Protagonismo da linguagem

textos como agentes

Autores/as

  • Izabel Magalhães Universidade de Brasília ##default.groups.name.author##

Palabras clave:

protagonismo da linguagem, textos, mudança discursiva, ideologias linguísticas, ocupação de escolas

Resumen

Este artigo propõe discutir uma concepção social de linguagem em relação ao mundo contemporâneo, conceituando o protagonismo da linguagem e dos textos. A linguagem e os textos possuem uma força agenciadora, que atua por meio de agentes sociais. Textos protagonistas apresentam quatro características: o poder de produzir significados e evocar lembranças; a portabilidade no tempo, no espaço e no contexto; a durabilidade; e os efeitos causais, chamando atenção para determinados aspectos do mundo social e construindo identidades. Discute-se a relação entre linguagem e sociedade, examinando mudanças epistemológicas nos últimos cinquenta anos. A relação entre ideologias linguísticas e mudança discursiva é um pressuposto para a análise de dois textos que abordam a ocupação de escolas no país, em um macrocontexto de uma sociedade capitalista neoliberal.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ARCHER, M. Making our way through the world. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

AUSTIN, J. L. How to do things with words. Oxford: Oxford University Press, 1962.

BAGNO, M. Do galego ao brasileiro, passando pelo português: crioulização e ideologias linguísticas. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). O português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola, 2013. p. 319-338.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1979.

BARTON, D. Understanding textual practices in a changing world. In: BAYNHAM, M.; PRINSLOO, M. (Org.). The future of literacy studies. Houndmills: Palgrave Macmillan, 2009. p. 38-53.

BARTON, D.; PADMORE, S. Roles, networks and values in everyday writing. In: BARTON, D.; IVANIC, R. (Ed.). Writing in the community. Thousand Oaks: Sage, 1991. p. 58-77.

BARTON, D.; HAMILTON, M. Literacy, reification and the dynamics of social interaction. In: BARTON, D.; TUSTING, K. (Ed.). Beyond communities of practice: language, power and social context. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. p. 14-35.

BARTON, D.; PAPEN, U. (Org.). The anthropology of writing: understanding textually-mediated worlds. London: Continuum, 2010.

BHASKAR, R. Scientific realism and human emancipation. London: Verso, 1986.

BLOCK, D. Unpicking agency in sociolinguistic research with migrants. In: GARDNER, S.; MARTIN-JONES, M. Multilingualism, discourse and ethnography. Abingdon: Routledge, 2012. p. 47-60.

BLOMMAERT, J. Discourse. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

CAMPOS, A. M.; MEDEIROS, J.; RIBEIRO, M. M. Primavera secundarista: as ocupações se espalham… E as estratégias de repressão também. Le Monde Diplomatique Brasil, São Paulo, p. 4, 3 nov. 2016.

CHIAPELLO, E.; FAIRCLOUGH, N. Understanding the new management ideology: a transdisciplinary contribution from critical discourse analysis and new sociology of capitalism. Discourse & Society, Thousand Oaks, v. 13, n. 2, p. 185-208, 2002.

CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.

COLLIER, A. Critical realism. London: Verso, 1994.

CROSO, C. A MP n. 746 no contexto de privatização da educação regional e global. Le Monde Diplomatique Brasil, São Paulo, p. 7-8, nov. 2016.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: UnB, 2001a [2ª ed. 2016].

FAIRCLOUGH, N. The dialectics of discourse. Textus, Genoa, v. XIV, n. 2, p. 231-242, 2001b.

FAIRCLOUGH, N. A dialética do discurso. In: MAGALHÃES, I. (Org.). Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas: Mercado de Letras, 2012. p. 93-107.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. Abingdon: Routledge, 2003.

FAIRCLOUGH, N. Language and globalization. Abingdon: Routledge, 2006.

FAIRCLOUGH, N. Critical discourse analysis. 2. ed. Harlow: Pearson /Longman, 2010.

FARACO, C. A. Por uma pedagogia da variação linguística. In: CORREA, D. A. (Org.). A relevância social da linguística: linguagem, teoria e ensino. São Paulo: Parábola, 2007. p. 21-50.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Trad. de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 1996.

GAL, S.; IRVINE, J. The boundaries of languages and disciplines: how ideologies construct differences. Social Research, New York, v. 62, n. 4, p. 967-1001, 1995.

GRAMSCI, A. Selections from the prison notebooks. London: Lawrence & Wishart, 1971.

GUMPERZ, J. J. (Org.). Language and social identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1982.

HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic: the social interpretation of language and meaning. Baltimore: University Park Press, 1978.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 2. ed. London: Edward Arnold, 1994.

HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 9. ed. Trad. de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 2000.

