Conhecendo as experiências de aprendizagem de nativos digitais
Palavras-chave:
nativos digitais, complexidade, ensino de inglêsResumo
Este trabalho tem por objetivo fornecer uma melhor compreensão das perspectivas de nativos digitais sobre a aprendizagem de inglês. O presente estudo de caso analisa dados de um grupo de aprendizes brasileiros de inglês que estudam em uma escola federal de Ensino Médio, localizada no Rio de Janeiro, Brasil. A coleta de dados é feita por meio de (a) um questionário para traçar o perfil dos participantes, e (b) as narrativas dos alunos. Este estudo privilegia uma abordagem interpretativa com base na teoria da complexidade, de modo a tentar entender as experiências de aprendizagem dos participantes a partir de uma forma mais holística, de sistemas. Os resultados indicam que o sistema adaptativo complexo de aprendizagem de nativos digitais é auto-organizante e caótico. Além disso, as considerações finais destacam uma preocupação séria com o ensino de inglês no Brasil e sugerem que as atuais práticas pedagógicas já não atendem às necessidades da geração digital.
Downloads
Referências
BELL, J. S. Narrative inquiry: more than just telling stories. TESOL Quartely 36 (2), 2002, p. 207-212.
BRIGGS, J.; PEAT, D. Turbulent mirror: an illustrated guide to chaos theory and the science of wholeness. New York: Harper and Row, 1989.
DAVIS, B.; SUMARA, D. Complexity and education: inquiries into learning, teaching and research Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2006.
DEMPSTER, M. A self-organising systems perspective on planning for sustainability. Master's thesis, University of Waterloo, School of Urban and Regional Planning, 1998. Retrieved: July 30, 2012 from: <http://www.bethd.ca/pubs/mesthe.pdf>
GASSER, U.; CORTESI, S.; MALIK, M.; LEE, A. Youth and digital media: From credibility to information quality Berkman Center for Internet & Society, 2012. Retrieved: July 30, 2012 from: <http://ssrn.com/abstract=2005272>
HARSHBARGER, B. Chaos, Complexity and Language Learning. Language Research Bulletin, 22, ICU, Tokyo, 2007. Retrieved: July 30, 2012 from: <http://web.icu.ac.jp/lrb/vol_22/Harshbarger%20LRB%20V22.pdf>
HINCHMAN, L. P.; HINCHMAN, S. K. Introduction: Toward a definition of narrative. In: HINCHMAN, L. P.; HINCHMAN, S. K. (Eds.). Memory, identity, community: The idea of narrative in the human sciences Albany, NY: State University of New York Press, 1997, p. xiii-xxxii.
JOHNSON, N. Simply complexity: a clear guide to complexity theory Oxford: Oneworld, 2007.
JUKES, I.; MCCAIN, T.; CROCKETT, L. Understanding the digital generation: teaching and learning in the new digital landscape London: Corwin, 2010.
KOUTROPOULOS, A. Digital Natives: Ten Years After. MERLOT Journal of Online Learning and Teaching 7, n. 4, 2011. Retrieved: July 30, 2012 from: <http://jolt.merlot.org/vol7no4/koutropoulos_1211.htm>
LARSEN-FREEMAN, D.; CAMERON, L. Complex systems and applied linguistics Oxford: Oxford University Press, 2008.
LARSEN-FREEMAN, D. Chaos/complexity science and second language acquisition. Applied Linguistics Oxford: Oxford University Press, v. 18, n. 2, p.141-165, 1997.
MICCOLI, L. Experiência de professores no ensino de língua inglesa: uma categorização com implicações para o ensino e a pesquisa. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 10, p. 47-86, 2007a. Retrieved: July 30, 2012 from: <http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/155/122>
MICCOLI, L. Experiência de estudantes em processo de aprendizagem de língua inglesa: por mais transparência. Revista de Estudos da Linguagem, v. 15, p. 197-224, 2007b. Retrieved: July 30, 2012 from: <http://relin.letras.ufmg.br/revista/upload/11-Laura-Miccoli.pdf>
MILLER, Vincent. Understanding digital culture London: SAGE Publications, 2011.
PAIVA, V. L. M. O. Caos, Complexidade e aquisição de segunda língua. In: PAIVA, V. L. M. O.; NASCIMENTO, M. (Org.). Sistemas adaptativos complexos: lingua(gem) e aprendizagem Belo Horizonte: Faculdade de Letras/FAPEMIG, 2009. p. 187-203. Retrieved: July 30, 2012 from: <http://www.veramenezes.com/caos.pdf>
PALFREY, J.; GASSER, U. Born digital: understanding the first generation of digital natives New York: Basic Books, 2008.
PRENKSY, M. From digital natives to digital wisdom: hopeful essays for 21st century learning London: Corwin, 2012.
PRENKSY, M. Teaching digital natives: partnering for real learning London: Corwin, 2010.
PRENKSY, M. Don't bother me, Mom, I'm learning!: how computer and video games are preparing your kids for 21st century success and how you can help! St. Paul: Paragon House, 2006.
PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001a. Retrieved: July 30, 2012 from: <http://www.marcprensky.com/writing/prensky%20-%20digital%20natives,%20digital%20immigrants%20-%20part1.pdf>
PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 6, p. 1-6, 2001b. Retrieved: July 30, 2012 from: <http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part2.pdf>
WALDROP, M. Complexity: the emerging science at the edge of order and chaos New York: Simon & Schuster, 1992.
WOLF, T.; HOLVOET, T. Emergence versus self-organisation: di?erent concepts but promising when combined. In S. Brueckner at al. (Eds.): ESOA 2004, LNCS 3464 Springer-Verlag, 2005, p. 1-15.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Claudio de Paiva Franco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


