Educação à distância

uma investigação sobre possíveis contribuições para a educação continuada de professores de língua estrangeira (Inglês)

Autores

  • Edimara Sandra Camarota Queiroz UFU Autor

Resumo

Este estudo teve por objetivo apresentar algumas contribuições da Educação a Distância para a educação continuada de professores de língua estrangeira (inglês), no processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira mediado pela tecnologia. Os recursos oferecidos pela tecnologia são relevantes para a EAD no sentido de que possibilitam a ampliação de novas oportunidades de aprendizagem, principalmente para aqueles aprendizes que, por diversas razões, outrora, não podiam dar seguimento a seus estudos pelo método presencial. O uso de tecnologia, mais especificamente a Internet, possibilita ao aprendiz o acesso à informação que pode auxiliá-lo no processo de construção do conhecimento, tornando-o sujeito ativo no seu processo de formação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA FILHO, J.C.P. Crise, transições e mudança no currículo de formação de professores de línguas. In: FORTKAMP, M. B. M.; TOMITCH, L. M. B. (Org.). Aspectos da lingüística aplicada: estudos em homenagem ao professor Hilário Inácio Bohn. Florianópolis: Editora Insular, 2000. p. 33-47.

ALVES, J. R. M. Educação a distância e as novas tecnologias de informação e aprendizagem. 2001. Disponível em: <http://www.engenheiro2001.org.br/programas/980201a1html>. Acesso em: 20 set. 2003

CROSSMAN, D. M. The evolution of the world wide web as an emerging instructional technology tool. In:_______. KHAN, B. H. New Jersey: Educational Technology Publications, 1997. cap. 2, p. 19-24.

DIMENSTEIN, G. Computadores redefinem novo analfabeto. Folha de São Paulo, São Paulo, 25 maio 1997.

HALLIDAY, M.A.K. et al. As ciências lingüísticas e o ensino de línguas. Petrópolis: Vozes, 1974. Cap. 7, p. 7-164.

HAWKRIDGE, D. New information technology in education. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1983. 238 p.

LEVY, P. O que é virtual? 3. ed. São Paulo: Editora 34, 1999. 157 p.

LEVY, P. Cibercultura. 2. ed. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1997. 260 p.

MORAN COSTAS, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 3. ed. Campinas: Papirus, 2001. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/textosead.html .> Acesso em 20 jul. 2003.

MORAN, Josá Manuel. Novos desafios na educação - a Internet na educação presencial e virtual. Saberes e linguagens de educação e comunicação, Pelotas, v. 1, p. 19-44, set. 2001. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/textos.htm>. Acesso em: 3 out. 2003.

NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 2n ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. 158 p.

NUNES, Ivônio B. Noções de educação a distância. Revista Educação a Distância, Brasília, Instituto Nacional de Educação a Distância, n. 4/5, p. 7-25, dez. 1993-abr. 1994. Disponível em: http://www.ibase.org.br/~ined/ivoniol.html. Acesso em: 25 fev. 2003.

PAIVA, V. L. M. de. O papel da educação a distância na política de ensino de línguas. In: MENDES, Eliana et al. (Org.) Revisitações: edição comemorativa: 30 anos da Faculdade de Letras/UFMG. Belo Horizonte: UFMG/FALE, 1999.

PAIVA, V. L. M. de. A www e o ensino de inglês. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, v. 1, n. 1, p. 93-116, 2001a.

PAIVA, V. L. M. de. Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, UFMG, 2001b. 334 p. (Estudos Lingüísticos 1).

PERRY, W.; RUMBLE, G. 1987. A short guide to distance education. In: NUNES, Ivônio B. Noções de educação a distância. 1992. Disponível em: http://ibase.org.br/~ined/ivonio.html. Acesso em: 27 jul. 2003.

POPPER, F.R. O historicismo e sua miséria. São Paulo: Cultrix, 2000. p. 60.

SACHS, F. La défense de la Francophonie et de la Langue Française sur Internet. Mémoire de DEA de Didactologie des Langues et des Cultures. Université Paris III, 1998.

WEININGER, M. J. O uso da internet para fins educativos. 1996. Disponível em: <http://www.cce.ufsc.br/lle/alemao/markus/internet.html .> Acesso em 23 ago. 2001.

Downloads

Publicado

11-02-2012

Edição

Seção

Número temático – Formação de professores (lançamento em 2004)