Sobre a Revista

A Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC) é uma publicação gratuita e online da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) sendo hospedada no Portal de Periódicos da UFMG dirigida aos(às) associados(as), pesquisadores(as), docentes, pós-graduandos(as) e a comunidade em geral. Tem como objetivo disseminar com ética, rigor e de forma democrática, os resultados e reflexões advindas de investigações na área de Educação em Ciências. Busca contribuir para o avanço e consolidação da área, para a formação de pesquisadores e à produção de conhecimentos em Educação em Ciências da Natureza, que fundamentam o desenvolvimento de ações educativas responsáveis e comprometidas com a melhoria da educação científica e com o bem estar e justiça social.

Atualmente, está classificada como A1 no QUALIS CAPES (2017-2020).

10.28976 | e-: 1984-2686 | :1806-5104 | A1

Acesso

A Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências segue o modelo de Acesso Aberto (Open Access), permitindo o acesso virtual, sem restrição (incluindo financeiras), a todos os textos científicos publicados pelo periódico.

A revista adota a licença aberta (Creative Commons Attribution, CC-BY 4.0), que permite acesso gratuito imediato ao trabalho e autorizando qualquer usuário a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, rastreá-los para indexação, passá-los como dados para software ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, desde que sejam feitas as devidas citações.

Histórico da Revista

A Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC) foi  lançada em 2001 durante o III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (III ENPEC), o maior evento nacional da América Latina da área de Educação em Ciências promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). 

A RBPEC é uma publicação da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) que circulou em formato impresso até janeiro de 2009 quando foi iniciada a edição digital abrigada no Portal de Periódicos da UFMG. 

Pensada para ser um instrumento de promoção da circulação da produção acadêmica da área e fomentar o debate esclarecido sobre os desafios da Educação Científica e Tecnológica, o periódico passou a associar, desde 2017, aos nomes dos autores de seus artigos os respectivos identificadores ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) e aos artigos o  identificador único Digital Object Identifier (DOI). Em 2019, com vistas a ampliar o fluxo de publicação passou a editar um volume único anual com os artigos aprovados em fluxo contínuo em acesso livre.

As diversas gerações de editores que acompanharam o plano editorial da RBPEC buscaram e buscam ampliar o horizonte de discussão da temática, para além da comunidade brasileira, abrindo interlocução com a América Latina, África, Europa e Ásia por meio da articulação internacional da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, em diálogo com as linhas temáticas bianuais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Vale ressaltar que o periódico está indexado em bases internacionais dos setores de educação e ensino de ciências o que promove a integração de suas publicações no cenário internacional.

A Equipe Editorial passou, a partir de 2021, a se constituir de um coletivo feminino representando as diferentes regiões do Brasil. O periódico, sem sede física,  atua de forma online na plataforma OJS. Ainda em 2021, a RBPEC foi avaliada no estrato Qualis A1. A partir de 2025 busca garantir, em sua composição, a diversidade de gênero, etnia e regionalidade, ressaltando o compromisso na representação e valorização da pluralidade da sociedade brasileira.

Missão, Visão e Valores

A Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências é uma publicação da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, gratuita e de formato online, de fluxo contínuo e tem como missão promover e divulgar resultados e reflexões advindas de investigações conduzidas com rigor ético e científico na área de Educação em Ciências da Natureza. O público alvo da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências é constituído de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de licenciatura de Educação em Ciências interessados em pesquisas desenvolvidas nesta área. Busca contribuir com o avanço e consolidação da área, com a formação de pesquisadores e produção de conhecimentos em Educação em Ciências do Brasil e de outros países, que fundamentam o desenvolvimento de ações educativas responsáveis e comprometidas com a melhoria da educação científica e com a justiça e bem-estar social

A visão da RBPEC é manter o diálogo com a comunidade de associados e associadas da ABRAPEC, leitores e leitoras, autores e autoras, com vistas a consolidação nacional e internacional se distinguindo como uma revista científica democrática e de qualidade. Almeja aprimorar continuamente a transparência do processo editorial, contribuindo para o fortalecimento e avanço do conhecimento da área de Educação em Ciências. 

Os valores da RBPEC estão alinhados com as práticas da Ciência Aberta, dirigidas à ética, transparência, equidade, inclusão, respeito, justiça social, imparcialidade, sustentabilidade, qualidade, integridade, confiança, comprometimento, participação e colaboração com a comunidade científica, acesso aberto ao conhecimento científico.

Conformidade com a Ciência Aberta

A Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências entende a Ciência Aberta como uma forma de formatar, projetar, gerir, comunicar, divulgar e avaliar a pesquisa na área de modo a ampliar a transparência dos processos e a disponibilização dos componentes que fundamentam sua comunicação. 

