Protagonismo da linguagem
textos como agentes
Mots-clés :
protagonismo da linguagem, textos, mudança discursiva, ideologias linguísticas, ocupação de escolasRésumé
Este artigo propõe discutir uma concepção social de linguagem em relação ao mundo contemporâneo, conceituando o protagonismo da linguagem e dos textos. A linguagem e os textos possuem uma força agenciadora, que atua por meio de agentes sociais. Textos protagonistas apresentam quatro características: o poder de produzir significados e evocar lembranças; a portabilidade no tempo, no espaço e no contexto; a durabilidade; e os efeitos causais, chamando atenção para determinados aspectos do mundo social e construindo identidades. Discute-se a relação entre linguagem e sociedade, examinando mudanças epistemológicas nos últimos cinquenta anos. A relação entre ideologias linguísticas e mudança discursiva é um pressuposto para a análise de dois textos que abordam a ocupação de escolas no país, em um macrocontexto de uma sociedade capitalista neoliberal.
Téléchargements
Références
ARCHER, M. Making our way through the world. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
AUSTIN, J. L. How to do things with words. Oxford: Oxford University Press, 1962.
BAGNO, M. Do galego ao brasileiro, passando pelo português: crioulização e ideologias linguísticas. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). O português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola, 2013. p. 319-338.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1979.
BARTON, D. Understanding textual practices in a changing world. In: BAYNHAM, M.; PRINSLOO, M. (Org.). The future of literacy studies. Houndmills: Palgrave Macmillan, 2009. p. 38-53.
BARTON, D.; PADMORE, S. Roles, networks and values in everyday writing. In: BARTON, D.; IVANIC, R. (Ed.). Writing in the community. Thousand Oaks: Sage, 1991. p. 58-77.
BARTON, D.; HAMILTON, M. Literacy, reification and the dynamics of social interaction. In: BARTON, D.; TUSTING, K. (Ed.). Beyond communities of practice: language, power and social context. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. p. 14-35.
BARTON, D.; PAPEN, U. (Org.). The anthropology of writing: understanding textually-mediated worlds. London: Continuum, 2010.
BHASKAR, R. Scientific realism and human emancipation. London: Verso, 1986.
BLOCK, D. Unpicking agency in sociolinguistic research with migrants. In: GARDNER, S.; MARTIN-JONES, M. Multilingualism, discourse and ethnography. Abingdon: Routledge, 2012. p. 47-60.
BLOMMAERT, J. Discourse. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
CAMPOS, A. M.; MEDEIROS, J.; RIBEIRO, M. M. Primavera secundarista: as ocupações se espalham… E as estratégias de repressão também. Le Monde Diplomatique Brasil, São Paulo, p. 4, 3 nov. 2016.
CHIAPELLO, E.; FAIRCLOUGH, N. Understanding the new management ideology: a transdisciplinary contribution from critical discourse analysis and new sociology of capitalism. Discourse & Society, Thousand Oaks, v. 13, n. 2, p. 185-208, 2002.
CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.
COLLIER, A. Critical realism. London: Verso, 1994.
CROSO, C. A MP n. 746 no contexto de privatização da educação regional e global. Le Monde Diplomatique Brasil, São Paulo, p. 7-8, nov. 2016.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: UnB, 2001a [2ª ed. 2016].
FAIRCLOUGH, N. The dialectics of discourse. Textus, Genoa, v. XIV, n. 2, p. 231-242, 2001b.
FAIRCLOUGH, N. A dialética do discurso. In: MAGALHÃES, I. (Org.). Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas: Mercado de Letras, 2012. p. 93-107.
FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. Abingdon: Routledge, 2003.
FAIRCLOUGH, N. Language and globalization. Abingdon: Routledge, 2006.
FAIRCLOUGH, N. Critical discourse analysis. 2. ed. Harlow: Pearson /Longman, 2010.
FARACO, C. A. Por uma pedagogia da variação linguística. In: CORREA, D. A. (Org.). A relevância social da linguística: linguagem, teoria e ensino. São Paulo: Parábola, 2007. p. 21-50.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Trad. de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 1996.
GAL, S.; IRVINE, J. The boundaries of languages and disciplines: how ideologies construct differences. Social Research, New York, v. 62, n. 4, p. 967-1001, 1995.
GRAMSCI, A. Selections from the prison notebooks. London: Lawrence & Wishart, 1971.
GUMPERZ, J. J. (Org.). Language and social identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1982.
HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic: the social interpretation of language and meaning. Baltimore: University Park Press, 1978.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 2. ed. London: Edward Arnold, 1994.
HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 9. ed. Trad. de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 2000.
