Educação à distância
uma investigação sobre possíveis contribuições para a educação continuada de professores de língua estrangeira (Inglês)
Resumo
Este estudo teve por objetivo apresentar algumas contribuições da Educação a Distância para a educação continuada de professores de língua estrangeira (inglês), no processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira mediado pela tecnologia. Os recursos oferecidos pela tecnologia são relevantes para a EAD no sentido de que possibilitam a ampliação de novas oportunidades de aprendizagem, principalmente para aqueles aprendizes que, por diversas razões, outrora, não podiam dar seguimento a seus estudos pelo método presencial. O uso de tecnologia, mais especificamente a Internet, possibilita ao aprendiz o acesso à informação que pode auxiliá-lo no processo de construção do conhecimento, tornando-o sujeito ativo no seu processo de formação.
Downloads
Referências
ALMEIDA FILHO, J.C.P. Crise, transições e mudança no currículo de formação de professores de línguas. In: FORTKAMP, M. B. M.; TOMITCH, L. M. B. (Org.). Aspectos da lingüística aplicada: estudos em homenagem ao professor Hilário Inácio Bohn. Florianópolis: Editora Insular, 2000. p. 33-47.
ALVES, J. R. M. Educação a distância e as novas tecnologias de informação e aprendizagem. 2001. Disponível em: <http://www.engenheiro2001.org.br/programas/980201a1html>. Acesso em: 20 set. 2003
CROSSMAN, D. M. The evolution of the world wide web as an emerging instructional technology tool. In:_______. KHAN, B. H. New Jersey: Educational Technology Publications, 1997. cap. 2, p. 19-24.
DIMENSTEIN, G. Computadores redefinem novo analfabeto. Folha de São Paulo, São Paulo, 25 maio 1997.
HALLIDAY, M.A.K. et al. As ciências lingüísticas e o ensino de línguas. Petrópolis: Vozes, 1974. Cap. 7, p. 7-164.
HAWKRIDGE, D. New information technology in education. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1983. 238 p.
LEVY, P. O que é virtual? 3. ed. São Paulo: Editora 34, 1999. 157 p.
LEVY, P. Cibercultura. 2. ed. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1997. 260 p.
MORAN COSTAS, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 3. ed. Campinas: Papirus, 2001. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/textosead.html .> Acesso em 20 jul. 2003.
MORAN, Josá Manuel. Novos desafios na educação - a Internet na educação presencial e virtual. Saberes e linguagens de educação e comunicação, Pelotas, v. 1, p. 19-44, set. 2001. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/textos.htm>. Acesso em: 3 out. 2003.
NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 2n ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. 158 p.
NUNES, Ivônio B. Noções de educação a distância. Revista Educação a Distância, Brasília, Instituto Nacional de Educação a Distância, n. 4/5, p. 7-25, dez. 1993-abr. 1994. Disponível em: http://www.ibase.org.br/~ined/ivoniol.html. Acesso em: 25 fev. 2003.
PAIVA, V. L. M. de. O papel da educação a distância na política de ensino de línguas. In: MENDES, Eliana et al. (Org.) Revisitações: edição comemorativa: 30 anos da Faculdade de Letras/UFMG. Belo Horizonte: UFMG/FALE, 1999.
PAIVA, V. L. M. de. A www e o ensino de inglês. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, v. 1, n. 1, p. 93-116, 2001a.
PAIVA, V. L. M. de. Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, UFMG, 2001b. 334 p. (Estudos Lingüísticos 1).
PERRY, W.; RUMBLE, G. 1987. A short guide to distance education. In: NUNES, Ivônio B. Noções de educação a distância. 1992. Disponível em: http://ibase.org.br/~ined/ivonio.html. Acesso em: 27 jul. 2003.
POPPER, F.R. O historicismo e sua miséria. São Paulo: Cultrix, 2000. p. 60.
SACHS, F. La défense de la Francophonie et de la Langue Française sur Internet. Mémoire de DEA de Didactologie des Langues et des Cultures. Université Paris III, 1998.
WEININGER, M. J. O uso da internet para fins educativos. 1996. Disponível em: <http://www.cce.ufsc.br/lle/alemao/markus/internet.html .> Acesso em 23 ago. 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


