Política e Planejamento Linguístico

uma análise dos temas presentes em pesquisas no Brasil

Autores

  • Socorro Cláudia Tavares de Sousa Universidade Federal da Paraíba Autor
  • Cynthia Israelly Barbalho Dionísio Universidade Federal da Paraíba Autor

Palavras-chave:

política e planejamento linguístico, Brasil, temas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma visão panorâmica das temáticas presentes no campo da Política e Planejamento Linguístico nos últimos vinte e um anos (1990-2010) no Brasil, comparando o alinhamento das pesquisas brasileiras com as realizadas no cenário internacional. Para tanto, utilizamos noções expandidas de política linguística (COOPER, 1989; SHIFFMAN, 1996, 2006; SPOLSKY, 2004, 2009, 2012) e realizamos um levantamento da presença de artigos na área em uma amostra de resumos oriundos de revistas acadêmicas brasileiras de Letras/Linguística. Identificamos cinco temas principais, que foram: políticas linguísticas educacionais, planejamento linguístico, línguas em contato, difusão da língua portuguesa, e saberes (meta)linguísticos e políticas linguísticas. Por um lado, esses temas revelam a convergência entre o cenário nacional e o internacional, por outro, demonstram uma tendência temática específica do campo no Brasil, a saber, o interesse na constituição dos saberes (meta)linguísticos e sua relação com a política linguística.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Socorro Cláudia Tavares de Sousa, Universidade Federal da Paraíba
    Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas
  • Cynthia Israelly Barbalho Dionísio, Universidade Federal da Paraíba
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística

Referências

ANTIA, B. E. Terminology and Language Planning: An Alternative Framework of Practice and Discourse. Amsterdam: John Benjamins Publish Company, 2000. 265 p. Doi: https://doi.org/10.1075/tlrp.2

ARNOUX, E. N. La Glotopolítica: transformaciones de um campo disciplinario. In: ______. Lenguajes: teorías y prácticas. Buenos Aires: Instituto Superior del Profesorado “Joaquín V. González”, Secretaría de Educación, GCBA, 2000. p. 3-27.

ARNOUX, E. N.; NOTHSTEIN, S. Glotopolítica, integración regional sudamericana y pan-hispanismo. In: ______. (ed.). Temas de Glotopolítica: integración regional sudamericana y pan-hispanismo. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Biblos, 2014. p. 9-29.

BALDAUF Jr., R. B. Introduction - Language Planning: Where Have We Been? Where Might We Be Going? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 233-248, 2012. Doi: https://doi.org/10.1590/S1984-63982012000200002

BLOMMAERT, J. Language Policy and National Identity. In: RICENTO, T. (ed.). An Introduction to Language Policy: Theory and Method. Malden; Oxford: Blackwell Publish, 2006. p. 238-254.

BONACINA-PUGH, F. Researching ‘Praticed Language Policies’: Insights from Conversation Analysis. Language Policy, [S.l], v. 11, n. 3, p. 213-234, 2012. Doi: https://doi.org/10.1007/s10993-012-9243-x

COOPER, R. L. Planning and Social Change. New York: Cambridge, 1989. 216 p.

BRES, J. Introduction: Language Policies on Social Network Sites. Language Policy, [S.l], v. 14, n. 4, p. 309-314, Nov. 2015. Doi: https://doi.org/10.1007/s10993-015-9368-9

FREIXO, A. Minha pátria é a língua portuguesa: a construção da ideia da lusofonia em Portugal. Rio de Janeiro: Apicuri, 2009. 202 p.

GARCIA, O. Ethnic Identity and Language Policy. In: SPOLSKY, B. (ed.). The Cambridge Handbook of Language Policy. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. p. 79-99. Doi: https://doi.org/10.1017/CBO9780511979026.007

HORNBERGER, N. H. Frameworks and Models in Language Policy and Planning. In: RICENTO, T. (ed.). An Introduction to Language Policy: Theory and Method. Malden; Oxford: Blackwell Publish, 2006. p. 24-41.

JOHNSON, D. C. Language Policy. New York: Palgrave Macmillan, 2013. 291 p.

LAURIA, D. Lengua y nación en la lexicografía argentina de fines del siglo XIX y principios del XX: análisis de los mecanismos de exemplificación y citación. Res Diachronicae, Sevilla, v. 8, p. 47-70, 2010a.

LAURIA, D. Los diccionarios de indigenismos y de regionalismos en la década de 1880 em la Argentina: um análisis glotopolítico. In: CONGRESO DE LA SOCIEDAD ARGENTINA DE LINGÜÍSTICA, 12., 2010, Mendoza. Proceedings [...] Mendonza: Facultad de Filosofia y Letras, Universidad Nacional de Cuyo, 2010b.

LAURIA, D. Apuntes para una historia de la producción lexicográfica monolíngue em la Argentina: etapas del processo de diccionarización y modalidades diccionarísticas entre 1870 y 1910. Boletín de Filología, Santiago de Chile, Tomo XLVI, v. 46, n. 1, p. 105-151, 2011. Doi: https://doi.org/10.4067/S0718-93032011000100004

KELLY-HOLMES, H. Analyzing Language Policies in New Media. In: HULT, F. M.; JOHNSON, D. C. (ed.). Research Methods in Language Policy and Planning. USA/UK: Wiley Blackwell, 2015. p. 130-139. Doi: https://doi.org/10.1002/9781118340349.ch12

LACOSTE, Y. Por uma abordagem geopolítica da difusão do inglês. In: LACOSTE, Y.; RAJAGOPALAN, K. (ed.). A geopolítica do inglês. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 7-11.

