Submissão

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Diretrizes para Autores

Normas para submissão

São considerados no processo de avaliação, textos originais e inéditos, salvo materiais disponibilizados em servidores preprints, que sejam resultantes de pesquisas empíricas, ensaios, artigos de revisão ou pesquisas teóricas relacionadas com a área de Educação em Ciências da Natureza

No caso de trabalhos empíricos, é necessário que o estudo tenha sido concluído quando da submissão do manuscrito. No caso de artigos de revisão, serão considerados apenas aqueles que apresentam um resumo abrangente da pesquisa sobre um determinado tema ou perspectiva sobre o estado da arte em um número expressivo de bases de dados de periódicos, um período de levantamento de documentos (corpus de análise) não inferior a 10 anos, detalhando com rigor metodológico e referencial de análise, justificando suas contribuições para o avanço do conhecimento da área. 

É aceita a submissão de artigos que se originaram de trabalhos acadêmicos ou apresentações em congressos. Contudo, o texto do manuscrito não pode ser (total ou parcialmente) uma cópia do trabalho de origem, exigindo-se que a versão submetida seja inédita. No caso de trabalhos apresentados em congressos, é preciso que o texto submetido seja claramente uma expansão do trabalho inicial, representando uma reelaboração substancial do material anterior. Qualquer submissão identificada como publicada anteriormente em outro meio ou cujo texto corresponder ao de trabalho apresentado em congresso científico — isto é, que possa ser caracterizada como autoplágio — não será encaminhada para avaliação.

A área de Educação em Ciências compreende as subáreas de Educação Ambiental, Educação em Astronomia, Educação em Biologia, Educação em Física, Educação em Geociências, Educação em Química e Educação para a Saúde que dialoguem com a Educação em Ciências da Natureza. Considerando que a pesquisa nestas subáreas pode se relacionar a outras áreas (como Epistemologia, História e Filosofia da Ciência, Linguística, Matemática, Psicologia e Sociologia da Educação etc.), artigos focados em alguma delas podem ser submetidos desde que a interface e as contribuições para a Educação em Ciências sejam claramente explicitadas. Qualquer manuscrito que se relacione a alguma das subáreas supracitadas (mas não à área de Educação das mesmas), assim como a aspectos gerais de Educação ou a outras áreas (mas sem relacionamento ou implicação clara para a área de Educação em Ciências) não será encaminhado para avaliação.

No ato da submissão, o autor deverá preencher e anexar a Declaração de Conformidade com a Ciência Aberta como arquivo suplementar, juntamente ao parecer do Comitê de Ética, quando for o caso. São permitidos no máximo 4 autores, que seja(m), no mínimo, aluno(s) de pós-graduação stricto sensu e um doutor.

Cada autor poderá ter apenas um artigo em tramitação por vez e a publicação de textos escritos pelo mesmo autor respeitará o intervalo de doze meses entre as mesmas.

Em geral, o processo de avaliação dos manuscritos até a tomada de decisão (aceite ou rejeição), é de até 9 (nove) meses, contados a partir da submissão. Enquanto o prazo total entre submissão e publicação final do artigo aceito é de até 12 (doze) meses.

Os conceitos e posicionamentos emitidos nos artigos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da Equipe Editorial.

Não serão aceitos artigos fora do escopo e normas da RBPEC, sem rigor teórico e/ou metodológico, que abordem relatos de experiência, materiais didáticos ou produtos educacionais, trabalhos publicados em sua totalidade em anais de eventos nacionais ou internacionais, artigos de revisão de literatura fora dos critérios da revista.

