Desenho de tarefa prototípica para um exame de inglês aeronáutico a um grupo de pilotos militares brasileiros

Autori

Parole chiave:

avaliação de línguas em simuladores de voo, inglês aeronáutico, Inglês para Fins Específicos (ESP), desenho de tarefas de exame

Abstract

O objetivo deste estudo é desenhar uma tarefa prototípica de exame de inglês aeronáutico para os pilotos da “Esquadrilha da Fumaça”, com uso de tecnologia em simuladores de voo. Trata-se de um estudo de caso de métodos mistos convergentes (Creswell; Plano Clark, 2018). A geração de dados, na Fase 1 da pesquisa, deu-se por análise documental, entrevistas, sessões de brainstorming, buscas em sites e observações de voos simulados. Essa fase resultou na tarefa prototípica, fundamentada no modelo “task shells” (Park, 2021), operacionalizada em um voo simulado, em situações normais, anormais e de emergência. A Fase 2, compreendeu um questionário, com perguntas fechadas e abertas, aplicado aos pilotos, de modo a conhecer suas percepções sobre a tarefa prototípica. Os resultados da integração e análise de dados indicam que a tarefa desenhada agrega autenticidade ao exame e, consequentemente, maior chance de validade quanto aos usos de seus resultados.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Riferimenti bibliografici

ALDERSON, J. C. The politics of aviation English testing. Language Assessment Quarterly, v. 8, n. 4, p. 386-403, 2011. DOI: https://doi.org/10.1080/15434303.2011.622017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/15434303.2011.622017?scroll=top&needAccess=true. Acesso em: 10 mar. 2024.

BACHMAN, L. F.; PALMER, A. S. Language Testing in Practice: Designing and developing useful language tests. Oxford: Oxford University Press, 1996. p. 337.

BACHMAN, L. F.; PALMER, A. S. Language Assessment in Practice: Developing language assessments and justifying their use in the real world. Oxford: Oxford University Press, 2010. p. 510.

BIESWANGER, M. Aviation English: Two distinct specialised registers? In: SCHUBERT, C.; STOCKHAMMER, C. S. (ed.). Variational Text Linguistics: Revisting Register in English. Berlin/Boston: De Gruyter Mouton, 2016. p. 67-86.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Teste Diagnóstico em Idiomas Estrangeiros (TDIE). ICA 37- 324, 2016a. Disponível em: https://www2.fab.mil.br/unifa/images/proeei/ICA_37_324.pdf. Acesso em: 10 mar. 2024.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Regras do Ar. ICA 100-12. 2016b. Disponível em: https://publicacoes.decea.mil.br/publicacao/ICA-100-12. Acesso em: 10 mar. 2024.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Regulamento do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira. ROCA 21-44. 2018. Disponível em: https://www.sislaer.fab.mil.br/terminalcendoc/acervo/detalhe/4012?guid=1620868810260&returnUrl=%2fterminalcendoc%2fresultado%2flistar%3f

guid%3d1620868810260%26quantidadePaginas%3d1%26codigoRegistro%3d4012%234012&i=

3https://www.sislaer.fab.mil.br/terminalcendoc/Resultad%20o/Listar?guid=1620868810260. Acesso em: 10 mar. 2024.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Certificação de Tráfego Aéreo Internacional para tripulantes de aeronaves da Força Aérea Brasileira (CERTAI). ICA 55-103, 2019a.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Currículo mínimo do Curso de Tráfego Aéreo Internacional (CTAI). ICA 37-797, 2019b.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Serviços de Tráfego Aéreo. ICA 100-37. 2020a.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Fraseologia de Tráfego Aéreo. MCA 100-16. 2020b. Disponível em: https://publicacoes.decea.mil.br/publicacao/MCA-100-16. Acesso em: 10 mar. 2024.

BRATSLAVSKA, A. Special features of forming the readiness of future military pilots for professional interaction when using the common air space. Adaptive Management: Theory and Practice, Series Pedagogics, v. 8, n. 15, 2020. DOI: https://doi.org/10.33296/2707-0255-8(15)-09. Acesso em: 10 mar. 2024.

BRUNO, M. L. Uma crítica à avaliação de proficiência linguística, em inglês aeronáutico, aplicada aos pilotos da Força Aérea Brasileira. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Liderança com ênfase em Gestão no Comando da Aeronáutica) – Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, Rio de Janeiro, 2018.

CHALHOUB-DEVILLE, M.; O’SULLIVAN, B. Validity: theoretical development and integrated arguments. UK: Equinox, 2020. p. 206.

