Desenho de tarefa prototípica para um exame de inglês aeronáutico a um grupo de pilotos militares brasileiros
Parole chiave:
avaliação de línguas em simuladores de voo, inglês aeronáutico, Inglês para Fins Específicos (ESP), desenho de tarefas de exameAbstract
O objetivo deste estudo é desenhar uma tarefa prototípica de exame de inglês aeronáutico para os pilotos da “Esquadrilha da Fumaça”, com uso de tecnologia em simuladores de voo. Trata-se de um estudo de caso de métodos mistos convergentes (Creswell; Plano Clark, 2018). A geração de dados, na Fase 1 da pesquisa, deu-se por análise documental, entrevistas, sessões de brainstorming, buscas em sites e observações de voos simulados. Essa fase resultou na tarefa prototípica, fundamentada no modelo “task shells” (Park, 2021), operacionalizada em um voo simulado, em situações normais, anormais e de emergência. A Fase 2, compreendeu um questionário, com perguntas fechadas e abertas, aplicado aos pilotos, de modo a conhecer suas percepções sobre a tarefa prototípica. Os resultados da integração e análise de dados indicam que a tarefa desenhada agrega autenticidade ao exame e, consequentemente, maior chance de validade quanto aos usos de seus resultados.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALDERSON, J. C. The politics of aviation English testing. Language Assessment Quarterly, v. 8, n. 4, p. 386-403, 2011. DOI: https://doi.org/10.1080/15434303.2011.622017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/15434303.2011.622017?scroll=top&needAccess=true. Acesso em: 10 mar. 2024.
BACHMAN, L. F.; PALMER, A. S. Language Testing in Practice: Designing and developing useful language tests. Oxford: Oxford University Press, 1996. p. 337.
BACHMAN, L. F.; PALMER, A. S. Language Assessment in Practice: Developing language assessments and justifying their use in the real world. Oxford: Oxford University Press, 2010. p. 510.
BIESWANGER, M. Aviation English: Two distinct specialised registers? In: SCHUBERT, C.; STOCKHAMMER, C. S. (ed.). Variational Text Linguistics: Revisting Register in English. Berlin/Boston: De Gruyter Mouton, 2016. p. 67-86.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Teste Diagnóstico em Idiomas Estrangeiros (TDIE). ICA 37- 324, 2016a. Disponível em: https://www2.fab.mil.br/unifa/images/proeei/ICA_37_324.pdf. Acesso em: 10 mar. 2024.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Regras do Ar. ICA 100-12. 2016b. Disponível em: https://publicacoes.decea.mil.br/publicacao/ICA-100-12. Acesso em: 10 mar. 2024.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Regulamento do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira. ROCA 21-44. 2018. Disponível em: https://www.sislaer.fab.mil.br/terminalcendoc/acervo/detalhe/4012?guid=1620868810260&returnUrl=%2fterminalcendoc%2fresultado%2flistar%3f
guid%3d1620868810260%26quantidadePaginas%3d1%26codigoRegistro%3d4012%234012&i=
3https://www.sislaer.fab.mil.br/terminalcendoc/Resultad%20o/Listar?guid=1620868810260. Acesso em: 10 mar. 2024.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Certificação de Tráfego Aéreo Internacional para tripulantes de aeronaves da Força Aérea Brasileira (CERTAI). ICA 55-103, 2019a.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Currículo mínimo do Curso de Tráfego Aéreo Internacional (CTAI). ICA 37-797, 2019b.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Serviços de Tráfego Aéreo. ICA 100-37. 2020a.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Fraseologia de Tráfego Aéreo. MCA 100-16. 2020b. Disponível em: https://publicacoes.decea.mil.br/publicacao/MCA-100-16. Acesso em: 10 mar. 2024.
BRATSLAVSKA, A. Special features of forming the readiness of future military pilots for professional interaction when using the common air space. Adaptive Management: Theory and Practice, Series Pedagogics, v. 8, n. 15, 2020. DOI: https://doi.org/10.33296/2707-0255-8(15)-09. Acesso em: 10 mar. 2024.
BRUNO, M. L. Uma crítica à avaliação de proficiência linguística, em inglês aeronáutico, aplicada aos pilotos da Força Aérea Brasileira. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Liderança com ênfase em Gestão no Comando da Aeronáutica) – Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, Rio de Janeiro, 2018.
CHALHOUB-DEVILLE, M.; O’SULLIVAN, B. Validity: theoretical development and integrated arguments. UK: Equinox, 2020. p. 206.
