O papel do livro didático na promoção da autonomia na aprendizagem de inglês
Palavras-chave:
livro didático, autonomia, ensino da língua inglesa, escola públicaResumo
Este estudo investiga o papel do livro didático no desenvolvimento da autonomia dos alunos no ensino de inglês como língua estrangeira, com base na análise de conteúdo de três livros didáticos e de entrevistas com seis professoras que os utilizavam. Os livros didáticos analisados incluem atividades com potencial de desenvolvimento da autonomia, embora em número limitado e com incidência maior em processos de aprendizagem/uso da língua e menor em processos didáticos e no eu do aluno. As professoras reconhecem a importância do livro didático mas também a sua insuficiência numa pedagogia para a autonomia, complementam-no com estratégias centradas nos alunos e apontam a prevalência de culturas de ensino adversas a esta abordagem. Do estudo emerge uma proposta exploratória de reflexão-ação para a promoção da autonomia, relativa ao livro didático (pressupostos e atividades) e ao professor (concepções, premissas, estratégias e constrangimentos).
Downloads
Referências
ALMEIDA; T. P.; ARAÚJO, P. M.; COELHO, T. Xplore: continuação. Porto: Porto Editora, 2017. 192 p.
ANDRADE, A. I. et al. Para uma caracterização do estado actual da didática das línguas em Portugal: alguns dados preliminares. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 5, n. 2, p. 65-76, 1992.
BENSON, P. Autonomy in Language Teaching and Learning. Language Teaching, Cambridge, v. 40, n. 1, p. 21-40, 2006. Doi: https://doi.org/10.1017/S0261444806003958
BENSON, P.; HUANG, J. Autonomy in the Transition from Foreign Language Learning to Foreign Language Teaching. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 24, n. especial, p. 421-439, 2008. Doi: https://doi.org/10.1590/S0102-44502008000300003
BERG, B. L. Qualitative Research Methods for Social Sciences. 4. ed. Boston: Allyn and Bacon, 2001. 304 p.
COTTERALL, S. Promoting Learner Autonomy Through the Curriculum: principles for designing language courses. ELT Journal, Oxford, v. 54, n. 2, p. 109-117, 2000. Doi: https://doi.org/10.1093/elt/54.2.109
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 54 p.
HOLEC, H. Autonomy and Foreign Language Learning. Oxford: Pergamon, 1981. 51 p.
JIMÉNEZ RAYA, M.; LAMB, T. (ed.). Pedagogy for Autonomy in Language Education. Theory, Practice and Teacher Education. Dublin: Authentik, 2008. 317 p.
JIMÉNEZ RAYA, M.; LAMB, T.; VIEIRA, F. Pedagogy for Autonomy in Language Education in Europe: Towards a Framework for Learner and Teacher Development. Dublin: Authentik, 2007. 79 p.
JIMÉNEZ RAYA, M.; LAMB, T.; VIEIRA, F. Mapping Autonomy in Language Education: A Framework for Learner and Teacher Development. Frankfurt am Main: Peter Lang, 2017. 157 p. Doi: https://doi.org/10.3726/b11095
LEE, I. Supporting Greater Autonomy in Language Learning. ELT Journal, Oxford, v. 52, n. 4, p. 282-290, 1998. Doi: https://doi.org/10.1093/elt/52.4.282
LITTLEWOOD, W. “Autonomy”: An Anatomy and a Framework. System, Amsterdam, v. 24, n. 4, p. 427-435, 1996. Doi: https://doi.org/10.1016/S0346-251X(96)00039-5
MARTINS, C. S.; RODRIGUES, N. Link up to You!. Lisboa: Texto, 2017. 207 p.
Murray, G.; Lamb, T. (ed.). Space, Place and Autonomy in Language Learning. New York: Routledge, 2018. 270 p. Doi: https://doi.org/10.4324/9781317220909
PAIVA, V. L. M. O. O ensino de língua estrangeira e a questão da autonomia. In: LIMA, D. C. (org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola, 2009. p. 31-38.
PAIVA, V. L. M. O. The Complex Nature of Autonomy. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 24, n., p. 441-468, 2008. Doi: https://doi.org/10.1590/S0102-44502008000300004
REINDERS, H. Towards a Classroom Pedagogy for Learner Autonomy: A Framework of Independent Language Learning Skills. Australian Journal of Teacher Education, Joondalup, v. 35, n. 5, p. 39-55, 2010. Doi: https://doi.org/10.14221/ajte.2010v35n5.4
Sinclair, B. Materials Design for the Promotion of Learner Autonomy: How Explicit is ‘Explicit’?. In: PEMBERTON, R. et al. (ed.). Taking Control: Autonomy in Language Learning. Hong Kong: Hong Kong University Press, 1996. p. 149-165.
VIEIRA, F.; MARQUES, I; MOREIRA, M. A. Para o desenvolvimento da autonomia com o manual escolar. In: CASTRO, R. V. et al. (org.). Manuais escolares: estatuto, funções, história. Braga: Centro de Estudos em Educação e Psicologia, 1999. p. 527-544.
Vieira, F.; Moreira, M. A. Para além dos testes…: A avaliação processual na aula de inglês. Braga: Universidade do Minho, 1993. 171p.
WILDMAN, J.; MYERS, C.; THACKER, C. Insight Intermediate. Oxford: Oxford University Press, 2014. 143p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