É importante destacar que a adoção e o aperfeiçoamento das práticas de comunicação científica em conformidade aos princípios da Ciência Aberta é um processo contínuo e gradual de adaptação dos processos que necessitam de permanente diálogo com nossa comunidade de autores, leitores e gestores. Esses processos promoverão mudanças significativas no trabalho de editoração do periódico, contribuindo para acelerar a publicação e a disponibilização em repositórios preprints, de modo a facilitar a avaliação dos artigos, a replicabilidade das pesquisas e a reutilização dos dados coletados.

A política editorial do periódico busca agilizar seus processos de avaliação e disponibilização em fluxo contínuo da produção dos artigos com transparência e ética, e alguns passos rumo à Ciência Aberta já são adotados.

No momento da submissão, o autor responsável deve preencher e anexar a Declaração de Conformidade com a Ciência Aberta, informando: (a) a responsabilidade da autoria; (b) o fato do manuscrito ser ou não um preprint e, em caso positivo, sua localização; (c) o devido referenciamento do dados, códigos de programas e outros materiais subjacentes ao texto do manuscrito e, (d) as opções de abertura no processo de avaliação por pares.

Os artigos encaminhados para publicação devem ser originais, em meios impressos ou eletrônicos, salvo aqueles disponibilizados em repositórios preprints, não sendo admitida a sua submissão simultânea, para avaliação, em outro periódico.

Preprints são manuscritos prontos para submissão a um periódico, os quais são depositados em um servidor web de acesso aberto previamente, pelo autor, ou em paralelo à submissão ao periódico, pelo autor ou revista. O uso do preprint como opção do autor, implica que, no momento da  submissão do artigo no periódico, a inclusão da informação completa do  servidor de preprints, bem como seu nome e seu URL. Essa pré-publicação, além de acelerar a comunicação de resultados de pesquisas, permite que o autor receba de leitores um feedback do trabalho e realize as modificações que julgue pertinentes.

Ética na Publicação

Ao submeter o manuscrito, o autor deve declarar o respeito a todas as diretrizes éticas, tanto no que se refere à integridade das atividades de pesquisas no desenvolvimento, quanto a produção do conhecimento científico, fontes de financiamento, agências de pesquisa e documentos comprobatórios da aprovação do Comitê de Ética, se for o caso. A observância das boas práticas de ética na pesquisa é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).

A Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências se apoia: nos “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas” recomendados pelo Committee on Publication Ethics — COPE (Comitê de Ética em Publicações); nos princípios do Directory of Open Access Journals — DOAJ (Diretório de Revistas de Acesso Aberto); e nas recomendações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CEP/CONEP) em sua Resolução n° 510/2016.

Foco e escopo

A Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), tem como escopo a publicação de resultados e reflexões advindas de investigações na área de Educação em Ciências da Natureza e Tecnologia. Os manuscritos arbitrados são publicados no formato de artigos de pesquisa, ensaios teóricos e estado da arte, devidamente fundamentados nas teorias pertinentes para análise de situações educativas, sociais, políticas, culturais etc, que promovem a educação científica, bem-estar e justiça social. 

O foco das publicações está alinhado às temáticas  debatidas nos Encontros bianuais do ENPEC tais como estudos teóricos e/ou de pesquisas aplicadas relacionados aos processos de Ensino e aprendizagem de conceitos científicos; formação de professores; história, filosofia e sociologia da Ciência; escrita, leitura, divulgação e comunicação científica; as interações e abordagens discursivas na educação em Ciências; estudos sobre a argumentação científica e pensamento crítico, abordagens CTS/CTSA, Alfabetização Científica e Tecnológica/Letramento Científico, questões sociocientíficas e/ou temas controversos; educação ambiental, educação do campo; políticas educacionais e currículo no campo da educação em Ciências; estudos relacionados à diferença, multiculturalismo, interculturalidade, decolonidade, inclusão, gênero na Educação em Ciências.

Política de Preprints

A RBPEC aceita a publicação de artigos de preprints em conformidade com a Ciência Aberta. O Preprint é definido como um manuscrito pronto para submissão a um periódico e que é depositado em servidores de preprints confiáveis antes ou em paralelo à submissão a um periódico.

O uso do preprint é opção do autor, e supõe-se que, quando da submissão do artigo ao periódico, por meio da Declaração de Conformidade com a Ciência Aberta será informado o nome do servidor de Preprints e o DOI do Preprint

No processo de avaliação do manuscrito, a versão de Preprint não será utilizada para avaliação por pares, visto que a autoria passará a ser conhecida.