CHAPELLE, C. A.; VOSS, E. Evaluation of language tests through validation research. In: KUNNAN, A. J. (ed.). The Companion to Language Assessment. Malden: Wiley-Blackwell, 2013. v. 3, p. 1-17. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/316148556_Evaluation_of_Language_Tests_Through_Validation_Research. Acesso em: 10 mar. 2024.
CHAPELLE, C. A.; VOSS, E. Utilizing Technology in Language Assessment. In: SHOHAMY, E.; OR, I.; MAY, S. (eds.). Language Testing and Assessment: Encyclopedia of Language and Education. Springer, 2017. p. 149-161. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-02261-1_10. Acesso em: 10 mar. 2024.
CHAPELLE, C. A.; VOSS, E. (ed.). Validity Argument in Language Testing: Case Studies of Validation Research. Cambridge: Cambridge University Press, 2021. p. 345.
CRESWELL, J. W.; PLANO CLARK, V. L. Designing and conducting mixed methods research. 3. ed. Thousand Oaks: Sage publications, 2018. p. 492.
CRESWELL J. W.; CRESWELL, J. D. Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 6. ed. Thousand Oaks: Sage publications, 2023. 291 p.
DISSANAYAKA, Y. H. P. S. A. Y.; MOLESWORTH, B. R. C.; ESTIVAL, D. Miscommunication in Commercial Aviation: The role of accent, speech rate, information density, and politeness markers. The International Journal of Aerospace Psychology, v. 33, n. 1, p. 79-97, 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/24721840.2022.2154672. Acesso em: 10 mar. 2024.
DÖRNYEI, Z.; TAGUCHI T. Questionnaires in Second Language Research: Construction, Administration and Processing. 2. ed. New York: Routledge, 2010. p. 186.
DOUGLAS, D. Assessing languages for specific purposes. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. p. 311.
DOUGLAS, D. Language tests can promote safer communications in international civil aviation operations. ICAO Journals, Montreal, v. 59, n. 1, p. 20-25, 2004.
EMERY, H. SKWAK 9835: Role play in aviation language training and assessment. Apresentação oral na Conferência GEIA 10. São José dos Campos: ICEA, 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fVjO99LmOHk. Acesso em: 10 mar. 2024.
ESTIVAL, D. Aviation English: A linguistic description. In: ESTIVAL, D.; FARRIS, C.; MOLESWORTH, B. Aviation English: A lingua franca for pilots and air traffic controllers. New York: Routledge, 2016. p. 22-52. E-book.
ESTIVAL, D.; PENNYCOOK, A. Why aviation English is not ELF. In: MURATA, K. (ed.). ELF and Applied Linguistics. 1. ed. London: Routledge, 2023. cap. 11, p. 172-188. E-book. DOI https://doi.org/10.4324/9781003391463. Acesso em: 10 mar. 2024.
EUROCONTROL. ELPAC – English Language Proficiency for Aeronautical Communication. Disponível em: https://elpac.eurocontrol.int/. Acesso em: 18 jul. 2025.
FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA). Radio Communications Phraseology and Techniques. 2006. Disponível em: https://www.faa.gov/air_traffic/publications/atpubs/aim_html/chap4_section_2.html. Acesso em: 10 mar. 2024.
FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION. Advisory circular 60-28B: FAA English Language Standard for an FAA certificate. 2017. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.faa.gov/documentLibrary/media/Advisory_Circular/AC_60-28B.pdf. Acesso em: 26 fev. 2024.
FULCHER, G.; DAVIDSON, F. Test architecture, test retrofit. Language Testing, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 123-144, jan. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1177/0265532208097339. Acesso em: 18 jul. 2025.
GARCIA, A. C. M. Defining the Construct of Aeronautical English Listening for Pilots: Insights from the Literature, the ICAO Rating Scale, and Key Stakeholders’ Perceptions. 2023. Tese (Ph.D. em Applied Linguistics and Discourse Studies) – Carleton University, Ottawa, 2023.
GARCIA, A. C. M.; FOX, J. Contexts and constructs: Implications for the testing of listening in pilots’ communication with air traffic controllers. The ESPecialist, São Paulo, v. 41, n. 4, p. 1-33, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/49775. Acesso em: 10 mar. 2024.
GALLO, C. Inglês para pilotos: análise das necessidades das situações-alvo. 2006. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Ingl%C3%AAspara-pilotos%3A-an%C3%A1lise-de-necessidades-dasGallo/a168844837939eed43b89f681475188f2cc05aec. Acesso em: 10 mar. 2022.
GREEN, A. Exploring Language Assessment and Testing: Language in Action. London; New York: Routledge, 2014. 269 p.
