Derrubando paredes e construindo pontes

formação de professores de língua inglesa na atualidade

Autores

  • Telma Nunes Gimenez UEL Autor
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão UEL Autor

Resumo

Em uma sociedade marcada por desigualdades, as paredes que separam os que têm acesso a uma educação de qualidade e os que não têm precisam ser derrubadas. Em seu lugar, construções voltadas para propiciar oportunidades de superação desse quadro devem ser edificadas. Um dos pilares dessas novas construções são os cursos de formação de professores, pelo impacto que podem proporcionar no quadro educacional brasileiro. Na atualidade, essa preparação traz novos desafios, a serem enfrentados nas reformulações curriculares dos cursos de graduação. São foco deste trabalho os cursos de Letras, especialmente os de dupla habilitação em línguas inglesa e portuguesa. Serão discutidos aspectos relativos à identidade profissional, relacionando objetivos e definição de conteúdos, à prática de ensino e suas articulações, à inserção de futuros professores em comunidades de prática e ao desenvolvimento de atitude investigativa. O texto apresenta questões a serem consideradas em um processo de reformulação curricular desses cursos a partir da experiência das autoras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABREU-E-LIMA, D. M.; MARGONARI, D.M. O processo de formação de educadores em língua inglesa: relato de uma experiência. Contexturas: ensino crítico de língua inglesa, Indaiatuba, n. 6, p. 11-23, 2002.

ALMEIDA FILHO, J. C. Crise, Transições e Mudança no Currículo de Formação de Professores de Línguas. In: FORTKAMP, M.B.M.; TOMITCH, L.M.B. Aspectos da Lingüística Aplicada: Estudos em homenagem ao Professor Hilário Inácio Bohn. Florianópolis: Insular, 2000. p. 33-47.

BEZERRA, M. A. Perfil real, perfil ideal do professor de Língua: Avaliação do Exame Nacional de Letras. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 6, n. 2 p. 81-105, 2003.

DUTRA, D. P. A formação pré-serviço e o currículo de Letras. In: GIMENEZ, T. (Org.). Ensinando e aprendendo inglês na universidade: Formação de professores em tempos de mudança. Londrina, ABRAPUI, 2003. p. 109-114.

ENGSTRÖM, Y. Non scolae sed vitae discimus – como superar a encapsulação da aprendizagem escolar. In: DANIELS, H. (Org). Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Edições Loyola, 2002, p. 175-197.

FIORIN, J. L. Curso de Letras: desafios e perspectivas para o próximo milênio. In: Seminário Nacional de Literatura e Crítico, IV e Seminário Nacional de Lingüística e Língua Portuguesa, II, 2001. Goiânia. Anais... Goiânia: Gráfica e Editora Vieira, 2001, p. 13-21.

GIMENEZ, T. Currículo e identidade profissional nos cursos de licenciatura em Letras. (no prelo).

HEBERLE, V. M. 30 years of EFL teaching in Brazil: glimpses of past realities and prospects for the future. In: GIMENEZ, T. (Org.). Ensinando e aprendendo inglês na universidade: Formação de professores em tempos de mudança. Londrina, ABRAPUI, 2003, p. 47-52.

MEC. CNE. Parecer CNE/CP 009/2001. Disponível em . Acesso em 29 de setembro de 2003.

PAIVA, V.L.M.O. A LDB e a legislação vigente sobre o ensino e a formação de professor de língua inglesa. In: STEVENS, C.M.T.; CUNHA, M.J. (Org.). Caminhos e colheita: ensino e pesquisa na área de inglês no Brasil. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 2003a. p. 53-84.

PAIVA, V.L.M.O. Avaliação das condições de oferta dos cursos de Letras. In: GIMENEZ, T. (Org.). Ensinando e aprendendo inglês na universidade: Formação de professores em tempos de mudança. Londrina, ABRAPUI, 2003b. p. 43-55.

Downloads

Publicado

11-02-2012

Edição

Seção

Número temático – Formação de professores (lançamento em 2004)