Praxiologias translíngues emergentes em três contextos de desenvolvimento profissional de professores de inglês no Centro-Oeste brasileiro
Palabras clave:
Praxiologias translíngues, (De)colonialidade, Formação de Professores de Inglês, BrasilResumen
Neste artigo, exploramos nossas tentativas de infundir nossas aulas com praxiologias translíngues emergentes. Descrevemos esse processo em três contextos educacionais: um curso de graduação em inglês, um curso de pós-graduação em linguística e um curso de formação para professores de inglês de escolas públicas, todos na região Centro-Oeste do Brasil. Para esse fim, utilizamos a pesquisa qualitativa e interpretativa por relatos pessoais. Para nós, os entendimentos translíngues enfatizam a lingua(gem) como fluida, negociável e criativa em contraste com as orientações monolíngues que mantêm as línguas como discretas, fixas e finitas. Tais ideias têm potencial para desenvolver abordagens (de)coloniais para a educação linguística, que valorizam diversas formas de conhecer e ser que potencialmente melhoram a vida em todo o mundo.
Descargas
Referencias
ANZALDÚA, G. How to Tame a Wild Tongue. In: ANZALDÚA, G. Borderlands/La Frontera: The New Mestiza. San Francisco, CA: Aunt Lute Books, 1987, p. 53-64.
BLOMMAERT, J. Discourse. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
BORELLI, J. D. V. P.; SILVESTRE, V. P. V.; PESSOA, R. R. Towards a decolonial language teacher education. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 301-324, 2020.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Difel, 1989.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BUTLER, J. Bodies that matter: On the discursive limits of sex. 2nd ed. New York, NY: Routledge, 2011.
CANAGARAJAH, A. S. Translingual practice: Global Englishes and cosmopolitan relations. New York, NY: Routledge, 2013.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Personal experience methods. In: Denzin, N. K.; LINCOLN, Y. S. (eds.). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 1994, p. 413-427.
CLANDININ, D.; CONNELLY, F. Narrative inquiry: Experience and story in qualitative research. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2000.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Knowledge, narrative, and self-study. In: LOUGHRAN, J.; HAMILTON, M.; LABOSKEY, V.; RUSSEL, T. (eds.). International handbook of self-study of teaching and teacher education practices. Norwell, MA: Kluwer Academic Publishing, 2004, p. 575-600.
CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. Stories of experience and narrative inquiry. Educational Researcher, v. 19, n. 5, p, 2-14, 1990.
COSCARELLI, C. V. Ideias para pensar o fim da escola. In: RIBEIRO, A. E; VECCHIO, P. M. M. (eds.). Tecnologias digitais e escola [recurso eletrônico]: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2020. Available at: https://docero.com.br/doc/x5s8e1s. Accessed on: 10 May 2022.
DENZIN, N. K. Interpretive ethnography: Ethnographic practices for the 21st century. Thousand Oaks, California: Sage Publications, 1997.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. The landscape of qualitative research. 4th ed. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2013.
DIAS, N.; ANACHE, A. A.; MACIEL, R. F. Facebook na construção e ampliação de sentido na comunicação dos estudantes surdos. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, v. 5, n. 6, p. 15-22, 2017. DOI: 10.30612/eadtde.v5i6.6279. Available at: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/6279. Accessed on: 26 May 2022.
EMERSON, R. M.; FRETZ, R.; SHAW, L. Writing ethnographic fieldnotes. Chicago: University of Chicago Press, 1995.
ESCOLA para todos? Desigualdades sociais e educação. [S.l.;s.n.], 2020. 1 video (58 min). Narration by Leonardo Silva and Priscilla. Published by the channel Teaching in Critical Times. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=fVJYYQIG-C0&t=25s. Accessed on: 10 May 2022.
FLANNERY, M. Uma introdução à análise linguística da narrativa oral: abordagens e modelos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015. (Coleção Novas Perspectivas em Linguística Aplicada). v. 42.
FREIRE, P. Cartas a Cristina. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1994.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1970.
GARCÍA, O.; WEI, L. Translanguaging: Language, bilingualism and education. London, UK: Palgrave Macmillan, 2014.
