Interações imagem-texto
uma análise de composições multimodais instrucionais
Palavras-chave:
interação imagem-texto, relações lógico-semânticasResumo
Neste estudo, analisamos composições multimodais instrucionais em um contexto específico de ensino a distância com o objetivo de lançar luzes sobre como os processos de interação entre os modos de expressão visual e escrito se delineiam no contexto escolhido. Para isso, escolhemos a perspectiva das relações de status e lógico-semânticas desenvolvidas por Martinec e Salway e levamos em consideração também as interações semióticas delineadas por Roland Barthes. Foi escolhida como objeto de análise uma disciplina de um curso de Licenciatura em Letras - modalidade a distância. A disciplina tem como objetivo principal o desenvolvimento das habilidades orais (audição e fala) e o desenvolvimento de aspectos da escrita ligados ao conteúdo estudado. Os resultados preliminares mostraram que a teoria de análise dessas interações proposta por esses autores tem muito a oferecer a nós, professores, na tarefa de ajudar os alunos no esclarecimento de como as interações entre os modos semióticos se constituem. Percebemos também que o potencial de contribuição para o aprendizado que pode ser oferecido por cada modo precisa ser mais bem compreendido para que possamos facilitar o processo de letramento de nossos aprendizes em composições multimodais.
Downloads
Referências
ANSTEY, M.; BULL, G. Defining multiliteracies: teaching and learning multiliteracies: changing times changing literacies. Newark: International Reading Association, 2006.
BARTHES, R. Image, music and text. London: Fontana, 1967.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
HALLIDAY, M. A. K. Language as a social semiotic. London: Edward Arnold, 1978.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold , 1985.
HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Cohesion in english. London: Longman Group Limited, 1976.
HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context and text: aspects of language in a social semiotic perspectiveOxford: Oxford University Press, 1989.
JEWITT. C. The Routledge handbook of multimodal analysis London: Routledge, 2011.
KRESS, G. Multimodality: a social semiotic appoach. New York: Routedge, 2010.
KRESS, G. What is mode? In: JEWITT, C. The Routledge handbook of multimodal analysis . London: Routledge , 2011. p. 54-67.
KRESS, G.; LEEUWEN, T. van. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge , 1996/2006.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The Modes and Media of Contemporary Communication. London: Arnold, 2010.
LEEUWEN, T. van. Introducing social semiotics. London; New York: Routledge, 2005.
LEEUWEN, T. van. Multimodality. In: SIMPSON, J. (Ed.). The routledge handbook of applied linguistics. London; New York: Routledge , 2011. p. 668-682.
MARTINECR. Cohesion in actionSemiotica1201161-1801998
MARTINEC, R.; SALWAY, A. A system for image-text relations in new (and old) media. Visual Communication, v. 4, n. 3, p. 339-374, 2005.
ROTH, W. M.; POZZER-ARDENGHI, L.; HAN, J.-Y. Critical graphicacy: understanding visual representation practices in school science Dordrecht: Springer-Kluwer, 2005.
UNSWORTH, L. Image, text relations and intersemiosis: towards multimodal text description for multiliteracies education. In: 33RD INTERNATIONAL SYSTEMIC FUNCTIONAL CONGRESS PROCEEDING, 2006, São Paulo. Proceedings.. São Paulo: PUC, 2006.
UNSWORTH, L.; DALY, A. Analysis and comprehension of multimodal texts. Australian Journal of Language and Literacy, v. 34, n. 1, p. 61-80, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