Tipos de documentos aceitos

A Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências publica as seguintes seções:

  • Editorial: seção destinada à publicação de textos tratando de temática específica, passível de citações, sob a responsabilidade da Equipe Editorial;
  • Diálogos com leitores e autores: seção destinada à publicação dos pareceres no formato de um artigo-parecer em concordância com o(s) autor(es) e por decisão da Equipe Editorial;
  • Artigos: seção destinada à publicação de textos originais e inéditos resultantes de pesquisas acadêmicas alinhados com a Ciência Aberta, relatando estudos empíricos ou teóricos e que trazem claras contribuições para o conhecimento da área. 
  • Dossiê: número destinado à publicação de artigos sobre temas específicos e organizados em forma de dossiê. Compõe essa seção uma apresentação da temática tratada, passível de citações, elaborada por seus organizadores e sob responsabilidade da Equipe Editorial.

Foco e escopo

A Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), tem como escopo a publicação de resultados e reflexões advindas de investigações na área de Educação em Ciências da Natureza e Tecnologia. Os manuscritos arbitrados são publicados no formato de artigos de pesquisa, ensaios teóricos e estado da arte, devidamente fundamentados nas teorias pertinentes para análise de situações educativas, sociais, políticas, culturais etc, que promovem a educação científica, bem-estar e justiça social. 

O foco das publicações está alinhado às temáticas  debatidas nos Encontros bianuais do ENPEC tais como estudos teóricos e/ou de pesquisas aplicadas relacionados aos processos de Ensino e aprendizagem de conceitos científicos; formação de professores; história, filosofia e sociologia da Ciência; escrita, leitura, divulgação e comunicação científica; as interações e abordagens discursivas na educação em Ciências; estudos sobre a argumentação científica e pensamento crítico, abordagens CTS/CTSA, Alfabetização Científica e Tecnológica/Letramento Científico, questões sociocientíficas e/ou temas controversos; educação ambiental, educação do campo; políticas educacionais e currículo no campo da educação em Ciências; estudos relacionados à diferença, multiculturalismo, interculturalidade, decolonidade, inclusão, gênero na Educação em Ciências.

Contribuição dos Autores

Os manuscritos devem apresentar, no momento de submissão (pela Declaração de Conformidade com a Ciência Aberta), as contribuições dos autores utilizando a Taxonomia CRediT (The Contributor Roles Taxonomy). No caso de aprovação, a informação será inserida ao final do artigo.

Disponibilização dos Dados de Pesquisa e/ou Materiais

Conforme previsto na Declaração de Conformidade com a Ciência Aberta, são divulgadas as informações sobre conteúdos (dados estatísticos, questionários, entrevistas, transcrições de gravações, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto. O objetivo é facilitar a preservação dos dados, otimizar a sua reutilização e a replicabilidade das pesquisas. Na etapa de editoração tais informações são exigidas, sendo oferecida as seguintes opções: (a) os dados estão disponíveis (citar o repositório e o DOI dos dados depositados); (b) os dados serão fornecidos mediante solicitação aos autores; (c) todos os dados gerados ou analisados estão presentes no manuscrito; (d) não se aplica.

Dados abertos

Prezando pela consolidação de processos de Ciência Aberta, é solicitado ao autor o compartilhamento de todos os conteúdos (dados estatísticos, questionários, entrevistas, transcrições de gravações, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito, anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas.

De acordo com os Princípios FAIR, os dados devem ser Localizáveis (Findable), Acessíveis (Accessible), Interoperáveis (Interoperable) e Reutilizáveis (Reusable). O objetivo é facilitar a preservação dos dados, otimizar a sua reutilização e a replicabilidade das pesquisas.

Para o compartilhamento, o autor pode utilizar o repositório de suas instituições, ou buscar repositórios relevantes e certificados como, por exemplo, os repositórios multidisciplinares: Zenodo, SciELO Data, Figshare.

Alternativamente, o autor pode declarar que os dados serão disponibilizados mediante solicitação direta ao autor ou que todos os dados estão contidos e discutidos no artigo.

O repositório em que se encontram os dados, se for o caso, deve ser citado no texto, preferencialmente na seção metodológica, e incluído na lista de referências.

