et al. Metodologias de ensino de língua portuguesa no Ciclo II do Ensino Fundamental. Teia do Saber. Pró-Reitoria de Extensão/Unicamp/SEE, 2004. No prelo.

SIGNORINI, I. et al. Metodologias de ensino de língua portuguesa no Ciclo II do Ensino Fundamental. Teia do Saber. Pró-Reitoria de Extensão/Unicamp/SEE, 2004. No prelo.

XAVIER, A. C. Hipertexto e intertextualidade. In: MORATO, E.; BENTES, A. C.; LIMA, M. L. C. (Org.). Cadernos de Estudos Lingüísticos, 44. Campinas, SP: IEL-Unicamp, p. 281-290, 2003.

Téléchargements

Publiée

2012-02-11