Conhecendo as experiências de aprendizagem de nativos digitais

Autores

  • Claudio de Paiva Franco UFRJ

Palavras-chave:

nativos digitais, complexidade, ensino de inglês

Resumo

Este trabalho tem por objetivo fornecer uma melhor compreensão das perspectivas de nativos digitais sobre a aprendizagem de inglês. O presente estudo de caso analisa dados de um grupo de aprendizes brasileiros de inglês que estudam em uma escola federal de Ensino Médio, localizada no Rio de Janeiro, Brasil. A coleta de dados é feita por meio de (a) um questionário para traçar o perfil dos participantes, e (b) as narrativas dos alunos. Este estudo privilegia uma abordagem interpretativa com base na teoria da complexidade, de modo a tentar entender as experiências de aprendizagem dos participantes a partir de uma forma mais holística, de sistemas. Os resultados indicam que o sistema adaptativo complexo de aprendizagem de nativos digitais é auto-organizante e caótico. Além disso, as considerações finais destacam uma preocupação séria com o ensino de inglês no Brasil e sugerem que as atuais práticas pedagógicas já não atendem às necessidades da geração digital.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BELL, J. S. Narrative inquiry: more than just telling stories. TESOL Quartely 36 (2), 2002, p. 207-212.

BRIGGS, J.; PEAT, D. Turbulent mirror: an illustrated guide to chaos theory and the science of wholeness. New York: Harper and Row, 1989.

DAVIS, B.; SUMARA, D. Complexity and education: inquiries into learning, teaching and research Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2006.

DEMPSTER, M. A self-organising systems perspective on planning for sustainability. Master's thesis, University of Waterloo, School of Urban and Regional Planning, 1998. Retrieved: July 30, 2012 from: <http://www.bethd.ca/pubs/mesthe.pdf>

GASSER, U.; CORTESI, S.; MALIK, M.; LEE, A. Youth and digital media: From credibility to information quality Berkman Center for Internet & Society, 2012. Retrieved: July 30, 2012 from: <http://ssrn.com/abstract=2005272>

HARSHBARGER, B. Chaos, Complexity and Language Learning. Language Research Bulletin, 22, ICU, Tokyo, 2007. Retrieved: July 30, 2012 from: <http://web.icu.ac.jp/lrb/vol_22/Harshbarger%20LRB%20V22.pdf>

HINCHMAN, L. P.; HINCHMAN, S. K. Introduction: Toward a definition of narrative. In: HINCHMAN, L. P.; HINCHMAN, S. K. (Eds.). Memory, identity, community: The idea of narrative in the human sciences Albany, NY: State University of New York Press, 1997, p. xiii-xxxii.

JOHNSON, N. Simply complexity: a clear guide to complexity theory Oxford: Oneworld, 2007.

JUKES, I.; MCCAIN, T.; CROCKETT, L. Understanding the digital generation: teaching and learning in the new digital landscape London: Corwin, 2010.

KOUTROPOULOS, A. Digital Natives: Ten Years After. MERLOT Journal of Online Learning and Teaching 7, n. 4, 2011. Retrieved: July 30, 2012 from: <http://jolt.merlot.org/vol7no4/koutropoulos_1211.htm>

LARSEN-FREEMAN, D.; CAMERON, L. Complex systems and applied linguistics Oxford: Oxford University Press, 2008.

LARSEN-FREEMAN, D. Chaos/complexity science and second language acquisition. Applied Linguistics Oxford: Oxford University Press, v. 18, n. 2, p.141-165, 1997.

MICCOLI, L. Experiência de professores no ensino de língua inglesa: uma categorização com implicações para o ensino e a pesquisa. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 10, p. 47-86, 2007a. Retrieved: July 30, 2012 from: <http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/155/122>

MICCOLI, L. Experiência de estudantes em processo de aprendizagem de língua inglesa: por mais transparência. Revista de Estudos da Linguagem, v. 15, p. 197-224, 2007b. Retrieved: July 30, 2012 from: <http://relin.letras.ufmg.br/revista/upload/11-Laura-Miccoli.pdf>

MILLER, Vincent. Understanding digital culture London: SAGE Publications, 2011.

PAIVA, V. L. M. O. Caos, Complexidade e aquisição de segunda língua. In: PAIVA, V. L. M. O.; NASCIMENTO, M. (Org.). Sistemas adaptativos complexos: lingua(gem) e aprendizagem Belo Horizonte: Faculdade de Letras/FAPEMIG, 2009. p. 187-203. Retrieved: July 30, 2012 from: <http://www.veramenezes.com/caos.pdf>

PALFREY, J.; GASSER, U. Born digital: understanding the first generation of digital natives New York: Basic Books, 2008.

PRENKSY, M. From digital natives to digital wisdom: hopeful essays for 21st century learning London: Corwin, 2012.

PRENKSY, M. Teaching digital natives: partnering for real learning London: Corwin, 2010.

PRENKSY, M. Don't bother me, Mom, I'm learning!: how computer and video games are preparing your kids for 21st century success and how you can help! St. Paul: Paragon House, 2006.

PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001a. Retrieved: July 30, 2012 from: <http://www.marcprensky.com/writing/prensky%20-%20digital%20natives,%20digital%20immigrants%20-%20part1.pdf>

PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 6, p. 1-6, 2001b. Retrieved: July 30, 2012 from: <http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part2.pdf>

WALDROP, M. Complexity: the emerging science at the edge of order and chaos New York: Simon & Schuster, 1992.

WOLF, T.; HOLVOET, T. Emergence versus self-organisation: di?erent concepts but promising when combined. In S. Brueckner at al. (Eds.): ESOA 2004, LNCS 3464 Springer-Verlag, 2005, p. 1-15.

Downloads

Publicado

01-06-2013

Edição

Seção

Número temático – Estudos sobre Complexidade na Linguística Aplicada (lançamento em 2013)