HUA, Z.; OTSUJI, E.; PENNYCOOK, A. Multilingual, multisensory and multimodal repertoires in corner shops, streets and markets: introduction. Social Semiotics, v. 27, n. 4, p. 383-393, 2017. DOI: 10.1080/10350330.2017.1334383.
GASPARSKI, W. W. Design, Science, and Philosophy: The Praxiological Perspective. In: DE VRIES, M. J.; CROSS, N.; GRANT, D. P. (eds.). Design Methodology and Relationships with Science. Dordrecht, NL: Springer, 1993, p. 165-189. (NATO ASI Series). DOI: 10.1007/978-94-015-8220-9_8. v. 71.
JAMILA L.: 3 ways to speak English. [S.l.;s.n.], 2014. 1 video (4 min). Published by the channel TED. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=k9fmJ5xQ_mc. Accessed on: 01 June 2022.
JORDÃO, C. M. BraSilian Teacher Education: Decolonizing the “local south”. In: STELLA, P. R.; CAVALCANTI, I.; TAVARES, R.; IFA, S. Transculturalidade e De(s)colonialidade nos Estudos em Inglês no Brazil. 1st ed. Maceió: Edufal, 2014, p. 227-254.
LANDER, E. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: LANDER, E. (ed.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: Clacso, 2005, p. 8-20.
LEE, A; HANDSFIELD, L. J. Code-Meshing and Writing Instruction in Multilingual Classrooms. Reading Teacher, v. 72, n. 2, p. 1-10, 2018. DOI:10.1002/trtr.1688.
LINN, R.; ERICKSON, F. Quantitative Methods. Qualitative Methods. New York, NY: Macmillan Publishers, 1990.
LUCENA, M.; CARDOSO, A. Translinguagem como recurso pedagógico: uma discussão etnográfica sobre práticas de linguagem em uma escola bilíngue. Calidoscópio. 16. 10.4013/cld.2018.161.13. 2018.
MELO, L. G. A. S. Reading and writing poems in English: collaborative practices at a Brazilian public school. Trab. Ling. Aplic., Campinas, v. 3, n. 58, p. 1331-1352, Sept.-Dec. 2019. Available at: https://www.scielo.br/j/tla/a/Dm9PTwTqDM6dTrT7Ps99SdJ/abstract/?lang=pt. Accessed on: 24 May 2022.
MESA de debates: Possibilidades e desafios do/no ensino de língua inglesa em perspectiva crítica. [S.l.], XXIII, Aug. 2021. 1 video (1h 58 min). Published by the channel APLIEMT. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=HzJa3K-usDo. Accessed on: 24 May 2022.
MONTE MÓR, W. Critical Literacies, Meaning Making and New Epistemological Perspectives. Matices en Lenguas Extranjeras, n. 2, 2008. Available at: https://revistas.unal.edu.co/index.php/male/article/view/10712. Accessed on: 29 Apr. 2022.
MULIK, K. B.; EDMUNDO, E. S. G. Beyoncé turned black: empoderamento feminino e letramento crítico na formação inicial de professores. In: JORDÃO, C. M.; MARTINEZ, J. Z.; MONTE MÓR, W. (eds.). Letramentos em prática na formação inicial de professores de inglês. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018, p. 229-246.
NASCIMENTO, G. Racismo Linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Letramento, 2019.
PESSOA, R. R.; SILVA; K. A. da; FREITAS, C. C. de (orgs.). Praxiologias do Brasil Central sobre educação linguística crítica. São Paulo: Pá de Palavra, 2021.
PESSOA, R. R. Movimentos críticos de uma prática docente. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. (eds.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo, SP: Pá de Palavra, 2018, p. 185-198. Available at: https://www.academia.edu/39980426/Perspectivas_criticas_ebook. Accessed on: 20 Dec. 2022.
PESSOA, R. R.; BASTOS, P. A. L. Sentidos de língua/linguagem em aulas de inglês de um curso de letras. In: MATEUS, E.; TONELLI, J. R. A. (eds.). Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo, SP: Blucher, 2017, p. 141-161. 1st ed. Disponível em: https://www.academia.edu/35619382/Sentidos_de_l%C3%ADngua_linguagem_em_aulas_de_ingl%C3%AAs_de_um_curso_de_Letras. Acesso em: 28 Apr. 2022.
