Professores em formação no âmbito do Pibid-Capes
uma abordagem do planejamento e realização de aulas por meio da clínica da atividade
Palavras-chave:
Professor de inglês em Formação, PIBID-CAPES, Autoconfrontação Simples e Cruzada, Clínica da Atividade, Análise do Discurso.Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com uma dupla de professores em formação inicial no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), objetivando analisar seus processos de planejamento e prática docente. Para a realização do estudo foram utilizados a metodologia da Clínica da Atividade, o método da Autoconfrontação Simples e Cruzada e o aporte teórico da análise do discurso na perspectiva bakhtiniana. Os resultados apontam as controvérsias entre o ideal do fazer docente, no nível da teoria, e o real da prática, uma vez que a prescrição não equivale à realização de uma atividade de maneira a coincidirem. O estudo possibilitou o desenvolvimento do coletivo de trabalho do PIBID-Inglês por propiciar o reconhecimento de etapas da formação docente, um olhar clínico dos docentes para si e sua atividade, bem como a busca por estratégias para mediar de forma mais eficaz a aproximação do mundo da prescrição ao mundo da realização do trabalho docente.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 4.346, de 26 de agosto de 2002. Aprova o Regulamento Disciplinar do Exército (R-4) e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 27 de agosto de 2002. Brasília: Presidência da República, 2002. Disponível em: https://bit.ly/2JLops >. Acesso em: 02 jun. 2018.
CLOT, Y. Trabalho e poder de agir. Trad. Guilherme Teixeira e Marlene Vianna. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Trad. Adail Sobral. Petrópolis: Vozes, 2006.
CLOT, Y.; FAÏTA, D. Genre et styles en analyse du travail: Concepts ET méthodes. Travailler, França, v. 4, p. 7-43, 2000.
LIMA, A. P. Visitas técnicas: interação escola-empresa. Curitiba: Editora CRV, 2010.
LIMA, A. P. Dinâmica das dimensões impessoais, pessoais, interpessoais e transpessoais no processo de iniciação à docência. Querubim, Niterói, v. 2, n. 24, p. 12-15, 2014. Disponível em: https://bit.ly/2JEGuI7 >. Acesso em: 30 abr. 2018.
LIMA, A. P.; ALTHAUS, D. Formação docente continuada, desenvolvimento de práticas pedagógicas em sala de aula e promoção da saúde do professor: relações necessárias. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 245, p. 97-116, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2HwLJom >. Acesso em: 30 abr. 2018.
PRETI, D. (Org.). Análise de textos orais. 5. ed. São Paulo: Humanitas, 2001.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


