Transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade
uma análise histórica e social
Palabras clave:
TDAH, patologização da educação, subjetividade, aprendizagemResumen
O objetivo deste artigo é refletir sobre o processo de patologização da educação por meio de análise de caso de uma menina com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Os resultados apontam que os discursos que se instauram em torno do aluno considerado hiperativo/desatento terminam por comprometer sua subjetividade e aprendizagem, uma vez que ele passa a internalizar parte das percepções de seu grupo de convivência. Assumindo os postulados de Vygotsky (1984), de que as funções cognitivas se formam na vigência da intersubjetividade, e os de Bakhtin (2006), de que construímos nossa autoimagem em meio ao olhar do outro, somos levados a concluir que a criança não nasce TDAH, mas que pode manifestar sinais de desatenção/hiperatividade a depender da qualidade das interações sociais em que está inserida.
Descargas
Referencias
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem São Paulo: HUCITEC, 2006.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, M .O Freudismo São Paulo: Perspectiva, 2009.
BARKLEY, R. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: manual para diagnóstico e tratamento. Porto Alegre: Artmed, 2006.
CONNOR, D. F. Outros medicamentos. In: BARKLEY, R. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: manual para diagnóstico e tratamento. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 670-690.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir Petrópolis: Vozes, 2009.
FREITAS, M. T. Bakhtin e a psicologia. In: FARACO, C. A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. (Org.). Diálogos com Bakhtin Curitiba: Editora UFPR, 2007, p. 141-160.
KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: ______. Os significados do letramento Campinas: Mercado de Letras, 2008, p. 15-64.
LURIA, A. R. Vygotsky. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem São Paulo: Ícone, 1988, p. 21-37.
LURIA, A. R. Curso de psicologia geral. Volume III. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
MOYSÉS, M. A. A institucionalização invisível: crianças-que-não-aprendem-na-escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2001.
ROHDE, L.; MATTOS, P. Princípios e práticas em TDAH Porto Alegre: Artmed, 2003.
SILVA, M. L. Q. Desempenho em leitura e escrita de alunos com diagnóstico de TDAH Mestrado em Educação. Curitiba: UFPR, 2006.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica São Paulo: Martins Fontes, 2010.
WAJNSZTEJN, R. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e suas implicações no processo de aprendizagem. Curso de curta duração. CEFAC, 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