Resultado da Avaliação dos manuscritos

O resultado da avaliação será encaminhado ao autor e pode compreender: (1) aceite; (2) indicação para efetuação de correções obrigatórias; (3) nova submissão para avaliação; ou (4) rejeição. Os critérios são detalhados a seguir:

  • Aceite

Critérios: O texto apresenta um trabalho de pesquisa na área de Educação em Ciências ou em área que se relaciona diretamente a ela; discute um tema relevante; e traz contribuições para a área de pesquisa em Educação em Ciências. A(s) justificativa(s) para a condução do estudo é(são) relevante(s) e coerente(s) com a literatura da área. Os objetivos e/ou questões de pesquisa estão contextualizados em relação à pesquisa da área e estão claramente formulados. A metodologia (empírica ou teórica) é coerente com os objetivos e/ou questões de pesquisa e foi adequadamente executada. As conclusões se relacionam aos objetivos e/ou questões de pesquisa e são sustentadas por resultados apresentados na análise dos dados ou na argumentação teórica. As referências utilizadas são atuais e pertinentes e a linguagem utilizada em todo o texto é clara e adequada.

Encaminhamento: Neste caso, o(s) autor(es) tem um prazo de 10 dias para submeter a versão revisada, contendo todas as informações omitidas anteriormente para evitar a identificação do(s) mesmo(s).

  • Revisão simples

Critérios: O texto atende os critérios para aceitação, mas alguns pequenos ajustes são necessários em relação a aspectos específicos.

Encaminhamento: Neste caso, o(s) autor(es) tem um prazo de 20 dias para submeter: a versão revisada, na qual devem ter sido introduzidas as modificações solicitadas na mensagem de decisão; e uma carta explicando como as solicitações dos árbitros ou da editoria foram (ou não) consideradas. Na versão revisada, todos os trechos alterados devem ser destacados com fonte de cor diferente de preta, de forma a facilitar o processo de análise das modificações solicitadas. A versão revisada não deve conter nenhuma identificação do(s) autor(es).

  • Revisão de monta

Critérios: O texto apresenta um trabalho de pesquisa na área de Educação em Ciências ou em área que se relaciona diretamente a ela; discute um tema relevante; e tem potencial para contribuir para a área de pesquisa em Educação em Ciências. Entretanto, um ou mais aspectos necessitam ser modificados de forma significativa para que os critérios de aceitação sejam atendidos.

Encaminhamento: Neste caso, o(s) autor(es) tem um prazo de 30 dias para submeter: a versão revisada, na qual devem ter sido introduzidas as modificações solicitadas na mensagem de decisão; e uma carta explicando como as solicitações dos árbitros ou da editoria foram (ou não) consideradas. Na versão revisada, todos os trechos alterados devem ser destacados com fonte de cor diferente de preta de forma a facilitar o processo de análise das modificações comentadas na carta. A versão revisada não deve conter nenhuma identificação do(s) autor(es).

  • Rejeição

Critérios: O texto não apresenta um trabalho de pesquisa na área de Educação em Ciências ou em área que se relaciona diretamente a ela; ou não discute um tema relevante. O manuscrito não traz contribuições para a área de pesquisa em Educação em Ciências porque (i) existem muitos pontos fracos no estudo que lhe deu origem; (ii) um ou mais pontos fracos não podem ser melhorados (por exemplo, por falta de dados suficientes para discutir um aspecto importante); ou (iii) as conclusões não são sustentadas por resultados apresentados na análise dos dados ou na argumentação teórica.

Nos últimos anos, temos buscado diminuir significativamente o tempo entre a submissão e a decisão. Nossa meta é que este tempo seja menor do que seis meses.

Nos casos em que tiver sido estipulado um prazo para que o(s) autor(es) submeta(m) uma outra versão de seu manuscrito, se o prazo vencer sem que o(s) autor(es) tenha(m) se manifestado, a submissão é arquivada.

Como parte do processo de produção do arquivo para publicação, os autores são solicitados a conferir uma versão preliminar do mesmo, com o objetivo de identificar possíveis incorreções. 

