Formar formadores para a escrita profissional
Palavras-chave:
escrita profissional, formação, textualidadeResumo
Este trabalho apresenta alguns dos resultados de dez anos de pesquisa e atividade didática para formar formadores de escrita profissional, tanto no sistema educacional quanto no mundo do trabalho. Em particular, apresenta-se um currículo base de competências comuns a todos os formadores, sem distinção de destinação didática. Essas competências são resumíveis em cinco pontos: a consciência da variação entre as estratégias textuais da fala e da escrita; a habilidade em identificar as informações dentro de um contexto e usá-las para os próprios fins textuais; a consciência dos traços que caracterizam um gênero textual e a capacidade de gerenciá-los na reformulação para objetivos diferentes; a capacidade de gerenciar os diferentes aspectos de uma situação comunicativa; a argumentação, com e sem documentação. O trabalho privilegia as competências textuais sobre aquelas lingüísticas de superfície e, portanto, mesmo pensado para um ambiente italófono, é aplicável a qualquer língua-cultura ocidental.
Downloads
Referências
ACERBONI, G. Progettare e scrivere per Internet. Milano: McGraw-Hill, 2005.
AUSTIN, J. L. How to do things with words. London: Oxford University Press, 1962.
BARR, R.; KAMIL, M. L.; MOSENTHAL, P. B.; PEARSON, P. D. (Org.). Hanbook of Reading Research. New York; London: Longman, 1991. v. II.
BEREITER, C.; SCARDAMALIA, M. The Psycology of Written Composition. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1987.
BIBER, D. Variation across Speech and Writing. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.
BIBER, D. Dimensions of register variation. A cross-linguistic comparison. Cambridge: Cambridge University Press, 1995
BRUNI, F. et alii. Manuale di scrittura e comunicazione. Bologna: Zanichelli, 1997a.
BRUNI, F. et alii. Manuale di scrittura professionale. Bologna: Zanichelli, 1997b.
BRUNI, F.; RASO, T. (Org.). Manuale dell'italiano professionale. Bologna: Zanichelli, 2002a.
BRUNI, F.; RASO, T. La situazione comunicativa tra scritto e parlato. In: ______ (Org.). Manuale dell'italiano professionale. Bologna: Zanichelli, 2002b. p. 3-12.
CANÇADO, M. Manual de semântica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
CONTE, M. E. Condizioni di coerenza. Ricerche di linguistica testuale (Nova edição com dois novos ensaios, org. por B. Mortara Garavelli). Alessandria: Edizioni dell'Orso, 1999.
COVINO, S. (Org.). La scrittura professionale. Ricerca, prassi, insegnamento (Atti del I Convegno di studi. Perugia, Università per Stranieri, 23-25 Ottobre 2000). Firenze: Olschki, 2001.
CRESTI, E. Definizione dell'enunciato e pragmatica. In: BRASCA, L.; ZAMBELLI, L.M. (Org.). Atti del V Convegno nazionale GISCEL. Grammatica del parlare e dell'ascoltare a scuola. Firenze: La Nuova Itália, 1992. p. 51-77.
______. Speech act units and informational units. Em: FAVA, E. Speech Acts and Linguistic Research. Proceedings of the Workshop, July 15-17, 1994. Buffalo: Center for Cognitive Science – Padova: Nemo, 1995. p. 89-107.
______. Corpus di italiano parlato. Firenze: Accademia della Crusca. 2000, 2 voll. + CDRom.
______. Illocuzione e modalità. Em: BECCARIA, P.; MARELLO, C. (Org.). La parola al testo Scritti per Bice Mortara-Garavelli. Alessandria: Ed. dell'Orso, 2001a. p. 133-145.
______. Per una nuova definizione di frase. Em: BONGRALLI, P.; DARDI, A.; FANFANI, M., TESI, R. (Org.). Studi di storia della lingua italiana offerti a Ghino Ghinassi. Firenze: Le Lettere, 2001b. p. 511-550.
______. Enunciato e frase: teoria e verifiche empiriche. Em: BIFFI, M.; CALABRESE, O.; SALIBRA, L. (Org.). Italia Linguistica: discorsi di scritto e di parlato. Scritti in onore di Giovanni Nencioni. Siena: Prolagon, 2005. p. 249-260.
______. Illocution et modalité dans le comment e le topic. Em: SCARANO, A. (Org.). Macro-syntaxe et pragmatique. L'analyse linguistique de l' oral. Roma: Bulzoni, 2003. p. 133-182.
CRESTI, E.; MONEGLIA, M. (Org.). C-ORAL-ROM. Integrated Reference Corpora for Spoken Romance Languages. Amsterdam-New York: Johns Benjamins, 2005. + DVD.
DELL’AVERSANO, C.; GRILLI, A. La scrittura argomentativa. Dal saggio breve alla tesi di dottorato. Firenze: Le Monnier, 2005.
EGGINS, S.; MARTIN, J. R. Genres and registers of discourse. In: VAN DIJK, T. A. (Org.). Discourse as structure and process. London: SAGE Publications, 1997. p. 231-291.