CHAPELLE, C. A.; VOSS, E. Evaluation of language tests through validation research. In: KUNNAN, A. J. (ed.). The Companion to Language Assessment. Malden: Wiley-Blackwell, 2013. v. 3, p. 1-17. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/316148556_Evaluation_of_Language_Tests_Through_Validation_Research. Acesso em: 10 mar. 2024.

CHAPELLE, C. A.; VOSS, E. Utilizing Technology in Language Assessment. In: SHOHAMY, E.; OR, I.; MAY, S. (eds.). Language Testing and Assessment: Encyclopedia of Language and Education. Springer, 2017. p. 149-161. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-02261-1_10. Acesso em: 10 mar. 2024.

CHAPELLE, C. A.; VOSS, E. (ed.). Validity Argument in Language Testing: Case Studies of Validation Research. Cambridge: Cambridge University Press, 2021. p. 345.

CRESWELL, J. W.; PLANO CLARK, V. L. Designing and conducting mixed methods research. 3. ed. Thousand Oaks: Sage publications, 2018. p. 492.

CRESWELL J. W.; CRESWELL, J. D. Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 6. ed. Thousand Oaks: Sage publications, 2023. 291 p.

DISSANAYAKA, Y. H. P. S. A. Y.; MOLESWORTH, B. R. C.; ESTIVAL, D. Miscommunication in Commercial Aviation: The role of accent, speech rate, information density, and politeness markers. The International Journal of Aerospace Psychology, v. 33, n. 1, p. 79-97, 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/24721840.2022.2154672. Acesso em: 10 mar. 2024.

DÖRNYEI, Z.; TAGUCHI T. Questionnaires in Second Language Research: Construction, Administration and Processing. 2. ed. New York: Routledge, 2010. p. 186.

DOUGLAS, D. Assessing languages for specific purposes. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. p. 311.

DOUGLAS, D. Language tests can promote safer communications in international civil aviation operations. ICAO Journals, Montreal, v. 59, n. 1, p. 20-25, 2004.

EMERY, H. SKWAK 9835: Role play in aviation language training and assessment. Apresentação oral na Conferência GEIA 10. São José dos Campos: ICEA, 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fVjO99LmOHk. Acesso em: 10 mar. 2024.

ESTIVAL, D. Aviation English: A linguistic description. In: ESTIVAL, D.; FARRIS, C.; MOLESWORTH, B. Aviation English: A lingua franca for pilots and air traffic controllers. New York: Routledge, 2016. p. 22-52. E-book.

ESTIVAL, D.; PENNYCOOK, A. Why aviation English is not ELF. In: MURATA, K. (ed.). ELF and Applied Linguistics. 1. ed. London: Routledge, 2023. cap. 11, p. 172-188. E-book. DOI https://doi.org/10.4324/9781003391463. Acesso em: 10 mar. 2024.

EUROCONTROL. ELPAC – English Language Proficiency for Aeronautical Communication. Disponível em: https://elpac.eurocontrol.int/. Acesso em: 18 jul. 2025.

FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA). Radio Communications Phraseology and Techniques. 2006. Disponível em: https://www.faa.gov/air_traffic/publications/atpubs/aim_html/chap4_section_2.html. Acesso em: 10 mar. 2024.

FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION. Advisory circular 60-28B: FAA English Language Standard for an FAA certificate. 2017. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.faa.gov/documentLibrary/media/Advisory_Circular/AC_60-28B.pdf. Acesso em: 26 fev. 2024.

FULCHER, G.; DAVIDSON, F. Test architecture, test retrofit. Language Testing, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 123-144, jan. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1177/0265532208097339. Acesso em: 18 jul. 2025.

GARCIA, A. C. M. Defining the Construct of Aeronautical English Listening for Pilots: Insights from the Literature, the ICAO Rating Scale, and Key Stakeholders’ Perceptions. 2023. Tese (Ph.D. em Applied Linguistics and Discourse Studies) – Carleton University, Ottawa, 2023.

GARCIA, A. C. M.; FOX, J. Contexts and constructs: Implications for the testing of listening in pilots’ communication with air traffic controllers. The ESPecialist, São Paulo, v. 41, n. 4, p. 1-33, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/49775. Acesso em: 10 mar. 2024.

GALLO, C. Inglês para pilotos: análise das necessidades das situações-alvo. 2006. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Ingl%C3%AAspara-pilotos%3A-an%C3%A1lise-de-necessidades-dasGallo/a168844837939eed43b89f681475188f2cc05aec. Acesso em: 10 mar. 2022.