HARVEY, D. Justice, nature and the geography of difference. London: Blackwell, 1996.

HELD, D. et al. Global transformations: politics, economics and culture. Cambridge: Polity, 1999.

HELLER, M. Language choice, social institutions and symbolic domination. Language in Society, Cambridge, v. 24, n. 3, p. 373-405, 1995.

HYMES, D. H. Models of the interaction of language and social life. In: GUMPERZ, J.; HYMES, D. (Org.). Directions in sociolinguistics: the ethnography of communication. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1972. p. 35-71.

JESSOP, B. The crisis of the national spatio-temporal fix and the ecological dominance of globalising capitalism. International Journal of Urban and Regional Research, Hoboken, v. 24, n. 2, p. 323-360, 2000.

KRESS, G. Multimodality. Abingdon: Routledge, 2010.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. Abingdon: Routledge, 1996.

LEÃO, R. F. Reforma autoritária e extemporânea do Ensino Médio: trabalhadores em educação resistem. Le Monde Diplomatique Brasil, São Paulo, nov. 2016, p. 5.

MAGALHÃES, I. Análisis crítico del discurso e ideología de género em la Constitución brasileña. In: BERARDI, L. (Org.). Análisis crítico del discurso: perspectivas latinoamericanas. Santiago: Frasis, 2003. p. 17-50.

MAGALHÃES, I. Gênero e discurso no Brasil. Discurso & Sociedad, Madrid, v. 3, n. 4, p. 714-737, 2009. Disponível em: https://goo.gl/5d2WoP >. Acesso em: 6 jan. 2017. » https://goo.gl/5d2WoP

MAGALHÃES, I. Análise de discurso crítica: questões e perspectivas para a América Latina. In: RESENDE, V. de M.; PEREIRA, F. H. (Org.). Práticas socioculturais e discurso: debates transdisciplinares. Covilhã: LabCom Books, 2010. p. 9-28.

MAGALHÃES, I. Agenciação e exclusão no atendimento educacional a estudantes com deficiência. In: PINTO, J. P.; FABRÍCIO, B. F. (Org.). Exclusão social e microrresistências: a centralidade das práticas discursivo-identitárias. Goiânia: Cânone Editorial, 2013, p. 355-368.

MAGALHÃES, I.; MARTINS, A. R.; RESENDE, V. M. Análise de discurso crítica: um método de pesquisa qualitativa. Brasília: UnB, 2017.

MARTIN-JONES, M.; GARDNER, S. Introduction: multilingualism, discourse and ethnography. In: GARDNER, S.; MARTIN-JONES, M. (Org.). Multilingualism, discourse and ethnography. Abingdon: Routledge, 2012. p. 1-15.

MARTINS, A. R. N. A polêmica construída: racismo e discurso da imprensa sobre a política de cotas para negros. 2011. 210 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Faculdade de Brasília, Brasília : Senado Federal, 2011.

MODELLI, L. Escolas ocupadas: garotas em luta. Caros Amigos, São Paulo, jan. 2016, p. 38-39.

MOITA LOPES, L. P. Ideologia linguística: como construir discursivamente o português no século XXI. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). O português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola, 2013. p. 18-52.

PENNYCOOK, A. Critical applied linguistics: a critical introduction. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2001.

PENNYCOOK, A. Language and mobility: unexpected places. Bristol: Multilingual Matters, 2012.

RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.

RAMALHO, V.; RESENDE, V. M. Análise de discurso (para a) crítica. Campinas: Pontes, 2011.

ROBERGE, P. T. The ideological profile of afrikaans historical linguistics. In: JOSEPH, J. E.; TAYLOR, T. J. (Org.). Ideologies of language. Abingdon: Routledge, 1990. p. 131-149.

RODRIGUES JÚNIOR, J. M. Letramento de professores de inglês em formação: novas perspectivas? 2015. 337 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

SCHIEFFELIN, B. B.; WOOLARD, K. A.; KROSKRITY, P. V. (Org.). Language ideologies: practice and theory. Oxford: Oxford University Press, 1998.

SMITH, D. Texts, facts and femininities: exploring relations of ruling. Abingdon: Routledge, 1990.

TOMLINSON, J. Globalization and culture. Cambridge: Polity, 1999.

VAN DIJK, T. A. Discurso e contexto: uma abordagem sociocognitiva. Trad. de Rodolfo Ilari. São Paulo: Contexto, 2012.

VERTOVEC, S. Super-diversity and its implications. Ethnic and Racial Studies, Abingdon, v. 30, n. 6, p. 1024-1054, 2007.

WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

Publicado

12-01-2018

Número

Sección

Número temático – Protagonismo na/da linguagem – lançamento em 2017