Moral Stance and Agency in Schooling Narratives
Resumo
Neste trabalho emprego análise de narrativas conversacionais para mostrar como recursos lingüísticos são usados com a finalidade de expressar agência e posição moral nas narrativas de duas mulheres. Analiso a progressão de narrativas de abandono à escola a narrativas de primeiros dias de volta à escola, no processo de negociação de narrativas de retorno à escola. Resultados desse estudo indicam mudanças nas narrativas dessas mulheres. Inicialmente, elas retratavam-se como vítimas, devido a situações criadas por outras pessoas (narrativas de abandono à escola). Posteriormente, passaram a se colocar como agentes de mudança. Episódios analisados foram selecionados de entrevistas de história de vida conduzidas em julho de 2003.
Downloads
Referências
BEHAR, R. Translated woman: Crossing the border with Esperanza's story. Tenth Anniversary Edition. Boston: Beacon Press, 2003. 392p.
BRUNER, J. The narrative construction of reality. Critical Inquiry, v. 18, p. 1-21, 1991.
BRUNER, J. Vygotsky: a historical and conceptual pespective. In: WERTSCH, J. W. (Ed.). Culture, communication and cognition: Vygotskian perspectives. Cambridge: Cambridge, 1985. p. 21-34.
DURANTI, A. Meaning in linguistic forms. In: DURANTI, A. (Ed.). Linguistic anthropology. Cambridge: Cambridge University Press, 1997. p.162-213.
FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. London; New York: Routledge, 2003. 272 p.
FOUCAULT, M. The history of sexuality: an introduction. New York: Vintage Books. 1978. 176 p.
FREIRE, P. Educação e atualidade brasileira. 1959. Unpublished doctoral dissertation. Universidade de Recife, Recife, Brazil.
FREIRE, P. Pedagogy of the oppressed. New York: Continuum, 2000. 192 p.
LABOV, W. Language in the Inner City: Studies in the Black English Vernacular. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1973.
LABOV, W. Speech actions and reactions in personal narratives. In: TANNEN, D. (Ed.). Analyzing discourse: Text and talk. Washington, DC: Georgetown University Press, 1982. 400p.
OCHS, E.; CAPPS, L. Living Narrative: Creating Lives in Everyday Storytelling. Cambridge: Harvard University Press, 2001. 368 p.
POLKINGHORNE, D. Narrative configuration in qualitative analysis. International Journal of Qualitative Studies in Education, v. 8, n. 1, p. 5-23, 1995.
RYMES, B. Conversational borderlands: Language and identity in an alternative urban high school. New York: Teachers' College Press, 2001. 193 p.
RYMES, B. The construction of moral agency in the narratives of high-school drop-outs. Discourse and Society, v. 6, n. 4, p. 495-516, 1995.
TAYLOR, C. Sources of the self: the making of the modern identity. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1992. 620 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