GREEN, A. Exploring Language Assessment and Testing: Language in Action. London; New York: Routledge, 2014. 269 p.

GUTTERMAN, T. C.; CLARK, V. L. P.; MOLINA-AZORIN, J. F. Terminology and mixed methods research: A persistent challenge. Jornal of Mixed Methods Research, v. 18, n. 1, 2024. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/15586898231217855. Acesso em: 10 mar. 2024.

INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ENGLISH ASSOCIATION (ICAEA). ICAO LPR Test Design Guidelines: workshop material. 2019. Disponível em: https://www.icaea.aero/icao-lpr-tdg/guidelines/#1576331125779-1290841a-fd4c. Acesso em: 10 mar. 2024.

KANE, M. T. Validating the interpretations and uses of test scores. Journal of Educational Measurement, v. 50, p. 1-73, 2013. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/JEDM.12000. Acesso em: 10 mar. 2024.

KIM, H.; ELDER, C. Interrogating the construct of aviation English: Feedback from test takers in Korea. Language Testing, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 129-149, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/0265532214544394. Acesso em: 10 mar. 2024.

KIM, Y. The challenges of radiotelephony communication and effective training approaches: A study of Korean pilots and air traffic controllers. English for Specific Purposes, v. 72, p. 26-39, 2023. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0889490623000522?via%3Dihub. Acesso em: 10 mar. 2024.

KNOCH, U.; MACQUEEN, S. Assessing English for Professional Purposes. New York: Routledge, 2020. p. 211.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Pesquisa Pedagógica: do projeto à implementação. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 328.

LIVEATC. LiveATC.net – Listen to Air Traffic Control. Disponível em: https://www.liveatc.net/. Acesso em: 18 jul. 2025.

MODER, C. L.; HALLECK, G. Planes, politics and oral proficiency: Testing international air traffic controllers. Australian Review of Applied Linguistics, [S. l.], v. 3, n. 32, p. 25.1-25.16, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/305864334_Planes_politics_and_oral_proficiency_Testing _international_air_traffic_controllers. Acesso em: 10 mar. 2024.

MESSICK, S. Validity. In: LINN, R. L. (ed.). Educational Measurement. 3. ed. New York: American Council on Education & Macmillan, 1989. p. 13-103.

ORGANIZAÇÃO DA AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL/OACI. Manual on the implementation of ICAO language proficiency requirements. Doc 9835 AN/453. 2. ed. Montreal, 2010. Disponível em: https://skybrary.aero/sites/default/files/bookshelf/2497.pdf. Acesso em: 22 ago. 2024.

ORGANIZAÇÃO DA AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL/OACI. Manual de Diretrizes para o Desenho de Testes (Test Design Guidelines Handbook). Doc 10197. Montreal, 2024. Disponível em: https://www.icaea.aero/projects/icao-lpr-tdg/. Acesso em: 22 ago. 2024.

PARK, M. Investigating Target Tasks, Task Phases, and Indigenous Criteria for Military Aviation English Assessment. Language Assessment Quarterly, v. 17, Issue 4, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/15434303.2020.17799221.

PARK, M. Domain definition inference for a virtual interactive aviation English test (VIAET) for military air traffic controllers. In: CHAPELLE, C. A.; VOSS, E. (ed.). Validity argument in language testing: case studies of validation research. Cambridge: Cambridge University Press, 2021. p. 73-95.

TAVAKOLI, P.; COOKE, S. Comprehensibility in Language Assessment: A broader perspective. Shefield, UK/Bristol, USA: Equinox, 2024. p. 224.

TREADAWAY, M.; READ, J. Setting standards for a diagnostic test of aviation English for student pilots. Language Testing, v. 1, n. 27, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1177/02655322231224051. Acesso em: 10 mar. 2024.

TOSQUI-LUCKS, P.; SILVA, A. L. B. C. Aeronautical English: Investigating the nature of this specific language in search of new heights. The ESPecialist, São Paulo, v. 41, n. 3, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/47826. Acesso em: 30 ago. 2024.

VOSS, E. Technology and Assessment. The TESOL Encyclopedia of English Language Teaching, [S. l.], p. 1-7, 18 jan. 2018. John Wiley & Sons, Inc. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1002/9781118784235.eelt0388. Acesso em: 10 mar. 2024.

VOSS, E. The role of technology in learning-oriented assessment. In: GEBRIL, A. (ed.). Learning oriented language assessment: Putting theory into practice. New York: Routledge, 2021.

WIKIPÉDIA. Simulador de voo. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Simulador_de_voo. Acesso em: 18 jul. 2025.

Pubblicato

2025-10-30