HARVEY, D. Justice, nature and the geography of difference. London: Blackwell, 1996.
HELD, D. et al. Global transformations: politics, economics and culture. Cambridge: Polity, 1999.
HELLER, M. Language choice, social institutions and symbolic domination. Language in Society, Cambridge, v. 24, n. 3, p. 373-405, 1995.
HYMES, D. H. Models of the interaction of language and social life. In: GUMPERZ, J.; HYMES, D. (Org.). Directions in sociolinguistics: the ethnography of communication. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1972. p. 35-71.
JESSOP, B. The crisis of the national spatio-temporal fix and the ecological dominance of globalising capitalism. International Journal of Urban and Regional Research, Hoboken, v. 24, n. 2, p. 323-360, 2000.
KRESS, G. Multimodality. Abingdon: Routledge, 2010.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. Abingdon: Routledge, 1996.
LEÃO, R. F. Reforma autoritária e extemporânea do Ensino Médio: trabalhadores em educação resistem. Le Monde Diplomatique Brasil, São Paulo, nov. 2016, p. 5.
MAGALHÃES, I. Análisis crítico del discurso e ideología de género em la Constitución brasileña. In: BERARDI, L. (Org.). Análisis crítico del discurso: perspectivas latinoamericanas. Santiago: Frasis, 2003. p. 17-50.
MAGALHÃES, I. Gênero e discurso no Brasil. Discurso & Sociedad, Madrid, v. 3, n. 4, p. 714-737, 2009. Disponível em: https://goo.gl/5d2WoP >. Acesso em: 6 jan. 2017. » https://goo.gl/5d2WoP
MAGALHÃES, I. Análise de discurso crítica: questões e perspectivas para a América Latina. In: RESENDE, V. de M.; PEREIRA, F. H. (Org.). Práticas socioculturais e discurso: debates transdisciplinares. Covilhã: LabCom Books, 2010. p. 9-28.
MAGALHÃES, I. Agenciação e exclusão no atendimento educacional a estudantes com deficiência. In: PINTO, J. P.; FABRÍCIO, B. F. (Org.). Exclusão social e microrresistências: a centralidade das práticas discursivo-identitárias. Goiânia: Cânone Editorial, 2013, p. 355-368.
MAGALHÃES, I.; MARTINS, A. R.; RESENDE, V. M. Análise de discurso crítica: um método de pesquisa qualitativa. Brasília: UnB, 2017.
MARTIN-JONES, M.; GARDNER, S. Introduction: multilingualism, discourse and ethnography. In: GARDNER, S.; MARTIN-JONES, M. (Org.). Multilingualism, discourse and ethnography. Abingdon: Routledge, 2012. p. 1-15.
MARTINS, A. R. N. A polêmica construída: racismo e discurso da imprensa sobre a política de cotas para negros. 2011. 210 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Faculdade de Brasília, Brasília : Senado Federal, 2011.
MODELLI, L. Escolas ocupadas: garotas em luta. Caros Amigos, São Paulo, jan. 2016, p. 38-39.
MOITA LOPES, L. P. Ideologia linguística: como construir discursivamente o português no século XXI. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). O português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola, 2013. p. 18-52.
PENNYCOOK, A. Critical applied linguistics: a critical introduction. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2001.
PENNYCOOK, A. Language and mobility: unexpected places. Bristol: Multilingual Matters, 2012.
RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.
RAMALHO, V.; RESENDE, V. M. Análise de discurso (para a) crítica. Campinas: Pontes, 2011.
ROBERGE, P. T. The ideological profile of afrikaans historical linguistics. In: JOSEPH, J. E.; TAYLOR, T. J. (Org.). Ideologies of language. Abingdon: Routledge, 1990. p. 131-149.
RODRIGUES JÚNIOR, J. M. Letramento de professores de inglês em formação: novas perspectivas? 2015. 337 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
SCHIEFFELIN, B. B.; WOOLARD, K. A.; KROSKRITY, P. V. (Org.). Language ideologies: practice and theory. Oxford: Oxford University Press, 1998.
SMITH, D. Texts, facts and femininities: exploring relations of ruling. Abingdon: Routledge, 1990.
TOMLINSON, J. Globalization and culture. Cambridge: Polity, 1999.
VAN DIJK, T. A. Discurso e contexto: uma abordagem sociocognitiva. Trad. de Rodolfo Ilari. São Paulo: Contexto, 2012.
VERTOVEC, S. Super-diversity and its implications. Ethnic and Racial Studies, Abingdon, v. 30, n. 6, p. 1024-1054, 2007.
WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Revista Brasileira de Linguística Aplicada 2018

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


