O desenvolvimento da interlíngua na aprendizagem de espanhol como língua estrangeira em Teletandem sob a ótica da Teoria da Complexidade

Autores

  • Andressa Carvalho Silva Oyama Unesp

Palavras-chave:

Complexidade, Teletandem, interlíngua

Resumo

O artigo apresenta, sob o prisma da Teoria da Complexidade, as características do processo de aprendizagem de espanhol como língua estrangeira em Teletandem. Foram coletados dados de dois pares de interagentes português-espanhol, que travaram uma interação regular e sistemática, baseada nos princípios tandem. Verificou-se que a experiência de aprendizagem se desenvolve com peculiaridades decorrentes do contexto, agentes, elementos e suas nuanças, o que revelou a presença de um "espaço raso" entre o sistema da língua materna e o da língua estrangeira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AGAR, M. We have met the other and we're all nonlinear: ethnography as a nonlinear dynamic system. Complexity, v. 10, n. 2, p. 16-24, 2004.

BENEDETTI, A. M. [O primeiro ano de projeto Teletandem Brasil]. Teletandem News, ano I, n. 3, p. 2, dez. 2006. Available at: <http://www.teletandembrasil.org/site/docs/Newsletter_Ano_I_n_3.pdf>. Retrieved October 24, 2012.

BRAGA, J. de C. F. Comunidades autônomas de aprendizagem on-line na perspectiva da complexidade. 2007. 207 f. Thesis (PhD in Applied Linguistics) Faculty of Letters, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

BRAMMERTS, H. Aprendizagem autónoma de línguas em Tandem: desenvolvimento de um conceito. In: DELILLE, K. H.; CHICHORRO, A. Aprendizagem autónoma de línguas em Tandem. Lisboa: Colibri, 2002. p. 15-25.

BURNS, A. Collaborative Research for English Language Teachers Cambridge (UK): Cambridge University Press, 1999.

CAVENAGUI, A. R. A. Uma perspectiva autodeterminada da motivação para aprender língua estrangeira no contexto escolar. Ciências & Cognição, v. 14, n. 2, p. 248-261, 2009.

DÖRNYEI, Z. Individual Differences: Interplay of Learner Characteristics and Learning Environment. Language Learning, v. 59, p. 230-248, Dec. 2009.

ELLIS, N. C. Dynamic Systems and SLA: The Wood and the Trees. Bilingualism: Language and Cognition, Cambridge (UK), v. 10, n. 1, p. 23-25, 2007.

ELLIS, N. C. The Dynamics of Second Language Emergence: Cycles of Language Use, Language Change, and Language Acquisition. The Modern Language Journal, v. 92, n. 2, p. 232-249, Summer 2008.

ELLIS, N. C.; LARSEN FREEMAN, D. Language Emergence: Implications for Applied Linguistics Introduction to the Special Issue. Applied Linguistics, Oxford (UK), v. 27, n. 4, p. 558-589, 2006. Available at: <http://www-personal.umich.edu/~ncellis/NickEllis/Publications_files/Language%20Emergence.pdf>. Retrieved October 24, 2012.

HERDINA, P., JESSNER, U. A Dynamic Model of Multilingualism: Changing the Psycholinguistic Perspective. Clevedon: Multilingual Matters LTD, 2002.

HINE, C. Etnografía virtual Barcelona: UOC, 2004.

HOLLAND, J. H. Hidden Order: How Adaptations Builds Complexity. Massachusetts: Helix, 1995.

LARSEN-FREEMAN, D. Chaos/Complexity Science and Second Language Acquisition. Applied Linguistics, Oxford (UK), v. 18, n. 2, p. 141-165, 1997.

LARSEN-FREEMAN, D. The Emergence of Complexity, Fluency, and Accuracy in the Oral and Written Production of Five Chinese Learners of English. Applied Linguistics, Oxford (UK), v. 27, n. 4, p. 590-619, 2006.

LARSEN-FREEMAN, D. Reflecting on the Cognitive-Social Debate in Second Language Acquisition. The Modern Language Journal, v. 91, n. 5, p. 773-787, Dec. 2007.

LARSEN-FREEMAN, D., CAMERON, L. Complex Systems and Applied Linguistics Oxford (UK): Oxford University Press, 2008.

LEE, L. Focus-on-Form through Collaborative Scaffolding in Expert-to-Novice Online Interaction. Language Learning & Technology, v. 12, n. 3, p. 53-72, 2008.

LEFFA, V. J. Se mudo o mundo muda: ensino de línguas sob a perspectiva do emergentismo. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 7, n. 1, p. 24-29, jan.-abr. 2009.

PAIVA, V. L. M. de O. Modelo Fractal de aquisição de línguas. In: BRUNO, F. A. T. C. (Org.). Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: reflexão e prática. São Paulo: Claraluz, 2005. p. 23-36.

PAIVA, V. L. M. de O. Feedback em ambiente virtual. In: LEFFA,V. J. (Org.). Interação na aprendizagem das línguas Pelotas: Educat, 2003. p. 219-254. Available at: <http://www.veramenezes.com/feedback.htm> Retrieved August 11, 2010.

PAIVA, V. L. M. de O. Chaos and the Complexity of Second Language Acquisition 2009. Not published.

RESENDE, L. A. S. Identidade e aprendizagem de inglês sob a ótica do Caos e dos Sistemas Complexos 2009. 305 f. Thesis (PhD in Applied Linguistics) Faculty of Letters, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

SELINKER, L. Interlanguage. International Review of Applied Linguistics in Language Teaching IRAL, v. 10, n. 3, p. 209-231, 1972.

SILVA, A. C. O desenvolvimento intra-interlingüístico in-tandem a distância (português e espanhol). 2008. 429 f. Thesis (MA in Applied Linguistics) Postgraduate Program in Linguistic Studies, Universidade Estadual de São Paulo, São José do Rio Preto, 2008.

SILVA, V. A dinâmica caleidoscópica do processo de aprendizagem colaborativa no contexto virtual: um estudo na perspectiva da complexidade/caos. 2008. 237 f. Thesis (PhD in Applied Linguistics) Faculty of Letters, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

VASSALLO, M. L., TELLES, J. A. Foreign Language Learning in-Tandem: Theoretical Principles and Research Perspectives. The ESPecialist, v. 27, n. 1, p. 83-118, 2006.

Downloads

Publicado

01-06-2013

Edição

Seção

Número temático – Estudos sobre Complexidade na Linguística Aplicada (lançamento em 2013)