Preparação do Manuscrito

A Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências publica artigos em português, espanhol e inglês, revisados em seu idioma de origem. Os artigos aceitos para publicação podem ter versão publicada em outro idioma, sendo de responsabilidade do autor os custos de tradução e revisão.

Ao submeter o manuscrito, o autor responsável deverá informar, obrigatoriamente, nos campos designados no Sistema de Submissão todos os dados dos autores, filiação institucional, identificador ORCiD dos autores e coautores, bem como demais metadados e documentos obrigatórios. Submissões com dados incompletos serão recusados de imediato. 

A RBPEC adota a política de avaliação por pares com duplo anomimato, salvo os casos de submissões preprint. Por isso, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento e o autor do documento deverá excluir do corpo do artigo menção de cidade, instituição, número do parecer emitido por comitê de ética, citações diretas, referências e notas que reportem a publicações, vinculações e projetos próprios, substituindo essas informações por “Autor, ANO”. Caso o texto seja aceito para publicação, em outro momento, tais informações devem ser inseridas na versão final seguindo as normas e as orientações que serão indicadas na decisão editorial.

Formato de Envio dos Artigos

Os manuscritos, resultantes de pesquisas acadêmicas devem ter extensão no mínimo 35.000 e no máximo 60.000 caracteres com espaços, incluindo título, resumo, palavras-chave nos três idiomas (português, espanhol e inglês) e as referências bibliográficas. De acordo com o template da RBPEC:

    1. Título do artigo: fonte Times New Roman 14, centralizado, negrito, com, no máximo, 120 caracteres, representando o conteúdo do artigo. O título também deverá ser apresentado em inglês e espanhol e deverá estar em negrito e itálico.
    2. Resumo: alinhado à esquerda, em negrito, Times New  Roman tamanho 12, em parágrafo único, sem recuo e justificado. Máximo de 1500 caracteres. Também deverão ser apresentados em inglês e espanhol. 
    3. Palavras-chave: devem estar abaixo do resumo, contendo no mínimo (3) três e no máximo (5) cinco palavras-chave, fonte Times New Roman tamanho 12, separadas por vírgula, última palavra sem ponto final. Também deverão ser apresentadas em inglês e espanhol. Recomendamos a utilização de um repositório alfabético de termos para a escolha das palavras-chave, tais como o Thesaurus Brasileiro da Educação ou similar.
    4. Títulos das seções: Times New Roman 16, centralizado, negrito.
    5. Corpo do texto: Times New Roman 12, justificado, espaçamento 1,5 entre linhas e 6 pt antes e depois dos parágrafos; margens de 2,5 cm. As páginas devem ser numeradas para facilitar a localização das informações pelos avaliadores, autores e editores durante o processo de revisão.
    6. Tabelas e figuras: Devem ser apresentadas de acordo com as normas da APA 7th edition. Deverão ser numeradas sequencialmente, estar identificadas com o respectivo título e fonte (obrigatoriamente), bem como nota (se houver). As tabelas devem estar sempre em formato editável e nunca em imagem. Abreviações, terminologias e valores de nível de probabilidade devem ser consistentes entre tabelas e figuras no mesmo artigo. Não repita os mesmos dados em tabelas diferentes.
      As figuras devem estar em qualidade suficiente para ser legível, caso contrário os autores podem ser solicitados a fornecer a figura em seu formato de origem. Elas devem ser de autoria do(s) autor(es) ou estes devem ter permissão por escrito para utilização das mesmas de seus proprietários/autores quando as mesmas forem protegidas por copyright. Tal documento pode ser solicitado como condição para publicação do artigo (caso o mesmo seja aceito).
      Os textos submetidos para publicação bilíngue devem ter os textos do interior das figuras traduzidos para o mesmo idioma da respectiva versão do texto. Dependendo da natureza da figura, caso essa tradução não se aplique, em casos por exemplo em que há manuscritos, é necessário inserir legendas para que a figura não perca sua função para os leitores.

Citações: As citações devem seguir o sistema autor-data das normas APA 7th edition.