GERNSBACHER, M.; TRAXLER, J. Improving Coherence in Written Communication. In: GERNSBACHER, M. A.; GIVÒN, T. (Org.). Coherence in Spontaneous Texts. Amsterdam-Philadelphia: Johns Benjamins, 1995. p. 215-238.
GREGG, L. W.; STEIMBERG, E. R. (Org.). Cognitive Processes in Writing. Hillsdale (NJ): Lawrence Erlbaum Associates, 1980.
GRUNDY, P. Doing Pragmatics. Lodon: Arnold, 2000.
HAJES, J. R. A New Framework for Understanding Cognition and Affect in Writing. In: LEVY, C. M.; RANSDELL, S. (Org.). The Science of Writing. Theories, Methods, Individual Differencies and Applications. Mahwa (NJ): Lawrence Erlbaum, 1996.
HAJES, J. R.; FLOWERS, L. S. Identifying the Organisation of Writing Processes. In: GREGG; Steimberg, 1989, p. 3-30.
HALLIDAY, M. A. K. Spoken and Written Language. Victoria: Deakin University Press, 1985.
HEINEMANN, W.; VIEHWEGER, D. Typologisierung von Texten I: Kriterien, Textsorte, Textmuster, Texttyp. In: BRINKER, K.; ANTOS, G; HEINEMANN, W.; SAGER, S. F. (Org.). Handbücher zur Sprach- und Kommunikationwissenschaft: Text- und Gesprächlinguistik. Berlin-New York: Walter de Gruyter, p. 507-523.
______. Typologisierung von Texten I: Kriterien, Aspekte der Textsortendifferenzierung. In: BRINKER, K.; ANTOS, G; HEINEMANN, W.; SAGER, S. F. (Org.). Handbücher zur Sprach- und Kommunikationwissenschaft: Text- und Gesprächlinguistik. Berlin-New York: Walter de Gruyter, p. 523-546.
KOCH, I. G. V. Introdução à Lingüística Textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
KOCH, I. G. V.; MORATO, E. M.; BENTES, A. C. Referenciação e Discurso. São Paulo: Contexto, 2005.
LEVINSON, S. S. Levinson. Pragmatics. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.
MILLER, C. R. Genres as social action. In: FREEDMAN, A; MEDWAY, P. (Org.). Genres and new rhetoric. London: Taylor & Francis, 1994. p. 67-78.
MORTARA GARAVELLI, B. Text Typologie. Em: HOLTUS, G.; METZELTIN, M.; SCHMITT, C. (Org.). Lexicon der Romanistischen Linguistik. Band IV. Tübingen: Niemeyer, 1988. p. 157-168.
PERELMAN, C.; OLBRECHTS TYTECA, L. Traité de l'argumentation: la nouvelle rhétorique. Paris: Presses Universitaires des France, 1958.
RASO, T. Origini e strategie dell'informazione in alcune testualità burocratiche. Studi linguistici italiani, n. 25, p. 234-266, 1999.
______. La gestione dell'informazione. In: BRUNI-RASO, 2002a, p. 63-71, 2002b.
______. Riformulare dal parlato allo scritto. BRUNI, F.; RASO, T. (Org.). 2002a, p. 201-207, 2002c.
______. Il riassunto con cambio di taglio. In: BRUNI, F.; RASO, T. (Org.). 2002a, p. 210-222, 2002d.
______. La situazione comunicativa. In: BRUNI, F.; RASO, T. (Org.). 2002a, p. 223-248, 2002e.
______. Altri tipi testuali: un avviso al pubblico, una richiesta di finanziamento e una voce di enciclopedia. In: BRUNI, F.; RASO, T. (Org.). 2002a, p. 277-286, 2002f.
______. I testi argomentativi. In: BRUNI, F.; RASO, T. (Org.). 2002a, p. 287- 323, 2002g.
______. (Org.). Corso di scrittura professionale per gli uffici e per la Pubblica Amministrazione. Pisa: ICoN (www.italicon.it), 2004.
______. La scrittura burocratica. La lingua e l'organizzazione del testo. Roma: Carocci, 2005.
SABATINI, F. "Rigidità-esplicitezza" vs. "elasticità-implicitezza": possibili parametri massimi per una tipologia dei testi. In: SKYTTE, G.; SABATINI, F. (Org.). Linguistica Testuale Comparata. Copenhagen: Museum Tusculanum Press, 1999. p. 141-172.
SEARLE, J. Speech Acts. An essay in the philosophy of language. Cambridge: Cambridge University Press, 1969.
SWALES, J. M. Genres analysis: English in academic and research settings. Cambridge: University Press, 1990.
SWALES, J. M. Research genres: explorations and applications. Cambridge: University Press, 2004.
WEHRLICH, E. Typologie der Texte. Etwurfeines textlinguistischen Modells zur Grundlengung einer Textgrammatik. Heidelberg: Quelle & Meyer, 1975.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