REZENDE, T.; SILVESTRE, V. P. V.; PESSOA, R.; SABOTA, B.; ROSA-SILVA. V.; SOUSA, L. P. Q. Por uma postura decolonial na formação docente e na educação linguística: conversa com Tânia Rezende. Gláuks – Revista de Letras e Artes, v. 20, n. 1, p. 15-27, Jan.-June 2020. DOI: 10.47677/gluks.v20i1.161.
ROCHA, C. H. Educação linguística na liquidez da sociedade do cansaço: o potencial decolonial da perspectiva translíngue. DELTA, v. 35, n. 4, p. 1-39, 2019. Available at: https://doi.org/10.1590/1678-460X2019350403. Accessed on: 18 May 2022.
SABOTA, B.; PEIXOTO, A.; FARIA, M. Narrativas multimodais e produção de sentido sobre racismo e preconceito: agência discente em aulas de inglês. In: PESSOA, R. R.; SILVA, K. A.; FREITAS, C. C. de. (eds.). Praxiologias do Brasil Central sobre educação linguística crítica. São Paulo: Pá de Palavra, 2021. p. 193-214. Available at: https://www.dropbox.com/s/fjielp2gbjpf6h8/Praxiologias_pdf.pdf?dl=0. Accessed on: 25 May 2022.
SANTO, D. O. E.; SANTOS, K. B. A invenção do monolinguismo no Brasil: por uma orientação translíngue em aulas de “línguas”. Calidoscópio, v. 16, n. 1, p. 152-162, Jan.-Apr. 2018. DOI: 10.4013/cld.2018.161.14.
SANTOS, Y. L. Racismo brasileiro: uma história da formação do país. São Paulo, SP: Todavia, 2022. 345 p.
SOUZA, V., MURTA, C. A. M.; BENGENZEN, V. Uma pesquisa narrativa pelas experiências de professoras de línguas buscando viver histórias multilingues e decolonizadoras. Gláuks – Revista De Letras E Artes, v. 20, n. 1, p. 28-48, 2020. Available at: https://doi.org/10.47677/gluks.v20i1.179. Accessed on: 20 Jan. 2021.
SÜSSEKIND, M. L.; SANTOS, W. L. Um Abaporu, a Feiúra e o Currículo: Pesquisando os Cotidianos nas Conversas Complicadas em uma Escola Pública do Rio de Janeiro. Momentos – Diálogos em Educação, v. 25, n. 1, p. 273-288, Jan.-June 2016. Avaible at: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5625/3980. Accessed on: 20 Jan. 2021.
TAKAKI, N. H. Towards Translanguaging with Students at Public School: multimodal and transcultural aspects in meaning making. Calidoscópio, v. 17, n. 1, p. 163-183, 2019. Available at: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.171.09. Accessed on: 26 May 2022.
TAN, Amy. Mother Tongue. The Threepenny Review, v. 43, p. 315-320, Autumn 1990.
TRANSLINGUAGEM: o que é e como ela pode informar uma perspectiva crítica de ensino? [Narration by]: Leonardo Silva e Priscilla. [S.l.;s.n.]: Teaching in Critical Times, 2021. Podcast. Available at: https://open.spotify.com/episode/1N3CWAGNMiDxhjCwtdJZil?si=BJNuGBeISAWJ_mpYSec-qw&nd=1. Accessed on: 10 May 2022.
VERONELLI, G. A. Sobre la colonialidad del lenguaje. Universitas Humanística, Bogotá, v. 81, p. 33-58, enero-jun. 2015.
WOLGEMUTH, J.; AGOSTO, V. Narrative Research. In: RITZER, G.; ROJEK, C. (eds.). The Blackwell Encyclopedia of Sociology. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2019. p. 1-3. DOI: 10.1002/9781405165518.wbeos1244.
YIP, J; GARCÍA, O. Translinguagens: recomendações para educadores. Iberoamérica Social: Revista-Red de Estudios Sociales, v. IX, p. 164-177, 2018. Available at: https://iberoamericasocial.com/translinguagens-recomendacoes-educadores/. Accessed on: 10 May 2022.
ZAMUDIO, M.; RUSSELL, C.; RIOS, F.; BRIDGEMAN, J. Critical race theory matters: Education and ideology. London, UK: Routledge, 2011.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Avram Stanley Blum, Dllubia Santclair, Kleber Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


