Notícias

Novidades na RBPEC

2019-04-30

Nos últimos três meses nos dedicamos quase integralmente à adequação do site da RBPEC ao novo sistema OJS3, tarefa realizada com o precioso apoio do pessoal o Portal de Periódicos da UFMG. Hoje temos o prazer de informar que o site está funcionando praticamente integralmente. Isto significa que a maioria absoluta das ações relacionadas à submissão e avaliação de textos e à publicação de artigos estão sendo executadas sem problemas. Ainda temos alguns detalhes para acertar, mas os mesmos não impedem a realização das principais ações.

Ao apresentarmos o novo site, informamos também sobre importantes modificações nos processos de avaliação de submissões e de publicação de artigos. Em relação ao processo de avaliação, ele agora está sendo coordenado não só por um editor, mas por alguns editores associados: Alessandro Damásio Trani Gomes, da UFSJ, Lúcia Helena Sasseron, da USP, Maíra Batistoni e Silva, da USP e Stefannie de Sá Ibraim, da UNB. Todos são jovens pesquisadores, mas com experiências relevantes em termos de participação como avaliadores na RBPEC e em outros periódicos, assim como de terem vivenciado o processo de publicação de seus artigos em periódicos nacionais e internacionais. Eles entenderam a importância de colaborar para o fortalecimento da pesquisa na área de Educação em Ciências e aceitaram o desafio de participar do processo. Outros editores associados poderão ser incorporados à equipe futuramente mas, desde já, acreditamos que a equipe atual poderá realizar um grande trabalho.

Em termos da publicação dos artigos, a partir do volume 19, deste ano, não publicaremos números específicos e sim um único volume anual. Tal decisão se baseou na experiência vivida no ano passado, de publicar um artigo na aba “Futuros” quando ele era aceito. Entretanto, o identificador DOI só era atribuído ao artigo quando ele era publicado em um número específico. Considerando que atualmente a atribuição do DOI é muito importante para o registro e divulgação de um artigo publicado, identificamos que publicar um único volume seria uma maneira de evitar essa ‘dupla’ publicação. Então, a partir de agora, a publicação dos artigos será feita em fluxo contínuo, isto é, assim que um artigo for aceito e o arquivo final for produzido, ele já será publicado com o DOI.

Esperamos que tais modificações contribuam efetivamente para incrementar ainda mais a qualidade da RBPEC.

Rosária Justi (Editora) e Izabella Martins (Assistente Editorial)

 

Saiba mais sobre Novidades na RBPEC

Edição Atual

v.19 (2019)
Publicado: 2019-05-02

Artigos

Ver Todas as Edições

A Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC) é uma publicação da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e tem como objetivo disseminar resultados e reflexões advindos de investigações conduzidas na área de Educação em Ciências, com ética e eficiência, de forma a contribuir para a consolidação da área, para a formação de pesquisadores, e para a produção de conhecimentos em Educação em Ciências, que fundamentem o desenvolvimento de ações educativas responsáveis e comprometidas com a melhoria da educação científica e com o bem estar social.

Atualmente, ela está classificada como A2 no QUALIS CAPES das áreas de Educação, Ensino e Interdisciplinaridade.

e-ISSN: 1984-2686 

ISSN: 1806-5104