Interações imagem-texto
uma análise de composições multimodais instrucionais
Parole chiave:
interação imagem-texto, relações lógico-semânticasAbstract
Neste estudo, analisamos composições multimodais instrucionais em um contexto específico de ensino a distância com o objetivo de lançar luzes sobre como os processos de interação entre os modos de expressão visual e escrito se delineiam no contexto escolhido. Para isso, escolhemos a perspectiva das relações de status e lógico-semânticas desenvolvidas por Martinec e Salway e levamos em consideração também as interações semióticas delineadas por Roland Barthes. Foi escolhida como objeto de análise uma disciplina de um curso de Licenciatura em Letras - modalidade a distância. A disciplina tem como objetivo principal o desenvolvimento das habilidades orais (audição e fala) e o desenvolvimento de aspectos da escrita ligados ao conteúdo estudado. Os resultados preliminares mostraram que a teoria de análise dessas interações proposta por esses autores tem muito a oferecer a nós, professores, na tarefa de ajudar os alunos no esclarecimento de como as interações entre os modos semióticos se constituem. Percebemos também que o potencial de contribuição para o aprendizado que pode ser oferecido por cada modo precisa ser mais bem compreendido para que possamos facilitar o processo de letramento de nossos aprendizes em composições multimodais.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANSTEY, M.; BULL, G. Defining multiliteracies: teaching and learning multiliteracies: changing times changing literacies. Newark: International Reading Association, 2006.
BARTHES, R. Image, music and text. London: Fontana, 1967.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
HALLIDAY, M. A. K. Language as a social semiotic. London: Edward Arnold, 1978.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold , 1985.
HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Cohesion in english. London: Longman Group Limited, 1976.
HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context and text: aspects of language in a social semiotic perspectiveOxford: Oxford University Press, 1989.
JEWITT. C. The Routledge handbook of multimodal analysis London: Routledge, 2011.
KRESS, G. Multimodality: a social semiotic appoach. New York: Routedge, 2010.
KRESS, G. What is mode? In: JEWITT, C. The Routledge handbook of multimodal analysis . London: Routledge , 2011. p. 54-67.
KRESS, G.; LEEUWEN, T. van. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge , 1996/2006.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The Modes and Media of Contemporary Communication. London: Arnold, 2010.
LEEUWEN, T. van. Introducing social semiotics. London; New York: Routledge, 2005.
LEEUWEN, T. van. Multimodality. In: SIMPSON, J. (Ed.). The routledge handbook of applied linguistics. London; New York: Routledge , 2011. p. 668-682.
MARTINECR. Cohesion in actionSemiotica1201161-1801998
MARTINEC, R.; SALWAY, A. A system for image-text relations in new (and old) media. Visual Communication, v. 4, n. 3, p. 339-374, 2005.
ROTH, W. M.; POZZER-ARDENGHI, L.; HAN, J.-Y. Critical graphicacy: understanding visual representation practices in school science Dordrecht: Springer-Kluwer, 2005.
UNSWORTH, L. Image, text relations and intersemiosis: towards multimodal text description for multiliteracies education. In: 33RD INTERNATIONAL SYSTEMIC FUNCTIONAL CONGRESS PROCEEDING, 2006, São Paulo. Proceedings.. São Paulo: PUC, 2006.
UNSWORTH, L.; DALY, A. Analysis and comprehension of multimodal texts. Australian Journal of Language and Literacy, v. 34, n. 1, p. 61-80, 2011.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


