Moral Stance and Agency in Schooling Narratives

Autori

  • Mariana Souto-Manning University of South Carolina Autor

Abstract

Neste trabalho emprego análise de narrativas conversacionais para mostrar como recursos lingüísticos são usados com a finalidade de expressar agência e posição moral nas narrativas de duas mulheres. Analiso a progressão de narrativas de abandono à escola a narrativas de primeiros dias de volta à escola, no processo de negociação de narrativas de retorno à escola. Resultados desse estudo indicam mudanças nas narrativas dessas mulheres. Inicialmente, elas retratavam-se como vítimas, devido a situações criadas por outras pessoas (narrativas de abandono à escola). Posteriormente, passaram a se colocar como agentes de mudança. Episódios analisados foram selecionados de entrevistas de história de vida conduzidas em julho de 2003.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Riferimenti bibliografici

BEHAR, R. Translated woman: Crossing the border with Esperanza's story. Tenth Anniversary Edition. Boston: Beacon Press, 2003. 392p.

BRUNER, J. The narrative construction of reality. Critical Inquiry, v. 18, p. 1-21, 1991.

BRUNER, J. Vygotsky: a historical and conceptual pespective. In: WERTSCH, J. W. (Ed.). Culture, communication and cognition: Vygotskian perspectives. Cambridge: Cambridge, 1985. p. 21-34.

DURANTI, A. Meaning in linguistic forms. In: DURANTI, A. (Ed.). Linguistic anthropology. Cambridge: Cambridge University Press, 1997. p.162-213.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. London; New York: Routledge, 2003. 272 p.

FOUCAULT, M. The history of sexuality: an introduction. New York: Vintage Books. 1978. 176 p.

FREIRE, P. Educação e atualidade brasileira. 1959. Unpublished doctoral dissertation. Universidade de Recife, Recife, Brazil.

FREIRE, P. Pedagogy of the oppressed. New York: Continuum, 2000. 192 p.

LABOV, W. Language in the Inner City: Studies in the Black English Vernacular. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1973.

LABOV, W. Speech actions and reactions in personal narratives. In: TANNEN, D. (Ed.). Analyzing discourse: Text and talk. Washington, DC: Georgetown University Press, 1982. 400p.

OCHS, E.; CAPPS, L. Living Narrative: Creating Lives in Everyday Storytelling. Cambridge: Harvard University Press, 2001. 368 p.

POLKINGHORNE, D. Narrative configuration in qualitative analysis. International Journal of Qualitative Studies in Education, v. 8, n. 1, p. 5-23, 1995.

RYMES, B. Conversational borderlands: Language and identity in an alternative urban high school. New York: Teachers' College Press, 2001. 193 p.

RYMES, B. The construction of moral agency in the narratives of high-school drop-outs. Discourse and Society, v. 6, n. 4, p. 495-516, 1995.

TAYLOR, C. Sources of the self: the making of the modern identity. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1992. 620 p.

Pubblicato

2012-02-12