O papel do livro didático na promoção da autonomia na aprendizagem de inglês
Parole chiave:
livro didático, autonomia, ensino da língua inglesa, escola públicaAbstract
Este estudo investiga o papel do livro didático no desenvolvimento da autonomia dos alunos no ensino de inglês como língua estrangeira, com base na análise de conteúdo de três livros didáticos e de entrevistas com seis professoras que os utilizavam. Os livros didáticos analisados incluem atividades com potencial de desenvolvimento da autonomia, embora em número limitado e com incidência maior em processos de aprendizagem/uso da língua e menor em processos didáticos e no eu do aluno. As professoras reconhecem a importância do livro didático mas também a sua insuficiência numa pedagogia para a autonomia, complementam-no com estratégias centradas nos alunos e apontam a prevalência de culturas de ensino adversas a esta abordagem. Do estudo emerge uma proposta exploratória de reflexão-ação para a promoção da autonomia, relativa ao livro didático (pressupostos e atividades) e ao professor (concepções, premissas, estratégias e constrangimentos).
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA; T. P.; ARAÚJO, P. M.; COELHO, T. Xplore: continuação. Porto: Porto Editora, 2017. 192 p.
ANDRADE, A. I. et al. Para uma caracterização do estado actual da didática das línguas em Portugal: alguns dados preliminares. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 5, n. 2, p. 65-76, 1992.
BENSON, P. Autonomy in Language Teaching and Learning. Language Teaching, Cambridge, v. 40, n. 1, p. 21-40, 2006. Doi: https://doi.org/10.1017/S0261444806003958
BENSON, P.; HUANG, J. Autonomy in the Transition from Foreign Language Learning to Foreign Language Teaching. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 24, n. especial, p. 421-439, 2008. Doi: https://doi.org/10.1590/S0102-44502008000300003
BERG, B. L. Qualitative Research Methods for Social Sciences. 4. ed. Boston: Allyn and Bacon, 2001. 304 p.
COTTERALL, S. Promoting Learner Autonomy Through the Curriculum: principles for designing language courses. ELT Journal, Oxford, v. 54, n. 2, p. 109-117, 2000. Doi: https://doi.org/10.1093/elt/54.2.109
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 54 p.
HOLEC, H. Autonomy and Foreign Language Learning. Oxford: Pergamon, 1981. 51 p.
JIMÉNEZ RAYA, M.; LAMB, T. (ed.). Pedagogy for Autonomy in Language Education. Theory, Practice and Teacher Education. Dublin: Authentik, 2008. 317 p.
JIMÉNEZ RAYA, M.; LAMB, T.; VIEIRA, F. Pedagogy for Autonomy in Language Education in Europe: Towards a Framework for Learner and Teacher Development. Dublin: Authentik, 2007. 79 p.
JIMÉNEZ RAYA, M.; LAMB, T.; VIEIRA, F. Mapping Autonomy in Language Education: A Framework for Learner and Teacher Development. Frankfurt am Main: Peter Lang, 2017. 157 p. Doi: https://doi.org/10.3726/b11095
LEE, I. Supporting Greater Autonomy in Language Learning. ELT Journal, Oxford, v. 52, n. 4, p. 282-290, 1998. Doi: https://doi.org/10.1093/elt/52.4.282
LITTLEWOOD, W. “Autonomy”: An Anatomy and a Framework. System, Amsterdam, v. 24, n. 4, p. 427-435, 1996. Doi: https://doi.org/10.1016/S0346-251X(96)00039-5
MARTINS, C. S.; RODRIGUES, N. Link up to You!. Lisboa: Texto, 2017. 207 p.
Murray, G.; Lamb, T. (ed.). Space, Place and Autonomy in Language Learning. New York: Routledge, 2018. 270 p. Doi: https://doi.org/10.4324/9781317220909
PAIVA, V. L. M. O. O ensino de língua estrangeira e a questão da autonomia. In: LIMA, D. C. (org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola, 2009. p. 31-38.
PAIVA, V. L. M. O. The Complex Nature of Autonomy. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 24, n., p. 441-468, 2008. Doi: https://doi.org/10.1590/S0102-44502008000300004
REINDERS, H. Towards a Classroom Pedagogy for Learner Autonomy: A Framework of Independent Language Learning Skills. Australian Journal of Teacher Education, Joondalup, v. 35, n. 5, p. 39-55, 2010. Doi: https://doi.org/10.14221/ajte.2010v35n5.4
Sinclair, B. Materials Design for the Promotion of Learner Autonomy: How Explicit is ‘Explicit’?. In: PEMBERTON, R. et al. (ed.). Taking Control: Autonomy in Language Learning. Hong Kong: Hong Kong University Press, 1996. p. 149-165.
VIEIRA, F.; MARQUES, I; MOREIRA, M. A. Para o desenvolvimento da autonomia com o manual escolar. In: CASTRO, R. V. et al. (org.). Manuais escolares: estatuto, funções, história. Braga: Centro de Estudos em Educação e Psicologia, 1999. p. 527-544.
Vieira, F.; Moreira, M. A. Para além dos testes…: A avaliação processual na aula de inglês. Braga: Universidade do Minho, 1993. 171p.
WILDMAN, J.; MYERS, C.; THACKER, C. Insight Intermediate. Oxford: Oxford University Press, 2014. 143p.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


