Por uma educação linguística ética-responsável

reflexões sobre práticas discursivas em uma sala de aula de língua inglesa

Autores/as

  • Pedro Augusto de Lima Bastos Universidade Federal de Goiás ##default.groups.name.author##
  • Carla Janaina Figueredo Universidade Federal de Goiás ##default.groups.name.author##

Palabras clave:

sala de aula de inglês, ética, responsividade, responsabilidade, educação linguística

Resumen

Estudos recentes em Linguística Aplicada (LA) têm realizado uma aproximação com teorizações bakhtinianas e o ensino-aprendizagem de línguas. Tais estudos concordam que língua é permeada por discursos que dialogam entre si, indo além da noção de língua como um simples sistema rígido de estruturas, que podem ser analisadas em níveis sintáticos, morfológicos, fonéticos etc. Com base nesses pressupostos, pretendemos discutir a partir dos conceitos bakhtinianos de sujeito, dialogismo, ideologia, forças centrípetas/centrífugas, e ato ético, as práticas discursivas de alunos de língua inglesa. Utilizaremos, para isso, recortes de uma aula baseada no vídeo The Danger of a Single Story, de Chimamanda Adichie, que problematiza verdades essencializadas sobre o Outro. Com base na discussão entre o material empírico gerado e os pressupostos teóricos, fazemos uma reflexão acerca da importância da formação ética-responsável de alunos/as com vistas a atender demandas educacionais da contemporaneidade.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Pedro Augusto de Lima Bastos, Universidade Federal de Goiás

    Mestrando em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás.

     

  • Carla Janaina Figueredo, Universidade Federal de Goiás
    Professora Associada 1 da graduação em Letras-Inglês e do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.

Referencias

ADICHIE, C. N. The danger of a single story. TED: Ideas worth spreading, New York, 2009. Disponível em: https://goo.gl/Pebczm >. Acesso em: 31 jan. 2017.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004.

FABRÍCIO, B. F. Linguística aplicada como espaço de desaprendizagem: redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 45-66.

FARACO, C. A. A ideologia no/do Círculo de Bakhtin. In: PAULA, L.; STAFUZZA, G. (Org.). Círculo de Bakhtin: pensamento interacional. Campinas: Mercado de Letras, 2013. p. 167-182.

FARACO, C. A. Criação ideológica e dialogismo. In: FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 45-97.

FIGUEREDO, C. J. A alteridade constitutiva em aulas de inglês como língua-cultura estrangeria: a perspectiva do princípio dialógico bakhtiniano. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 68-87, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S2176-45732012000100005

GERALDI, J. W. Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores: os educadores podem dizer muito com Bakhtin. In: FREITAS, M. T. A. (Org.). Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 11-28.

GERALDI, J. W. Sobre a questão do sujeito. In: PAULA, L.; STAFUZZA, G. (Org.). Círculo de Bakhtin: teoria inclassificável. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 279-292.

KRAMER, S. A educação como resposta responsável: apontamentos sobre o outro como prioridade. In: FREITAS, M. T. A. Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 29-46.

LIN, A. M. Y.; LUK, J. C. M. Local creativity in the face of global domination: insights of Bakhtin for teaching English for dialogic communication. In: HALL, J. K.; VITANOVA, G.; MARCHENKOVA, L. (Org.). Dialogue with Bakhtin on second and foreign language learning: new perspectives. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2005. p. 77-98.

MERRIAM, S. Introduction to qualitative research. In: MERRIAM, S. Qualitative research in practice: examples for discussion and analysis. San Francisco: Jossey-Bass, 2002. p. 3-17.

MIGNOLO, W. D. Delinking: the rhetoric of modernity, the logic of coloniality and the grammar of de-coloniality. Cultural Studies, Thousand Oaks, v. 21, n. 2, p. 449-514, 2007. DOI: https://doi.org/10.1080/09502380601162647

MOITA LOPES, L. P. Linguística aplicada e a vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, L. P. Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006a. p. 85-108.

MOITA LOPES, L. P. Uma linguística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, L. P. Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006b. p. 13-44.

MOLON, N. D.; VIANNA, R. O Círculo de Bakhtin e a Linguística Aplicada. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 142-165, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S2176-45732012000200010

OLIVEIRA, M. B. F.; SZUNDY, P. T. C. Práticas de multiletramentos na escola: por uma educação responsiva à contemporaneidade. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v. 9, n. 2. p. 184-205, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-45732014000200012

PENNYCOOK, A. Introduction: critical approaches to TESOL. TESOL Quarterly, Wiley Online Library, v. 33, n. 3, p. 329-348, 1999. DOI: https://doi.org/10.2307/3587668

PENNYCOOK, A. Critical applied linguistics: a critical introduction. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2001.

PESSOA, R.; URZÊDA-FREITAS, M. Challenges in critical language teaching. TESOL Quartely, Wiley Online Library, v. 46, n. 4, p. 753-776, dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1002/tesq.46

PIRES, V. L.; SOBRAL, A. Implicações do estatuto ontológico do sujeito na teoria discursiva do Círculo Bakhtin, Medvedev, Voloshínov. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 205-219, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S2176-45732013000100013

RAMASUBRAMANIAN, S. A content analysis of the portrayal of India in films produced in the West. Howard Journal of Communications, Abingdon, v. 16, n. 4, p. 243-265, 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/10646170500326533

SEVERO, C. G. Bakhtin e Foucault: apostando em um diálogo. In: PAULA, L.; STAFUZZA, G. (Org.). Círculo de Bakhtin: pensamento interacional. Campinas: Mercado de Letras, 2013. p. 143-166.

SOBRAL, A. O ato “responsível”, ou ato ético, em Bakhtin, e a centralidade do agente. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 11, n. 1, p. 219-235, 2008. DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2008v11n1p219

SOBRAL, A. A concepção de sujeito do Círculo. In: SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas: Mercado de Letras, 2009a. p. 47-60.

SOBRAL, A. Dialogismo e interação. In: SOBRAL. A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas: Mercado de Letras, 2009b. p. 21-46.

SZUNDY, P. T. C. Educação como um ato responsável: a formação de professores de linguagens à luz da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 53, n. 1, p. 13-32, 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132014000100002

VOLOCHINOV, V. N. Que é linguagem. In: PONZIO, A. (Ed.). La revolución bajtiniana: el pensamiento de Bajtín y la ideologia contemporânea. Madrid: Cátedra, 1998.

Publicado

18-04-2018