Transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade

uma análise histórica e social

Autores/as

  • Rita Signor UFSC ##default.groups.name.author##

Palabras clave:

TDAH, patologização da educação, subjetividade, aprendizagem

Resumen

O objetivo deste artigo é refletir sobre o processo de patologização da educação por meio de análise de caso de uma menina com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Os resultados apontam que os discursos que se instauram em torno do aluno considerado hiperativo/desatento terminam por comprometer sua subjetividade e aprendizagem, uma vez que ele passa a internalizar parte das percepções de seu grupo de convivência. Assumindo os postulados de Vygotsky (1984), de que as funções cognitivas se formam na vigência da intersubjetividade, e os de Bakhtin (2006), de que construímos nossa autoimagem em meio ao olhar do outro, somos levados a concluir que a criança não nasce TDAH, mas que pode manifestar sinais de desatenção/hiperatividade a depender da qualidade das interações sociais em que está inserida.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem São Paulo: HUCITEC, 2006.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M .O Freudismo São Paulo: Perspectiva, 2009.

BARKLEY, R. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: manual para diagnóstico e tratamento. Porto Alegre: Artmed, 2006.

CONNOR, D. F. Outros medicamentos. In: BARKLEY, R. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: manual para diagnóstico e tratamento. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 670-690.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir Petrópolis: Vozes, 2009.

FREITAS, M. T. Bakhtin e a psicologia. In: FARACO, C. A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. (Org.). Diálogos com Bakhtin Curitiba: Editora UFPR, 2007, p. 141-160.

KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: ______. Os significados do letramento Campinas: Mercado de Letras, 2008, p. 15-64.

LURIA, A. R. Vygotsky. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem São Paulo: Ícone, 1988, p. 21-37.

LURIA, A. R. Curso de psicologia geral. Volume III. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

MOYSÉS, M. A. A institucionalização invisível: crianças-que-não-aprendem-na-escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2001.

ROHDE, L.; MATTOS, P. Princípios e práticas em TDAH Porto Alegre: Artmed, 2003.

SILVA, M. L. Q. Desempenho em leitura e escrita de alunos com diagnóstico de TDAH Mestrado em Educação. Curitiba: UFPR, 2006.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica São Paulo: Martins Fontes, 2010.

WAJNSZTEJN, R. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e suas implicações no processo de aprendizagem. Curso de curta duração. CEFAC, 2012.

Publicado

27-12-2013