LAGARES, X. C. O galego em seu labirinto: breve análise glotopolítica. Letras, Santa Maria, v. 21, n. 42, p. 97-128, jan. /jun. 2011.

LIDDICOAT, A. J. Language-in-Education Policies: The Discursive Construction of Intercultural Relations. Bristol; Buffalo; Toronto: Multilingual Matters, 2013. 245 p. Doi: https://doi.org/10.21832/9781847699152

MARTINES, L. C. A. A política linguística de cooficialização da língua guarani em Tacuru/MS e seus desdobramentos políticos, sociais e pedagógicos. 2014. 205p. Thesis (M.A. in Languages) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2014.

MAY, S. Language policy and minority rights. In: RICENTO, T. (ed.). An Introduction to Language Policy: Theory and Method. Malden; Oxford: Blackwell Publish, 2006. p. 255-272.

MENKEN, K.; GARCÍA, O. (ed.). Negotiating Language Policies in Schools: Educators as Policy Makers. New York: Routledge, 2010. 278 p. Doi: https://doi.org/10.4324/9780203855874

MENEZES, V.; SILVA, M. M.; GOMES, I. F. Sessenta anos de Linguística Aplicada: de onde viemos e para onde vamos. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. (ed.). Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 25-50.

MOITA LOPES, L. P. Introdução: uma linguística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: ______. (ed.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 13-44.

PASSONI, T. P.; GOMES, E. A. Políticas e planejamento linguísticos: mapeamento das pesquisas sobre ensino de línguas estrangeiras modernas no cenário nacional. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, [S.l.], v. 14, n. 26, p. 241-270, 2016.

PAULSTON, C. B.; HEIDEMANN, K. Language Policies and the Education of Linguistic Minorities. In: RICENTO, T. (ed.). An Introduction to Language Policy: Theory and Method. Malden; Oxford: Blackwell Publish, 2006. p. 292-310.

REAGAN, T. Language Policy and Sign Languages. In: RICENTO, T. (ed.). An Introduction to Language Policy: Theory and Method. Malden; Oxford: Blackwell Publish, 2006. p. 329-345.

RÉAUME, D.; PINTO, M. Philosophy of Language Policy. In: SPOLSKY, B. (ed.). The Cambridge Handbook of Language Policy. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. p. 37-58. Doi: https://doi.org/10.1017/CBO9780511979026.005

RICENTO, T. Historical and Theoretical Perspectives in Language Policy and Planning. Journal of Sociolinguistics, [S.l.], v. 4, n. 2, p. 196-213, 2000. Doi: https://doi.org/10.1111/1467-9481.00111

RICENTO, T. (ed.). Language Policy: Theory and Method. Malden; Oxford: Blackwell Publishing, 2006. 291 p.

RICENTO, T.; HORNBERGER, N. Unpeeling the Onion: Language Planning and Policy and the ELT Professional. TESOL Quartely, [S.l.], v. 30, n. 3, p. 401-427, Autumn 1996. Doi: https://doi.org/10.2307/3587691

SCHIFFMAN, H. F. Linguistic Culture and Language Policy. London; New York: Routledge, 1996. 351 p.

SCHIFFMAN, H. F. Language policy and linguistic culture. In: RICENTO, T. (ed.). Language Policy: Theory and Method. Malden; Oxford: Blackwell Publishing, 2006. p. 111-125.

SILVA, D. B. De flor do Lácio a língua global. Jundiaí: Paco Editorial, 2013. 246 p.

SILVA, F. S. A lei de cooficialização das línguas tukano, nheengatu e baniwa em São Gabriel da Cachoeira: questões sobre política linguística em context multilíngue. 2013. 193p. Thesis (M.A. in Letters) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.

SOUSA, S. C. T. de; ROCA, M. del P. Introdução para uma compreensão ampliada de política linguística. In: ______. (ed.). Políticas linguísticas: declaradas, praticadas e percebidas. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015. p. 7-32.

SPOLSKY, B. Language Practices, Ideology and Beliefs, and Management and Planning. In: ______. Language Policy: Key Topics in Sociolinguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. p. 1-15. Doi: https://doi.org/10.1017/CBO9780511615245.002

SPOLSKY, B. Towards a Theory of Language Management. In: ______. Language Management. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. p. 1-9. Doi: https://doi.org/10.1017/CBO9780511626470.001

SPOLSKY, B. What is Language Policy? In: ______. (ed.). The Cambridge Handbook of Language Policy. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. p. 3-15. Doi: https://doi.org/10.1017/CBO9780511979026.003

TOLLEFSON, J. W. (ed.). Language Policy in Education: Critical Issues. 2. ed. New York: Routledge, 2013. 316 p.

WRIGHT, S. Language Policy, the Nation and Nationalism. In: SPOLSKY, B. (ed.). The Cambridge Handbook of Language Policy. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. p. 59-78. Doi: https://doi.org/10.1017/CBO9780511979026.006

Downloads

Publicado

28-06-2019

Edição

Seção

Número temático - Language policies (apenas artigos em inglês / lançamento em 2019)