Reflexão e identidade profissional do professor de LE
Que histórias contam os futuros professores?
Abstract
Este artigo relata os resultados de um estudo realizado com alunas de graduação em Letras, Português – Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol, Italiano, Japonês, Francês e Alemão). Objetivou verificar as metáforas, regras da prática e princípios que as alunas identificaram durante um processo de reflexão sobre suas formações profissionais. Foi possível identificar o impacto desses elementos em seus processos individuais de desenvolvimento de identidades como professoras. O resultado foi um conjunto de histórias biográficas escritas (fontes de experiências) nas quais as participantes se baseavam para constituir suas identidades profissionais como professoras de línguas estrangeiras. Nesses processos, elas puderam construir ligações significativas entre os aspectos teóricos evidenciados nas leituras que realizaram durante o período da pesquisa e os vários eventos marcantes de suas narrativas orais acerca da carreira profissional. A associação dos vários aspectos de suas histórias pessoais às questões teóricas que foram discutidas durante a pesquisa revela processos de construções de identidades profissionais como professoras de línguas estrangeiras.
Downloads
Riferimenti bibliografici
CATANI, D. B. A didática como iniciação: Uma alternativa no processo de formação de professores. In: CASTRO, A.D.; CARVALHO, A.M.P. Ensinar a ensinar: Didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira, Thomson Learning, 2001.
CLANDININ, D.J.; CONNELLY, F.M. Teachers' Professional Knowledge Landscapes. New York: Teachers' College Press, 1995.
CLANDININ, D.J.; CONNELLY, F.M. Narrative Inquiry. New York: Teachers College Press, 2000.
CONNELLY, F.M.; CLANDININ, D.J. Teachers as Curriculum Planners: Narratives of experience. New York: Teachers College Press, 1988.
CONNELLY, F.M.; CLANDININ, D.J. Stories of experience and narrative inquiry. Educational Researcher, v.19, n.5, p. 2-14, 1990.
CONNELLY, F.M.; CLANDININ, D.J. Shaping a Professional Identity: Stories of educational practice. New York: Teachers College Press, 1999.
DENZIN, N.K.; LINCOLN, Y.S. (Ed.). The Landscape of Qualitative Research: Theories and issues. Thousand Oaks, Ca.: Sage Publications, 1998.
ELBAZ, F. Teacher Thinking: A study of practical knowledge. London: Croom Helm, 1983.
GADAMER, H. Truth and Method. New York: Crossroad Publishing Company, 1986.
GLESNE, C.; PESHKIN, A. Becoming Qualitative Researchers. New York: Longman, 1992.
GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.
LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metaphors We Live By. Chicago: University of Chicago Press, 1980.
MUNBY, H. (1986) Metaphors in the thinking of teachers: An exploratory study. Journal of Curriculum Studies, 18(2), 197-209.
PIMENTA, S.G.; GUEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: Gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Editora Cortez, 2002.
RANCIÈRE, J. O desentendimento. São Paulo: Editora 42, 1996.
RICOEUR, P. Time and narrative. Chicago: University of Chicago Press, 1984. V. 1.
SCHÖN, D. The Reflective Practitioner. Basic Books, Inc. 1983.
SCHWANDT, T. A. Constructivist, interpretivist, approaches to human inquiry. In: DENZIN, N.K.; LINCOLN, Y.S. (Ed.). The Landscape of Qualitative Research: Theories and issues. Thousand Oaks, Ca: Sage Publications. 1998. p. 221-259.
TELLES, J. A. O professor de línguas estrangeiras e seu conhecimento pessoal da prática: princípios e metáforas. Linguagem e Ensino, v.2, n.2, p. 29-60, 1999.
TELLES, J. A. Biographical connections: Experiences as sources of legitimate knowledge. QSE- International Journal of Qualitative Studies in Education, 13, n. 3, p. 251-262, 2000.
TELLES, J.A. A trajetória narrativa. In: GIMENEZ, T. (Org.). Trajetórias na Formação do Professor de Línguas. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2002a.
TELLES, J.A. É pesquisa, é? Ah, não quero não, bem! Sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a prática do professor de línguas. Linguagem & Ensino, v. 5, n. 2, p. 91-116, 2002b.
Van MANEN, M. Researching Lived Experience. London, Ontario: The Althouse Press, 1990.
Van MANEN, M. The Tact of Teaching: The meaning of pedagogical thoughtfulness. London, Ontario: The Althouse Press, 1991.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