GUTTERMAN, T. C.; CLARK, V. L. P.; MOLINA-AZORIN, J. F. Terminology and mixed methods research: A persistent challenge. Jornal of Mixed Methods Research, v. 18, n. 1, 2024. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/15586898231217855. Acesso em: 10 mar. 2024.
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ENGLISH ASSOCIATION (ICAEA). ICAO LPR Test Design Guidelines: workshop material. 2019. Disponível em: https://www.icaea.aero/icao-lpr-tdg/guidelines/#1576331125779-1290841a-fd4c. Acesso em: 10 mar. 2024.
KANE, M. T. Validating the interpretations and uses of test scores. Journal of Educational Measurement, v. 50, p. 1-73, 2013. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/JEDM.12000. Acesso em: 10 mar. 2024.
KIM, H.; ELDER, C. Interrogating the construct of aviation English: Feedback from test takers in Korea. Language Testing, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 129-149, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/0265532214544394. Acesso em: 10 mar. 2024.
KIM, Y. The challenges of radiotelephony communication and effective training approaches: A study of Korean pilots and air traffic controllers. English for Specific Purposes, v. 72, p. 26-39, 2023. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0889490623000522?via%3Dihub. Acesso em: 10 mar. 2024.
KNOCH, U.; MACQUEEN, S. Assessing English for Professional Purposes. New York: Routledge, 2020. p. 211.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Pesquisa Pedagógica: do projeto à implementação. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 328.
LIVEATC. LiveATC.net – Listen to Air Traffic Control. Disponível em: https://www.liveatc.net/. Acesso em: 18 jul. 2025.
MODER, C. L.; HALLECK, G. Planes, politics and oral proficiency: Testing international air traffic controllers. Australian Review of Applied Linguistics, [S. l.], v. 3, n. 32, p. 25.1-25.16, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/305864334_Planes_politics_and_oral_proficiency_Testing _international_air_traffic_controllers. Acesso em: 10 mar. 2024.
MESSICK, S. Validity. In: LINN, R. L. (ed.). Educational Measurement. 3. ed. New York: American Council on Education & Macmillan, 1989. p. 13-103.
ORGANIZAÇÃO DA AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL/OACI. Manual on the implementation of ICAO language proficiency requirements. Doc 9835 AN/453. 2. ed. Montreal, 2010. Disponível em: https://skybrary.aero/sites/default/files/bookshelf/2497.pdf. Acesso em: 22 ago. 2024.
ORGANIZAÇÃO DA AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL/OACI. Manual de Diretrizes para o Desenho de Testes (Test Design Guidelines Handbook). Doc 10197. Montreal, 2024. Disponível em: https://www.icaea.aero/projects/icao-lpr-tdg/. Acesso em: 22 ago. 2024.
PARK, M. Investigating Target Tasks, Task Phases, and Indigenous Criteria for Military Aviation English Assessment. Language Assessment Quarterly, v. 17, Issue 4, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/15434303.2020.17799221.
PARK, M. Domain definition inference for a virtual interactive aviation English test (VIAET) for military air traffic controllers. In: CHAPELLE, C. A.; VOSS, E. (ed.). Validity argument in language testing: case studies of validation research. Cambridge: Cambridge University Press, 2021. p. 73-95.
TAVAKOLI, P.; COOKE, S. Comprehensibility in Language Assessment: A broader perspective. Shefield, UK/Bristol, USA: Equinox, 2024. p. 224.
TREADAWAY, M.; READ, J. Setting standards for a diagnostic test of aviation English for student pilots. Language Testing, v. 1, n. 27, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1177/02655322231224051. Acesso em: 10 mar. 2024.
TOSQUI-LUCKS, P.; SILVA, A. L. B. C. Aeronautical English: Investigating the nature of this specific language in search of new heights. The ESPecialist, São Paulo, v. 41, n. 3, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/47826. Acesso em: 30 ago. 2024.
VOSS, E. Technology and Assessment. The TESOL Encyclopedia of English Language Teaching, [S. l.], p. 1-7, 18 jan. 2018. John Wiley & Sons, Inc. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1002/9781118784235.eelt0388. Acesso em: 10 mar. 2024.
VOSS, E. The role of technology in learning-oriented assessment. In: GEBRIL, A. (ed.). Learning oriented language assessment: Putting theory into practice. New York: Routledge, 2021.
WIKIPÉDIA. Simulador de voo. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Simulador_de_voo. Acesso em: 18 jul. 2025.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Ana Lígia Barbosa de Carvalho e Silva

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