Política de Avaliação por pares

A avaliação dos manuscritos de pesquisa considera as seguintes dimensões: o rigor e mérito acadêmico, o ineditismo e contribuição para o avanço do conhecimento da área de Educação em Ciências, os princípios éticos, o alinhamento com as práticas da Ciência Aberta, o atendimento ao foco e escopo da revista e a qualidade do texto.

Os trabalhos submetidos passam por seis fases de avaliação: (1) a primeira consiste na triagem realizada pelos editores-chefes, que examinam a adequação do trabalho às normas e ao foco e escopo da revista, bem como às exigências formais, e  seu potencial para publicação; (2) a segunda fase refere-se a verificação de plágio por meio do sistema CopySpider. Em caso de detecção de alto grau de similaridade a texto já publicado, o artigo poderá ser recusado, tendo em vista a exigência de ineditismo, havendo exceção para quando se tratar de artigos em servidor preprint. (3) a terceira fase consiste na avaliação preliminar pelos editores adjuntos, a qual visa identificar a contribuição e a qualidade do artigo para o periódico, de modo a verificar precisão na delimitação do objeto, consistências teórica e metodológica e rigor analítico; (4) a quarta etapa consiste na distribuição do manuscrito aos avaliadores pelos editores adjuntos; (5) a quinta fase consiste na decisão final do processo de avaliação informando o resultado aos autores; (6) a sexta fase refere-se ao processo de editoração dos artigos aprovados nas fases anteriores. 

A decisão final dos Editores-chefes sobre os artigos será sustentada pela recomendação do editor adjunto e dos avaliadores, bem como pela efetivação pelo autor dos ajustes recomendados, se for esse o caso.

Compete, portanto, aos editores, após avaliação pelos pares, recomendar aceitação, recusa ou reformulação dos manuscritos . Em caso de reformulação, os textos poderão retornar aos avaliadores para avaliação final.

O resultado da avaliação será encaminhado ao autor, autoras ou autores e pode compreender: (1) aceite; (2) indicação para efetuação de correções obrigatórias com revisão de monta ou revisão simples; (3) nova submissão para avaliação; ou (4) rejeição.

Durante o processo de avaliação, para os autores que optaram pela avaliação aberta, a RBPEC oferece aos avaliadores a opção de dialogar diretamente com o autor correspondente, com abertura ou não das identidades.

A RBPEC publica na versão final do artigo o nome e ORCID do editor responsável pelo processo de avaliação.

Dados abertos

Prezando pela consolidação de processos de Ciência Aberta, é solicitado ao autor o compartilhamento de todos os conteúdos (dados estatísticos, questionários, entrevistas, transcrições de gravações, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito, anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas.

De acordo com os Princípios FAIR, os dados devem ser Localizáveis (Findable), Acessíveis (Accessible), Interoperáveis (Interoperable) e Reutilizáveis (Reusable). O objetivo é facilitar a preservação dos dados, otimizar a sua reutilização e a replicabilidade das pesquisas.

Para o compartilhamento, o autor pode utilizar o repositório de suas instituições, ou buscar repositórios relevantes e certificados como, por exemplo, os repositórios multidisciplinares: Zenodo, SciELO Data, Figshare.

Alternativamente, o autor pode declarar que os dados serão disponibilizados mediante solicitação direta ao autor ou que todos os dados estão contidos e discutidos no artigo.

O repositório em que se encontram os dados, se for o caso, deve ser citado no texto, preferencialmente na seção metodológica, e incluído na lista de referências.

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

O autor deve declarar na submissão, que foram respeitadas todas as diretrizes éticas concernentes à integridade das atividades científicas realizadas no transcorrer das pesquisas, garantindo os metadados da pesquisa, informando fontes de financiamento, as agências de pesquisa entre outros. No caso de estudos empíricos, deve-se declarar a aprovação da pesquisa ao comitê de ética, anexando o parecer na submissão do manuscrito. A observância das boas práticas de ética na pesquisa é de responsabilidade exclusiva do autor.

Todos os artigos serão avaliados desconsiderando-se marcadores sociais da diferença, tais como gênero, orientação sexual, raça, crença religiosa, nacionalidade, dentre outros, bem como posicionamentos políticos dos autores.

Quanto à responsabilidade da autoria, os autores devem indicar a contribuição de acordo com a Taxonomia CRediT (The Contributor Roles Taxonomy) na Declaração de Conformidade com a Ciência Aberta

Se o autor descobrir que houve algum tipo de erro relevante após a publicação do artigo, deve informar imediatamente aos editores, para que sejam publicadas as devidas erratas.

