Kd o portugues dk gnt??? :-D
O blog, a gramática e o professor
Resumo
Com o objetivo de subsidiar a prática de análise lingüística por professores de língua portuguesa, este trabalho busca compreender, sob a ótica sociointeracionista, como se dá a sistematização dos recursos lingüísticos na construção de um gênero textual emergente: o blog. O corpus é formado por textos coletados de diários on-line disponíveis na internet no mês de março de 2004. Por ser própria de um ambiente marcado dentro do universo virtual da internet, e por ser de apropriação de um grupo predominantemente jovem, a linguagem do blog mostra-se na fronteira entre a fala e a escrita, apresentando marcas que refletem o quanto as escolhas gramaticais, lexicais e semânticas do internauta são motivadas pelo contexto situacional em que é produzida. O entendimento desse processo pode auxiliar o professor de língua a tomar posição diante das interferências da escrita virtual na escrita escolar de seus alunos.
Downloads
Referências
ARBORETS. Disponível em http://www.arborets.blogger.com.br/. Acesso em 26 de março de 2004.
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. 421 p.
BARROS, D. L. P. de. Entre a fala e a escrita: algumas reflexões sobre as posições intermediárias. In: PRETI, D. (Org.). Fala e escrita em questão. São Paulo: Humanitas, FFLCH, USP, 2000.
BERNARDES, A. S.; VIEIRA, P. M. T. No discurso produzido em salas de bate-papo na internet, a descoberta de um espaço de produção de linguagem. [2002? ]. Mimeografado.
BRAGA, D. B. A constituição híbrida da escrita na internet: a linguagem nas salas de bate-papo e na construção dos hipertextos. In: Leitura: teoria e prática. Campinas, SP: Mercado de Letras, n. 18, 1999. p. 23-29.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares nacionais de língua portuguesa - 1º. e 2º. ciclos. Brasília: Secretaria da Educação Fundamental, 1997.
BRASIL. Guia dos livros didáticos: 5ª a 8ª. séries. Brasília: Ministério da Educação, 2003.
BURUNINHO. Disponível em http://www.buruninho.blogger.com.br/. Acesso em 26 de março de 2004.
CRYSTAL, D. Language and the Internet. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
DISTANTE DO MUNDO REAL. Disponível em http://www.pinblogger.weblogger.terra.com.br/. Acesso em 02 de abril de 2004.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. Londres: Edward Arnold, 1985.
HALLIDAY, M. A. K. Literacy and lingguistics: a functional perspective. In: HASAN, R.; WILLIAMS, G. (Org.). Literacy in society. London/New York: Longman, 1996. p. 1339-1376.
KA. Disponível em http://www.ka_blog2.blogger.com.br/. Acesso em 26 de março de 2004.
KOMESU, F. C. A escrita das páginas eletrônicas pessoais da internet: a relação autor-herói/leitor. 2001. 131f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - IEL-Unicamp.
LISBÔA, R. qm entende essa =P?. Folha de S. Paulo, São Paulo, 1 set. 2003. Suplemento Folhateen, p. 1.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais emergentes e atividades lingüísticas no contexto da tecnologia digital. In: Anais... GEL – Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, USP – Universidade de São Paulo, 23-25, mai., 2002.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. dos S. (Org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentidos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. (No prelo).
NAUFRAGAS. Disponível em http://naufragas.blog.uol.com.br/. Acesso em 02 de abril de 2004.
NEVES, M. H. de M. A Gramática Funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997. 160 p.
NOIADAS. Disponível em http://www.noiadas4e.weblogger.terra.com.br/. Acesso em 26 de março de 2004.
PRIMERA CONFERENCIA REGIONAL LATINO-AMERICANA DE LINGÜÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. 2004. Mendoza. La Lingüística Sistêmico-Funcional, la Lengua y la Educación. Evento anual realizado pela Universidad Nacional de Cuyo. 8-10 abril.
RUIZ, E. M. S. D. Como se corrige redação na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2001. 247 p. (Coleção Idéias sobre Linguagem).
RUIZ, E. M. S. D.; PENTEADO, A. E. de A. Os instrumentos de avaliação do professor. In: SIGNORINI, I. et al. Metodologias de ensino de língua portuguesa no Ciclo II do Ensino Fundamental. Teia do Saber. Pró-Reitoria de Extensão/Unicamp/SEE, 2004. No prelo.
SIGNORINI, I. et al. Metodologias de ensino de língua portuguesa no Ciclo II do Ensino Fundamental. Teia do Saber. Pró-Reitoria de Extensão/Unicamp/SEE, 2004. No prelo.
XAVIER, A. C. Hipertexto e intertextualidade. In: MORATO, E.; BENTES, A. C.; LIMA, M. L. C. (Org.). Cadernos de Estudos Lingüísticos, 44. Campinas, SP: IEL-Unicamp, p. 281-290, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


