Leitura subjetiva e livros didáticos de Português
em busca do sujeito-leitor no ensino médio
Parole chiave:
Leitura subjetiva, livros didáticos, ensino de literatura, Ensino MédioAbstract
O objetivo do artigo é verificar de que modo e em que medida livros didáticos de Português do ensino médio dão espaço à mediação de leituras subjetivas. Trata-se de uma investigação de viés documental e qualitativo, fundamentada em concepções dialógicas de leitura. O corpus é constituído por exercícios do eixo literário de coleções dos PNLDs 2015 e 2018, a partir das quais os dados foram mapeados, classificados e analisados. Os resultados apontam para a baixa incidência de questões de viés pessoal e para uma certa aleatoriedade na formulação dos enunciados das perguntas e dos gabaritos, que torna indistintas questões de viés objetivo e subjetivo. Conclui-se que, embora as coleções anunciem ao professor um alinhamento ao dialogismo, a abertura à expressão da pessoalidade do aluno apresenta inconsistências, pois há o predomínio de atividades que enfatizam um único modo de ler.
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