  • Citação indireta com autor citado fora de parênteses: não usar aspas, letra inicial maiúscula seguida de minúsculas com ano entre parênteses:
    Ex: Segundo Autor 1 e Autor 2 (2026),
  • Citação indireta com autor citado entre parênteses: não usar aspas, letra inicial maiúscula seguida de minúsculas com ano.
    Ex: (Autora 1 & Autora 2, 2026).
  • Citação direta com menos de três linhas: usar aspas duplas, indicando ainda autor, data e página; usar aspas simples para citação dentro da citação.
    Ex: “texto da citação” (Autor, 2026, p. x).
  • Citação direta com mais de três linhas: parágrafo com recuo de 4 cm, sem itálico e sem aspas, indicando ao final entre parênteses autor, ano e página.
    Ex:
      • Citação direta com mais de 3 linhas devem ser adicionadas com o mesmo tamanho de fonte do restante do texto e com recuo de 4 cm sem aspas. Citação direta com mais de 3 linhas devem ser adicionadas com o mesmo tamanho de fonte do restante do texto e com recuo de 4 cm sem aspas. (Autor, 1974, p. 1).
  • Citação de mais de uma obra de um mesmo autor publicadas no mesmo ano: acrescentar letra minúscula, em ordem alfabética, após o ano, sem espaço no texto e nas referências.
    Ex: (Autor, 1979a, 1979b).
  • Citação de mais de uma obra de um mesmo autor publicadas em anos diferentes: separar ano por vírgula.
    Ex: Autor (1968, 1996).
  • Citação de obras de diferentes autores: separar cada obra por ponto e vírgula (;) em ordem alfabética.
    Ex: (Freire, 1996; Silva, 2024).
  • Citação de uma obra extraída de outra obra: indicar autor e ano da citação, adicionar “citado em” (não utilizar apud) e indicar autor, ano e página da obra em que foi feita a citação.
    Ex: (Autor 1, 1914, p. 120 citado em Autor 2, 1974, p. 23)

Referências: devem obedecer às normas da APA 7th edition, sendo ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. Alguns exemplos de referências comuns:

  • Livro:
    Sobrenome, A. A. (ano). Título do livro: Letra maiúscula também no subtítulo (número da edição). Editora.
    Ex: Freire, P. (2019). Pedagogia do Oprimido (91ª ed.). Paz e Terra.
  • Capítulo de livro:
    Sobrenome, A. A., & Sobrenome, B. B. (ano). Título do capítulo. In C. C. Organizador & D. D. Organizador (Orgs.), Título do livro (número da edição, páginas do capítulo). Editora.
    Ex: Aquino, H. C., Fernandes, I. H., Paula, L. T. F., Barbosa, M. E. S., Martins, A. R., & Pires, U. (2022). Situação de Estudo baseada no Biodigestor. In L. R. Allain & G. W. R. Fernandes (Org.), Tecnologias Sociais da Permacultura e Educação Científica: Propostas inovadoras para um currículo interdisciplinar (pp. 197–216). Editora Livraria da Física.
  • Teses/dissertações:
    Sobrenome, A. A. (Ano). Título da dissertação/tese (Dissertação de mestrado/Tese de doutorado, Instituição, Cidade, Estado). Nome do Repositório. URL.
    Ex: Roso, C. C. (2017). Transformações na educação CTS: uma proposta a partir do conceito de tecnologia social (Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina). Repositório Institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187060
  • Artigo em periódicos:
    Sobrenome, A. A. (ano). Título. Nome do Periódico, volume(número), páginas. DOI (quando não houver DOI, inserir URL)
    Ex: Archanjo Junior, M. G. D., & Gehlen, S. T. (2020). A Tecnologia Social e sua Contribuição para a Educação em Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 20, 345–374. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u345374
  • Trabalho apresentado em evento:
    Sobrenome, A. A. (data). Título do trabalho. Nome do evento (sigla do evento, quando houver), cidade, estado. (URL, se disponível)
    Ex: Bezerra Júnior J. C., Firme, R. N. (25–28 de junho, 2019). Análise do conto “Tá chovendo sururu” para a abordagem de uma questão sociocientífica. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Natal, Rio Grande do Norte. 
  • Documentos em websites:
    Nome do site/instituição. (ano). Título do documento. URL.
    Ex: Ministério da Educação. (2020). PNLD: Apresentação. http://portal.mec.gov.br/pnld/apresentacao
  • Publicações de jornais
    Sobrenome, A. A. (data). Título. Nome do jornal. URL.
    Ex: Militão, E., & Rebello, A. (19 de setembro, 2019). Rede de fake news com robôs pró-Bolsonaro mantém 80% das contas ativas. UOL. https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/09/19/fake-news-pro-bolsonaro-whatsapp-eleicoes-robos-disparo-em-massa.htm
  • Legislação:
    Lei número, data (ano). Ato. URL.
    Ex: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Documentos suplementares

