Reflexões autoetnográficas e decoloniais sobre a práxis na formação de Letras Inglês
Mots-clés :
autoetnografia, formação continuada, pensamento decolonial, práxisRésumé
Este artigo busca problematizar a práxis formativa de uma formadora de professores/as de inglês em uma universidade pública brasileira por meio da escrita autoetnográfica, tomando como ponto de partida a relação intrínseca entre a reflexividade inerente à filosofia da práxis e a autoetnografia enquanto metodologia de pesquisa e prática de formação continuada. Toma-se o pensamento decolonial como epistemologia balizadora das reflexões e problematizações aqui levantadas, no intuito de debater binômios e dicotomias acerca da formação docente em um curso de licenciatura única. Conclui-se que, no contexto em voga, apesar das melhores intenções, podemos estar falhando em articular a formação crítica almejada no Projeto Pedagógico de Curso com as dimensões da teoria e da técnica, indicando também que nossas expectativas quanto à formação profissional não escapam a diversas colonialidades que, portanto, precisam ser interrompidas.
Téléchargements
Références
BIESTA, G. Outline of a Theory of Teaching: What Teaching is, What It is For, How It Works, and Why It Requires Artistry. In: PRAETORIUS, A.-K.; CHARALAMBOUS, C. Y. (ed.). Theorizing Teaching. Cham: Springer, 2023a.
BIESTA, G. The Integrity of Education and the Future of Educational Studies. British Journal of Educational Studies, v. 71, n. 5, p. 1-23, 2023b. DOI: https://doi.org/10.1080/00071005.2023.2242452 .
BORELLI, J. D. V. P.; PESSOA, R. R. O estágio em língua inglesa e o desafio decolonial: problematizações sobre as relações interpessoais de seus/suas agentes. MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras, n. 51, p. 75-96, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.
CARVALHO, S. M. G.; PIO, P. M. A categoria da práxis em Pedagogia do Oprimido: sentidos e implicações para a educação libertadora. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 98, n. 249, p. 428-445, maio/ago. 2017.
DUBOC, A. P. M. Atitude Curricular: letramentos críticos nas brechas da sala de aula de línguas estrangeiras. Judiaí, SP: Paco Editorial, 2015.
FORTES, L. “Ser ou não ser”: questões sobre subjetividade e o ensino de inglês na escola pública. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023. v. 1, 310p. DOI: 10.31560/pimentacultural/2023.96672. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/livro/ser-nao-ser . Acesso em: 4 mar. 2024.
FORTES, L. Saúde mental na graduação de Letras Inglês da Ufes e a decolonialidade: porque (nós também) precisamos falar sobre isso. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 24, n. 3, 2024.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.
KUMARAVADIVELU, B. Beyond Methods: Macrostrategies for Language Teaching. New Haven: Yale University Press, 2003.
KUMARAVADIVELU, B. Individual Identity, Cultural Globalization, and Teaching English as an International Language: The Case for an Epistemic Break. In: ALSAGOFF, L. et al. (ed.). Principles and Practices for Teaching English as an International Language. New York, NY: Routledge, 2012. p. 9-27.
KUMARAVADIVELU, B. The Decolonial Option in English Teaching: Can the Subaltern Act? Tesol Quarterly, Virginia, v. 50, n. 1, p. 66-85, 2016.
LANDER, E. (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Ciudad Autônoma de Buenos Aires: CLACSO, 2005. (Colección Sur Sur).
MAKONI, S.; PENNYCOOK, A. (ed.). Disinventing and Reconstituting Languages. Clevedon, UK: Multilingual Matters, 2006.
MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. Abandonamos a sala da universidade: uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Ahead of print, 2019.
MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Decolonial Pedagogies, Multilingualism and Literacies. Multilingual Margins, v. 6, n. 1, p. 9-13, 2019a.
MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Educação linguística: repensando os conceitos de língua e linguagem. In: FERRAZ, D.; KAWACHI-FURLAN, C. (ed.). Bate-Papo com educadores linguísticos: letramentos, formação docente e criticidade. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019b.
MENEZES DE SOUZA, L. M. T. O professor de inglês e os letramentos do século XXI: Métodos ou Ética? In: JORDAO, C. M.; MARTINEZ, J. Z.; HALU, R. C. (org.). Formação desformatada: Práticas com professores de língua inglesa. Campinas, SP: Pontes Editora, 2011.
MENEZES DE SOUZA, L. M. T. M.; DUBOC, A. P. M. De-universalizing the Decolonial: Between Parentheses and Falling Skies. Gragoatá, Niterói, v. 26, n. 56, p. 876-911, 2021.