Em relação à identificação de más condutas, compostas pelas práticas de plágio, autoplágio e republicação de artigos, assim como falsificação de dados, a RBPEC utiliza a ferramenta CopySpider. Da mesma forma, em atenção aos preceitos éticos na produção do conhecimento científico, a RBPEC não aceita a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial na  elaboração do manuscrito, podendo aceitar a organização das referências de acordo com as normas APA 7th edition. Todavia, se houver falha no processo de detecção das más condutas e o artigo for publicado, o autor torna-se passível de sanções editoriais, como retratação de artigos científicos plagiados ou já publicados.

A Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências se apoia: nos “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas” recomendados pelo Committee on Publication Ethics — COPE (Comitê de Ética em Publicações); nos princípios do Directory of Open Access Journals — DOAJ (Diretório de Revistas de Acesso Aberto); e nas recomendações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CEP/CONEP) em sua Resolução n° 510/2016.

Política sobre Conflito de Interesses

É obrigatório que os autores na Declaração de Conformidade com a Ciência Aberta, declarem a existência ou não de conflitos de interesse. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.

Os diferentes agentes que participam do processo de submissão, distribuição e avaliação, devem declarar, a qualquer tempo, qualquer conflito de interesse entre sua atuação e o manuscrito que está sob sua responsabilidade.

Os Pareceristas devem considerar qualquer tipo de conflito de interesse antes de avaliar o manuscrito. Dentre elas, destacam-se, como exemplo, relações de trabalho, participar ou ter participado de projeto de pesquisa; manter ou ter mantido colaboração científica com grupos de pesquisa; ter relação de orientação; ter interesse financeiro com o projeto envolvido no manuscrito.

A Equipe Editorial deve evitar tomar decisões sobre manuscritos que conflitam com seus próprios interesses, tais como os submetidos por pessoas de seu departamento, que colaboram com suas pesquisas ou que tenham interesse financeiro com a pesquisa envolvida no manuscrito. Sempre que identificado um conflito de interesse, a tomada de decisão será delegada a um colega da equipe.

Adoção de softwares de verificação de similaridade

Os artigos serão submetidos a avaliação de similaridade por meio do software CopySpider, durante a etapa de desk review. Em caso de detecção de grau significativo de similaridade com texto já publicado, o autor correspondente será contatado para ajustes no texto, podendo o artigo ser recusado, tendo em vista a exigência de ineditismo.

Questões de Sexo e Gênero

A equipe editorial da RBPEC, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de aspectos que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Por esta diretriz, os termos sexo (atributo biológico) e gênero (moldado por circunstâncias sociais e culturais) devem ser usados com atenção, a fim de evitar confusão em seu uso.

Além disso, a Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências observa tais políticas na composição de seu corpo editorial.

Comitê de Ética

A RBPEC segue as recomendações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CEP/CONEP) em sua Resolução n° 510/2016. Para o processo de avaliação do manuscrito informamos que o número do protocolo do Comitê de Ética NÃO deverá aparecer na versão submetida para avaliação com vista a evitar a identificação das(os) autoras(es), mas deverá aparecer na versão final, caso o manuscrito seja aceito. Para pesquisadores no exterior, consultar documento equivalente ou entrar em contato com a Equipe Editorial. Neste caso, a equipe editorial verificará as características dos Comitês de Ética do país onde a investigação foi desenvolvida. 

Preservação Digital 

A Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivos distribuídos entre as bibliotecas participantes e permite que eles criem arquivos permanentes de periódicos para preservação e restauração.  

Direitos Autorais

Autores de artigos publicados pela Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, disponibilizando-os sob a licença Creative Commons Attribution BY 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original publicado seja devidamente citado.

Propriedade Intelectual e Termos de uso

Todo o conteúdo publicado pela Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências está licenciado sob a licença Creative Commons Attribution BY 4.0, exceto quando especificado de outra forma.

A RBPEC encoraja os autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas ou pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.

Patrocinadores, Apoiadores e Agências de Fomento 

Patrocinadora: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) 

Agência de Fomento (2023-2026): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Chamada CNPq n. 30/2023 - Programa Editorial [processo n. 401580/2024-5]

Apoio do Portal de Periódicos da UFMG 

Cobrança de taxas

A Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências não cobra quaisquer taxas por textos submetidos para avaliação de seus pareceristas, assim como não realiza qualquer cobrança relativa ao processo de publicação (normalização, diagramação e distribuição). Por se tratar de um periódico de acesso livre, não é cobrada, também, qualquer taxa para acesso ou download.

Fontes de Indexação

Metadados:

Métricas:

Buscadores:

Bases de dados de texto completo:

Ficha Bibliográfica 

  • Título do periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências 
  • Título abreviado: Rev. Bras. Pesqui. Educ. Ciênc. (Online)
  • Publicação de: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
  • Periodicidade: Anual de fluxo contínuo
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 2001

Websites e Mídias Sociais