Na submissão do manuscrito, os autores devem anexar a Declaração de Conformidade com a Ciência Aberta, o parecer do Comitê de Ética, se for o caso, e demais documentos suplementares necessários para a avaliação.

Outras orientações

  • O referencial teórico adotado deve ser apresentado de forma sucinta, mas que permita ao leitor não familiarizado com o mesmo entender como seus principais conceitos foram utilizados e avaliar as relações estabelecidas a partir dos mesmos;
  • Os objetivos e questões de pesquisa que orientam o estudo devem ser explicitados no texto e justificados;
  • A metodologia segundo a qual o estudo foi conduzido (no caso de trabalhos empíricos, tanto para coleta e quanto para análise dos dados) deve ser apresentada de forma detalhada e justificada;
  • No caso de trabalhos que envolvem seres humanos, os aspectos éticos que regem este tipo de pesquisa devem ter sido observados e a maneira como isto ocorreu deve ser explicitada;
  • As contribuições para a área devem ser explicitadas de forma clara;
  • A versão final deverá conter o nome dos autores com afiliação completa, e-mail, ORCID, financiamento, DOI dos Dados de Pesquisa e/ou URL do repositório.
  • Caso seja solicitado pelos avaliadores(as), a revisão final deverá ser realizada e o comprovante, contendo o nome do(a) revisor(a), encaminhado. A RBPEC indica nomes de revisoras e tradutoras, elas não possuem vínculo com a revista e os contatos são realizados diretamente entre as partes interessadas, sem qualquer vantagem financeira ou contrapartida para a revista.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  1. O texto contribui de forma significativa para a pesquisa em educação em ciências e a contribuição é original, inédita e de autoria dos autores.
  2. O texto não está submetido para avaliação em outro periódico.
  3. O resumo apresenta uma síntese clara da pesquisa e dos resultados, e o texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  4. As citações estrangeiras estão traduzidas para a língua utilizada no texto; e todos os trabalhos citados no corpo do texto estão mencionados adequadamente e estão na lista de referências.
  5. As figuras inseridas no texto apresentam qualidade compatível com as diretrizes para os autores (mínimo de 300 dpi em JPEG ou PNG), apresentando contraste suficiente para legibilidade.
  6. O texto não apresenta quaisquer dados e/ou metadados que permitam a identificação dos autores durante a avaliação (como nome, filiação, referências de autoria etc.).
  7. A instituição e os identificadores ORCiD de todos os autores estão informados/inseridos no sistema de cadastro da submissão.
  8. Os autores possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso de figuras, tabelas ou textos amplos que estão incluídos no trabalho.
  9. Caso a pesquisa envolva humanos, há aprovação pelo comitê de ética, e o documento comprobatório está anexado ao Sistema da Revista no momento da submissão.
  10. O arquivo para a submissão está em formato PDF, não ultrapassa 5MB, está nomeado como "RBPEC-Submissão" e a Declaração de Conformidade com a Ciência Aberta estão anexadas.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços aqui prestados, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.