O papel do livro didático na promoção da autonomia na aprendizagem de inglês

Autores

  • Samuel de Carvalho Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Autor
  • Flávia Vieira Universidade do Minho Autor

Palavras-chave:

livro didático, autonomia, ensino da língua inglesa, escola pública

Resumo

Este estudo investiga o papel do livro didático no desenvolvimento da autonomia dos alunos no ensino de inglês como língua estrangeira, com base na análise de conteúdo de três livros didáticos e de entrevistas com seis professoras que os utilizavam. Os livros didáticos analisados incluem atividades com potencial de desenvolvimento da autonomia, embora em número limitado e com incidência maior em processos de aprendizagem/uso da língua e menor em processos didáticos e no eu do aluno. As professoras reconhecem a importância do livro didático mas também a sua insuficiência numa pedagogia para a autonomia, complementam-no com estratégias centradas nos alunos e apontam a prevalência de culturas de ensino adversas a esta abordagem. Do estudo emerge uma proposta exploratória de reflexão-ação para a promoção da autonomia, relativa ao livro didático (pressupostos e atividades) e ao professor (concepções, premissas, estratégias e constrangimentos).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Samuel de Carvalho Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
    Pós-doutor em Ciências da Educação, na especialidade de Educação em Línguas Estrangeiras, pela Universidade do Minho (UM). Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT).
  • Flávia Vieira, Universidade do Minho
    Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Referências

ALMEIDA; T. P.; ARAÚJO, P. M.; COELHO, T. Xplore: continuação. Porto: Porto Editora, 2017. 192 p.

ANDRADE, A. I. et al. Para uma caracterização do estado actual da didática das línguas em Portugal: alguns dados preliminares. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 5, n. 2, p. 65-76, 1992.

BENSON, P. Autonomy in Language Teaching and Learning. Language Teaching, Cambridge, v. 40, n. 1, p. 21-40, 2006. Doi: https://doi.org/10.1017/S0261444806003958

BENSON, P.; HUANG, J. Autonomy in the Transition from Foreign Language Learning to Foreign Language Teaching. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 24, n. especial, p. 421-439, 2008. Doi: https://doi.org/10.1590/S0102-44502008000300003

BERG, B. L. Qualitative Research Methods for Social Sciences. 4. ed. Boston: Allyn and Bacon, 2001. 304 p.

COTTERALL, S. Promoting Learner Autonomy Through the Curriculum: principles for designing language courses. ELT Journal, Oxford, v. 54, n. 2, p. 109-117, 2000. Doi: https://doi.org/10.1093/elt/54.2.109

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 54 p.

HOLEC, H. Autonomy and Foreign Language Learning. Oxford: Pergamon, 1981. 51 p.

JIMÉNEZ RAYA, M.; LAMB, T. (ed.). Pedagogy for Autonomy in Language Education. Theory, Practice and Teacher Education. Dublin: Authentik, 2008. 317 p.

JIMÉNEZ RAYA, M.; LAMB, T.; VIEIRA, F. Pedagogy for Autonomy in Language Education in Europe: Towards a Framework for Learner and Teacher Development. Dublin: Authentik, 2007. 79 p.

JIMÉNEZ RAYA, M.; LAMB, T.; VIEIRA, F. Mapping Autonomy in Language Education: A Framework for Learner and Teacher Development. Frankfurt am Main: Peter Lang, 2017. 157 p. Doi: https://doi.org/10.3726/b11095

LEE, I. Supporting Greater Autonomy in Language Learning. ELT Journal, Oxford, v. 52, n. 4, p. 282-290, 1998. Doi: https://doi.org/10.1093/elt/52.4.282

LITTLEWOOD, W. “Autonomy”: An Anatomy and a Framework. System, Amsterdam, v. 24, n. 4, p. 427-435, 1996. Doi: https://doi.org/10.1016/S0346-251X(96)00039-5

MARTINS, C. S.; RODRIGUES, N. Link up to You!. Lisboa: Texto, 2017. 207 p.

Murray, G.; Lamb, T. (ed.). Space, Place and Autonomy in Language Learning. New York: Routledge, 2018. 270 p. Doi: https://doi.org/10.4324/9781317220909

PAIVA, V. L. M. O. O ensino de língua estrangeira e a questão da autonomia. In: LIMA, D. C. (org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola, 2009. p. 31-38.

PAIVA, V. L. M. O. The Complex Nature of Autonomy. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 24, n., p. 441-468, 2008. Doi: https://doi.org/10.1590/S0102-44502008000300004

REINDERS, H. Towards a Classroom Pedagogy for Learner Autonomy: A Framework of Independent Language Learning Skills. Australian Journal of Teacher Education, Joondalup, v. 35, n. 5, p. 39-55, 2010. Doi: https://doi.org/10.14221/ajte.2010v35n5.4

Sinclair, B. Materials Design for the Promotion of Learner Autonomy: How Explicit is ‘Explicit’?. In: PEMBERTON, R. et al. (ed.). Taking Control: Autonomy in Language Learning. Hong Kong: Hong Kong University Press, 1996. p. 149-165.

VIEIRA, F.; MARQUES, I; MOREIRA, M. A. Para o desenvolvimento da autonomia com o manual escolar. In: CASTRO, R. V. et al. (org.). Manuais escolares: estatuto, funções, história. Braga: Centro de Estudos em Educação e Psicologia, 1999. p. 527-544.

Vieira, F.; Moreira, M. A. Para além dos testes…: A avaliação processual na aula de inglês. Braga: Universidade do Minho, 1993. 171p.

WILDMAN, J.; MYERS, C.; THACKER, C. Insight Intermediate. Oxford: Oxford University Press, 2014. 143p.

Downloads

Publicado

05-05-2020