O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto atende ao Foco e Escopo da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências.
  • A contribuição é original, inédita e de autoria dos autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • O texto não está sendo avaliado para publicação em outro periódico.
  • O arquivo para a submissão está em formato PDF que não ultrapassa 5MB.
  • O texto não apresenta quaisquer dados e/ou metadados que permitam a identificação dos autores durante a avaliação como: nome e filiação institucional; nomes de projetos e coordenadores de projetos; referências e citações dos autores, inclusive na lista de referências, local, título ou local de defesa de mestrado ou doutorado, agradecimentos, financiamentos etc. Orientações para remoção de propriedades dos arquivos podem ser acessadas AQUI.

Diretrizes para Autores

Foco e Escopo da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências

A Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC) é o periódico oficial da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e tem como objetivo publicar artigos de pesquisa acadêmica originais na área de Educação em Ciências.

Artigos de pesquisa acadêmica são aqueles que relatam estudos empíricos ou teóricos e que trazem claras contribuições para o conhecimento da área. Em ambos os casos,

  • o referencial teórico adotado deve ser apresentado de forma sucinta, mas que permita ao leitor não familiarizado com o mesmo entender como seus principais conceitos foram utilizados e avaliar as relações estabelecidas a partir dos mesmos;
  • os objetivos e questões de pesquisa que orientam o estudo devem ser explicitados no texto e justificados;
  • a metodologia segundo a qual o estudo foi conduzido (no caso de trabalhos empíricos, tanto para coleta e quanto para análise dos dados) deve ser apresentada de forma detalhada e justificada;
  • no caso de trabalhos que envolvem serem humanos, os aspectos éticos que regem este tipo de pesquisa devem ter sido observados e a maneira como isto ocorreu deve ser explicitada;
  • as contribuições para a área devem ser explicitadas de forma clara.

Qualquer submissão que contenha relato de experiência ou apresentação de material instrucional de qualquer tipo não será encaminhada para avaliação.

Artigos originais são aqueles não foram publicados em outros meios. Eles podem ter-se originado de trabalhos acadêmicos e trabalhos apresentados em congressos científicos, mas o texto submetido nunca deve ser (total ou parcialmente) igual aos desses trabalhos. No caso de trabalhos apresentados em congressos, é preciso que o artigo seja claramente uma expansão do trabalho inicial. Qualquer submissão identificada como publicada anteriormente em outro meio ou cujo texto corresponder ao de trabalho apresentado em congresso científico – isto é, que possa ser caracterizada como autoplágio – não será encaminhada para avaliação.

A área de Educação em Ciências compreende as subáreas de Educação Ambiental, Educação em Astronomia, Educação em Biologia, Educação em Física, Educação em Geociências, Educação em Química e Educação para a Saúde. Considerando que a pesquisa nestas subáreas pode se relacionar a outras áreas (como Epistemologia, História e Filosofia da Ciência, Linguística, Matemática, Psicologia e Sociologia da Educação etc.), artigos focados em alguma delas podem ser submetidos desde que a interface e as contribuições para a Educação em Ciências sejam claramente explicitadas. Qualquer manuscrito que se relacione a alguma das subáreas supracitadas (mas não à área de Educação das mesmas), assim como a aspectos gerais de Educação ou a outras áreas (mas sem relacionamento ou implicação clara para a área de Educação em Ciências) não será encaminhado para avaliação.

O público alvo da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências é constituído de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de licenciatura da área de Educação em Ciências interessados em pesquisas desenvolvidas nesta área.

Normas para Submissão

Os textos encaminhados a este periódico devem ser originais, isto é, não podem ter sido publicados em outros meios. Eles podem ter-se originado de trabalhos acadêmicos e trabalhos apresentados em congressos científicos, mas o texto nunca ser (total ou parcialmente) igual ao desses trabalhos. No caso de trabalhos apresentados em congressos, é preciso que o texto submetido seja claramente uma expansão do trabalho inicial. Qualquer submissão identificada como publicada anteriormente em outro meio ou cujo texto corresponder ao de trabalho apresentado em congresso científico – isto é, que possa ser caracterizada como autoplágio – não será encaminhada para avaliação.

Ainda considerando aspectos éticos, é essencial que:

  • nenhum dado, texto ou ideia de outrem seja apresentado como se fosse de autoria do(s) autor(es), isto é, o texto submetido não pode conter plágio. Para evitar que isto aconteça, é obrigatório fazer referência à publicação original do dado, texto, ou ideia, independente de ele ter sido citado literalmente, resumido, ou parafraseado. No caso de citação literal, o(s) autor(es) deve usar aspas. No caso de material protegido por copyright, o(s) autor(es) devem anexar a devida permissão para o uso do mesmo;
  • nenhum dado, imagem ou gráfico tenha sido fabricado ou manipulado de forma a dar suporte a alguma conclusão do(s) autor(es);
  • o(s) autor(es) não cometam autoplágio, isto é, não usem partes substanciais de seus trabalhos prévios no manuscrito.

A partir de 2016, todas as submissões aceitas passam por análise de plágio a partir do uso de software adequado para este fim e de subsequente análise de conteúdo feita pela editoria. As submissões nas quais identificamos a presença de plágio e/ou autoplágio são canceladas e os autores são informados do motivo do cancelamento.

No caso de trabalhos empíricos, é necessário que o estudo tenha sido concluído quando da submissão do manuscrito.

No caso de trabalhos empíricos que envolvam seres humanos, o(s) autor(es) devem ter seguido as normas éticas deste tipo de pesquisa. Tais procedimentos éticos devem ser incluídos na seção de metodologia do manuscrito.

As submissões são isentas de quaisquer taxas, assim como todo o processo de análise, produção e publicação dos artigos.

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão canceladas.

Idiomas

Os textos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês, sendo que a correção linguística é sempre de responsabilidade do(s) autor(es). Sua não observância pode ser motivo para rejeição do manuscrito.

Em qualquer dos casos, é obrigatória a apresentação de um Resumo com até 250 palavras (em português) e de um Abstract (em inglês). Ambos os textos devem ser claros e seguir as normas cultas dos idiomas em que estão escritos. Isto significa que o Abstract não pode ser uma tradução literal do Resumo.

Formatação do texto a ser submetido

Os textos submetidos a este periódico devem ter extensão de 15 a 25 páginas A4, formatadas de acordo com as orientações presentes no MODELO cuja formatação pode ser realizada conforme orientações disponíveis AQUI.

As figuras e tabelas devem ser inseridas nos locais considerados adequados pelo(s) autor(es).

As figuras devem estar em qualidade suficiente para impressão, isto é, devem ter sido inseridas a partir de arquivos .tif com resolução mínima de 300 dpi. Elas devem ser de autoria do(s) autor(es) ou estes devem ter permissão por escrito para utilização das mesmas de seus proprietários/autores quando as mesmas forem protegidas por copyright. Tal documento pode ser solicitado como condição para publicação do artigo (caso o mesmo seja aceito).

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços aqui prestados, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.