Emoção, reflexão e agência no estágio supervisionado
Parole chiave:
formação inicial, lógicas coloniais, pesquisa com professoras/esAbstract
Com base em pesquisas com professoras/es de línguas em formação inicial que problematizam a relação entre universidade e escola durante a regência (Silvestre, 2016, 2017; Borelli, 2018; Mastrella-de-Andrade, 2020), buscamos articular esses estudos com investigações sobre o papel das emoções na formação docente (Aragão, 2022a, 2022b, 2023). Para isso, apresentamos recortes de uma pesquisa desenvolvida pela primeira autora (Martins, 2024), na qual identificamos interseções em temas como espaços de fala, o papel da reflexão, a construção de ambientes formativos menos hierarquizados e o fortalecimento da agência docente. Essa aproximação entre os estudos contribui para tensionar modelos formativos baseados em lógicas coloniais, marcados por binarismos, hierarquias e exclusões, e aponta caminhos para propostas que ampliem a agência e promovam práticas mais emancipatórias na formação inicial.
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