MENEZES DE SOUZA, L. M. T.; MONTE MOR, W. Afterwords: Hope and Education in Dystopic Times: Thinking About the Present as if From the Future. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 21, n. 2, 2021a. p. 657-670.
MENEZES DE SOUZA, L. M. T.; MONTE MOR, W. É proibido proibir: ambiguidades e enfrentamentos na/pela linguagem. Revista X, v. 15, n. 4, 2020.
MENEZES DE SOUZA, L. M. T.; MONTE MOR, W. Reflexões para pensar o mundo ou algo assim. [Walkyria e Lynn Mario em crônica dialogada]. In: PESSOA, R. R.; SILVA, K. A. da; FREITAS, C. C. (org.). Praxiologias do Brasil Central sobre educação linguística crítica. Campinas: Mercado de Letras, 2021b. p. 9-14. ISBN 987-65-88519-57-8 (papel). ISBN 987-65-88519-56-1 (e-book). 238p.
MENEZES DE SOUZA, L. M. T.; MONTE MOR, W. Still Critique? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, n. 2, p. 445-450, 2018.
MIGNOLO, W. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Tradução de Marco Oliveira. Revista Brasileira de Ciências Sociais. v. 32, n. 94, jun. 2017.
MOITA LOPES, L. P. Introdução. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.
MONTE MOR, W. Expansão de perspectiva e desenvolvimento do olhar: um exercício de letramento crítico. In: MACIEL, R. F.; TÍLIO, R.; JESUS, D. M. de; BARROS, A. L. de E. C. de. (org.). Linguística Aplicada para além das fronteiras. Campinas, SP: Pontes, 2018. p. 299-319. v. 1.
MONTE MOR, W. Quem quer ser professor(a)? Uma análise crítica sobre a docência como escolha profissional. In: MARQUES, N. Quem quer ser professor? Mobilizando saberes e construindo sentidos sobre a carreira docente. Tutóia, MA: Diálogos, 2021. p. 9-18. DOI: https://doi.org/10.52788/9786599463907.
MONTE MOR, W.; DUBOC, A. P.; FERRAZ, D. M. Critical Literacies Made in Brazil. In: PANDYA, J. Z.; MORA, R. A.; ALFORD, J. H.; GOLDEN, N. A.; DE ROOCK, R. S. (ed.). The Handbook of Critical Literacies. London; New York, NY: Routledge, 2021. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003023425-1.
MONTE MOR, W. M.; IFA, S.; ONO, F. T. P. “As pessoas são as suas histórias”: uma entrevista com Walkyria Monte Mór. Calidoscópio, v. 19, n. 4, p. 569-574, 2022.
OLIVEIRA, M. L. C. Pensar e fazer linguagens com os ninguéns: pensamento decolonial, epistemologias do sul e linguísticas aplicadas anticoloniais. In: BRAHIM, A. C. S. M. et al. (org.). Decolonialidade e Linguística Aplicada. Campinas, SP: Pontes Editores, 2023.
ONO, F. T P. A formação do formador de professores: uma pesquisa autoetnográfica na área de língua inglesa. 2017. 156 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V. Gepligo (Grupo de Estudos de Professoras/es de Língua Inglesa de Goiás) em prosa and Verse: entre desaprendizagens and Learning Otherwise. In: PESSOA et al. Universidadescola e educação linguística crítica: compartilhando vivências dos GEPLIs GO, MT e DF [E-book]. 2. ed. Goiânia: Cegraf UFG, 2022.
SHOEMAKER, D. B. Autoethnographic Journeys Performing Possibilities/Utopias/Futures. In: JONES, S. H.; ADAMS, T. E.; ELLIS, C. Handbook of Autoethnography. New York, NY: Routledge, 2013.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SOUSA SANTOS, B. Para além do pensamento abissal. In: SOUSA SANTOS, B.; MENESES, M. P. (org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Ed. Almedina, 2009. ISBN 978-972-40-3738-7.
TAKAKI, N. H. Por uma autoetnografia/autocrítica reflexiva. INTERLETRAS, v. 8, n. 31, p. 1-20, abr./set. 2020. DOI: 10.29327/214648.8.31-17.
UFES. O que é o Núcleo? [2013]. Disponível em: https://nucleodelinguas.ufes.br/o-que-e-o-nucleo. Acesso em: 9 out. 2023.
UFES/DLL. Projeto Pedagógico do Curso de Letras Inglês (PPC Letras Inglês). Vitória, ES: UFES, 2019. Disponível em: https://letras.ufes.br/pt-br/ppc. Acesso em: 24 mar. 2023.
WALSH, C. E. Rising up, Living on: Re-Existences, Sowings, and Decolonial Cracks. Durham, NC: Duke University Press, 2023.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Lívia Fortes 2024

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


